Segundo o filósofo Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Nessa linha de raciocínio, evidencia-se que a alfabetização é a raiz do ensino e possui extrema importância para o desenvolvimento do estudante. Contudo, apesar da necessidade da alfabetização, as iniciativas governamentais são insuficientes para promovê-la, o que gera impactos na formação social dos indivíduos.
Nesse sentido, é perceptível que o país não prioriza a educação de maneira que a eficiência do aprendizado torna-se limitada, uma vez que faltam aulas de qualidade, materiais didáticos ou um local de estudo adequado. De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, apenas em 2020 o Brasil conseguiu bater a meta de alfabetização proposta para 2015. Assim, comprova-se um atraso no ensino e nas iniciativas públicas, ou seja, ainda há muito para percorrer.
Por consequência dessa carência de investimentos na alfabetização, os indivíduos afetados são impedidos de mudar a sociedade, já que são restritos à educação, como afirmou Paulo Freire. Essa perspectiva se faz presente em muitos filmes e séries de televisão, como em “Chaves”, ao abordar sobre a vida de um menino órfão e sem acesso à educação, que se mostra completamente ignorante sobre tudo, principalmente na sua forma de falar. Nesse sentido, a formação pessoal dos seres analfabetos sofre muitos danos, o que prejudica suas relações pessoais, o trabalho e a própria vida.
Em suma, visando o que foi dito, para que a alfabetização tenha sua devida importância, medidas devem ser tomadas. O governo em parceria com o Ministério da Educação deve investir no ensino por meio de direcionamento de verbas na infraestrutura e nos recursos didáticos das escolas, a fim de promover oportunidades e um futuro a todos – sobretudo nos colégios públicos, que sofrem ainda mais com essa problemática. Dessa forma, com tais medidas, os desafios para diminuir os níveis de alfabetização na educação brasileira poderão ser detidos.
CeciliaSantanaC
Boa tarde, tudo bem?
C1- 160. Poucos desvios
C2- 160. Gostei de todos os repertórios, mas no série Chaves creio que ele tinha acesso à educação, já que em vários episódios aparece indo para a escola com seus amigos. Pode usar isso para acesso a um ensino insuficiente.
C3- 200
C4-160. Pode colocar mais conectivos no texto
C5- 160 faltam os elementos COMO?
Total: 840 parabéns!!