Iniciante

A importância da água

  • 0

Não restam dúvidas de que a água potável do mundo pode acabar e se isso acontecer será o fim da humanidade no planeta terra, visto que os seres vivos dependem do líquido para sobreviver e suprir as suas necessidades básicas do cotidiano. Com base nisso, é válido discutir sobre, já que o mundo é rico em fluido e se tem com abundância, porém em alguns países do mundo há a falta dela e muitas pessoas sofrem com o pouco acesso a esse bem precioso.

Em primeiro lugar, a água é um recurso indispensável para os seres vivos no planeta, isso porque para o ser humano sobreviver ele deve consumir uma determinada quantidade desse líquido,todos os dias,de acordo com a sua idade e ainda utiliza ele para se higienizar. Nesse sentido, o Brasil, país mais rico em água doce do mundo, sofre com a mal distribuição de água potável entre as suas regiões como, por exemplo o norte com 68,5%, o nordeste com 3,3%, o centro-oeste com 15,7%, o sudeste com 6% e o sul com 6,5%, sendo que o território nordestino e o sudestino são os mais populosos do país e,com isso precisa de mais atenção na disposição de líquidos entre os estados.

Além disso, o Brasil enfrenta uma crise hídrica,principalmente, no estado do Rio de Janeiro, no qual a população relata que a cor da água está diferente do normal e que o cheiro é estranho, bem como em alguns bairros da cidade a coloração do líquido e o odor parecem normal, porém moradores relatam que ele está com gosto de terra. Segundo a CEDAE(Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) informou que as alterações na água se devem a presença da Geosmina, que é “uma substância orgânica produzida por algas e que isso não representa nenhum risco à saúde dos consumidores”. Isso é esquisito porque sabe-se que o fluido bebível é inodoro, incolor e insípido.

Infere-se,portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o governo federal invista em saneamento básico de qualidade para todos os estados do Brasil e na melhoria da divisão do líquido entre as regiões. Ademais, cabe ao MEC(Ministério da Educação) criar e divulgar propagandas por meio das mídias digitais sobre a importância de preservar a água, para que as pessoas possam usar,devidamente,esse fluido.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde…
    gostei da sua redação porém…
    eu recomendaria usar a sua melhor citação na introdução, para interliga-la na conclusão, como fatos históricos, livros, frases de pensadores.
    O inicio da muito redundante.
    Vocë usou muitas % no seu segundo desenvolvimento. Poderia colocar apenas a maior. O sudeste é mais populoso e vc colocou em segundo lugar.
    Procure conectivos melhores, use espaço entre as vírgulas.
    Se aceitar uma nota, 680.

    • 0
  2. Boa tarde,

    A sua introdução não mostrou uma tese (não é obrigatório o uso da tese, mas ele mostra ao corretor que você planejou o texto) e, se for melhor para você, tente utilizar de um repertório (livro/série/filme/documentário) na sua contextualização, além de ser mais fácil, te dá pontos nas competências 2 e 3.

    Os seus parágrafos argumentativos estão bem trabalhados mas senti falta de conectivos.

    A sua conclusão contém agente, ação, meio (contém em apenas um, tome cuidado com isso), finalidade mas não há o detalhamento. E tente organizar melhor as informações no seu parágrafo conclusivo, ex:
    ”Portanto, infere-se que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de país melhor *(geralmente, as redações abordam temáticas no Brasil)* . Dessa maneira, urge que o Governo Federal *(sempre em letras grandes)*, em parceria com o Ministério da Educação *(tente colocar informações semelhantes juntas)*, através das mídias digitais *(meio da problemática 2)* invistam em um plano de saneamento básico de qualidade para todos os estados brasileiros e a melhoria da divisão do líquido entre as regiões *(essa problemática 1 não tem meio)*, além da criação e divulgação de propagandas *(problemática 2, geralmente se usa as campanhas de conscientização, coisa muito clichê aliás,)* sobre a importância da preservação de água, afim do uso devido do líquido.”

    • 0
  3. correção entre ()

    Não restam dúvidas de que a água potável do mundo pode acabar e se isso acontecer será o fim da humanidade no planeta terra,( do jeito que a frase está escrita parece que existem seres humanos em outro lugar que não seja a terra) visto que os seres vivos dependem do líquido para sobreviver e suprir as suas necessidades básicas do cotidiano. Com base nisso, é válido discutir sobre, já que o mundo é rico em fluido e se tem com abundância, porém em alguns países do mundo há a falta dela e muitas pessoas sofrem com o pouco acesso a esse bem precioso. ( faltou a tese, só foi apresentados argumentos que fazem parte do senso comum)

    Em primeiro lugar, a água é um recurso indispensável para os seus vivos no planeta, isso porque para o ser humano sobreviver ele deve consumir uma determinada quantidade desse líquido,( )todos os dias,( )de acordo com a sua idade e ainda utiliza ele para se higienizar(trazer o dado que confirma essa ideia). Nesse sentido, o Brasil, país mais rico em água doce do mundo(trazer dados que comprovam essa ideia), sofre com a mal distribuição de água potável entre as suas regiões como, por exemplo( apagar o por exemplo e começar uma nova frase a partir do O norte) o norte com 68,5%, o nordeste com 3,3%, o centro-oeste com 15,7%, o sudeste com 6% e o sul com 6,5%, sendo que o território nordestino e o sudestino são os mais populosos do país e,( )com isso precisa de mais atenção na disposição de líquidos entre os estados.

    Além disso, o Brasil enfrenta uma crise hídrica,( )principalmente,( retirar a vírgula) no estado do Rio de Janeiro, no qual a população relata que (“)a cor da água está diferente do normal e que o cheiro é estranho(“), bem como em alguns bairros da cidade a coloração do líquido e o odor parecem normal, porém moradores relatam que ele está com gosto de terra. Segundo a CEDAE( )(Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro)(,) informou que as alterações na água se devem(devem-se) a presença da Geosmina, que é “uma substância orgânica produzida por algas e que isso não representa nenhum risco à saúde dos consumidores”. Isso é esquisito porque sabe-se que o fluido bebível é inodoro, incolor e insípido.

    Infere-se,( )portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o governo federal (Governo Federal,) invista em saneamento básico de qualidade para todos os estados do Brasil e na melhoria da divisão do líquido entre as regiões( como fariam isso e com qual finalidade?) . Ademais, cabe ao MEC( )(Ministério da Educação) (,) criar e divulgar propagandas por meio das mídias digitais sobre a importância de preservar a água, para que as pessoas possam usar,( ) devidamente,esse fluido.

    NOTA: 650

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.