A importância da alfabetização

  • 0

  Na obra Utopia do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto que o autor prega, haja vista que a falta de reconhecimento acerca da importância da alfabetização apresenta obstáculos para a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência estatal, quanto do falho papel dos pais. 

 De início, cabe pontuar a má atuação governamental como causa latente da problemática em questão. Nesse ínterim, de acordo com o filósofo contratualista Thomas Robbes, é dever do Estado garantir o bem-estar a todos. Todavia, vê-se que a teoria não é posta em prática, já que uma parcela da população – como os indivíduos que moram em zonas periféricas e rurais – não recebem amparos necessários para uma educação de boa qualidade, sofrendo com falta de matérias pedagógicos indispensáveis para a promoção da alfabetização. Posto isso, faz-se necessário a reformulação dessa postura estatal de modo que garanta o letramento para todos os participantes da sociedade.  

 Além disso, o falho papel dos pais é outro fator que dificulta a resolução desse cenário desafiador. Nesse contexto, para Talcott Parsons, sociólogo estadunidense, a família – como instituição social – tem papel fundamental na formação das crianças. Todavia, é evidente que os progenitores não exercem essa função de maneira correta, posto que muitos acreditam que a escola é o único agente promotor da alfabetização, e acabam não oferecendo o estímulo necessário para as crianças sentirem vontade de aprender. Logo, é inadmissível que os pais permaneçam inertes perante a esse quadro deletério.   

 Entende-se, portanto, para que a alfabetização seja considerada de suma importância por todos, medidas são necessárias. Logo, compete ao Tribunal de Contas da União direcionar capital que, através do Ministério da Educação, será revertido em investimentos na educação básica das escolas públicas, investindo em melhorias na infraestrutura e em materiais didáticos, garantindo que a alfabetização seja acessível e de boa qualidade para todos. Ademais, os veículos midiáticos devem contribuir por intermédio de propagandas educativas que mostrem aos familiares a importância desses na educação da criança, de modo que os progenitores percebam o papel fundamental que eles exercem. Assim, será possível vivenciar a sociedade descrita pelo autor Thomas More. 

 

Se for possível, corrigir com as competências do enem.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sou iniciante,mas espero ajudar

    A sua redação é muito boa,digna de uma nota 1000,a argumentação é perfeita,como leitora posso dizer que fiquei “presa” a sua redação,a pontuação é correta,ulltilozu bem a norma culta da língua portuguesa,uma ótima proposta de intervenção,que traz perfeitamente a resolução da problemática,meus parabéns!!

    • 0
  2. Olá, boa noite.
    Que redação impecável, é de se admirar, eu estava analisando uma redação nota mil a poucas horas e percebi que a sua se enquadra a nota, excelente.
    Só uma observação, no primeiro argumento, achei que não havia necessidade de colocar as duas ultimas linhas incluídas.
    Mas fora isso, é 1000. parabens

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.