A igualdade de gêneros em discussão no século XXI

  • 1

   No contexto da sociedade contemporânea, faz-se imprescindível que a desigualdade social entre homens e mulheres é um assunto em pauta. Desigualdade essa que trouxe, ao longo dos anos, estigmas a imagem feminina. Nesse sentido, são notórias as situações em que a mulher é tratada diferentemente em relação ao homem. Acerca disso, a desigualdade salarial e o machismo são algumas das situações enfrentadas pela mulher atualmente.

Em primeiro plano, é visível a oposição contra esse sistema. O movimento feminista tem ganhado apoio e força em peso, tanto de mulheres como de homens. Somado a isso, também temos que exemplos de mulheres que tiveram que lutar sozinhas, para conseguir a igualdade. Assim como Malala, a paquistanesa que aos 16 anos ganhou o prêmio Nobel da Paz pela sua luta ao direito de todos de estudar. Assim fica claro a importância dos diretos individuais da mulher na sociedade mundial.

Somado a isso, a desigualdade salarial também é outro problema encarado pelas mulheres atualmente. Posto que o artigo 5º da Constituição Brasileira nos garante que todos somos iguais perante a lei, ou seja, ninguém deveria receber privilégios como um salário maior – sob uma situação em que ambos estejam no mesmo cargo – do que outra pessoa apenas pelo seu gênero.

Diante desse panorama, assim como foi dito por Henri Lacordaire: “A sociedade não é mais do que o desenvolvimento da família: se o homem sai da família corrupto, corrupto entrará na sociedade.”, é visível que o ideal machista é implantado ainda na infância. Os educadores e a família devem se informar para alertar as crianças contra o sexismo. Cabe aos meios midiáticos a propagação de informação e conhecimento, que pode ser em conjunto a algumas ONGs que já realizam este trabalho em campanhas pela igualdade, e assim, se faça valer a lei.

ReplyForward

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, bom dia. Gostei muito da tua redação, a estrutura está muito boa. No primeiro parágrafo poderia ter contextualizado, algum livro, série ou alusão histórica e relacionar com o Brasil (isso conta bastante ponto), a tese ficou bem. Gostei do D1 e D2, mas ficaria melhor com dados, falas de autoridade ou citação filosófica, cuidado com a pontuação! A proposta está bem, mas precisa ter 2 agentes no mínimo. Tirando esses detalhes, está impecável, tens toda estrutura certinha. Parabéns!!!!

    • 0
  2. Oii, tudo bem?
    Não sou uma profissional da correção, mas tenho algumas coisas para falar para tentar te ajudar.
    Primeiro de tudo, dá para ver que você tem um bom conhecimento da língua portuguesa e que também conhece a estrutura da redação argumentativa. A única coisa que eu teria para falar sobre isso seria que “estigmas a imagem feminina” o A é com crase, pois existe a junção da preposição com o artigo.
    Outra coisa é que sua tese é bem mostrada no texto. Na introdução você apresenta a desigualdade salarial e o machismo como problemas enfrentados pela mulher, o que leva o leitor a entender que esses são os seus argumentos e a buscar isso no texto. Isso demonstra um bom planejamento textual, parabéns.
    Uma coisa que é avaliada na redação no ENEM, é que não devemos apresentar novas informações na conclusão, ela serve para solucionar e arrematar o texto. Na minha perspectiva, fica mais interessante se você deslocasse essa citação da sua conclusão para a introdução ou para um dos desenvolvimentos, colocando, assim, somente a retomada da tese no último parágrafo.
    Quanto a proposta de intervenção, você parece ter apresentado duas propostas, mas nenhuma está completa. Veja, você apresentou o agente “educadores e família” e a ação “se informar para alertar…”. Depois você colocou outro agente “meios midiáticos” e outra ação “a propagação de informação e conhecimento”, na parte “em conjunto com ONGs que…” ficou como um segundo agente, e no ENEM eles contam o agente só uma vez.
    Enfim, sua redação está muito boa, você sabe como fazer. Eu indicaria esses ajustes para aumentar sua nota. Espero ter ajudado <3

    • 0
  3. Oi, boa tarde :)) Antes de tudo, parabéns pelo seu texto, você escreve muito bem. Eu não sou nenhuma especialista em redação, nem nada (só uma mera estudante kkkk), mas vou deixar aqui algumas observações gerais que notei:
    >> Primeiro, é que sua introdução você diz sobre o problema das mulheres ainda serem tratadas diferente.. ok, nós sabemos que isso é real (infelizmente), mas é preciso ter repertório para embasar sua opinião. Lembre que a Competência 2 avalia exatamente isso.
    >> Também notei que você faz a sua tese está: ” desigualdade salarial e o machismo ” isso me da a entender que seu argumento 1 será a desigualdade salarial e o A2 o machismo. Mas não é o que acontece, no D1 você diz sobre as mulheres terem de lutar sozinhas, e no D2 sobre a diferença de salários. Tente melhorar essa coesão no seu texto :)
    >> De modo geral, seus argumentos são bons, mas sinto que você pode melhorá-los aina mais. Explore mais suas referências, a Malala está lutando pelo direito a estudar, algo que deve ser básico pra todos, da pra explorar melhor isso. Sobre o D2, também vejo que falta um pouco de argumentação, deixe claro o problema das mulheres ganharem menos. Quais as consequências disso? por que isso acontece? algo assim talvez possa ajudar..
    >> Também noto que ao longo do texto você usa verbos na 3ª pessoa, evite isso ao máximo, não é indicado. Ex: “..também temos que exemplo” ; ” Constituição Brasileira nos garante”….
    > Sobre a conclusão, você argumenta nela (primeira frase), lembre que ela não é lugar pra isso, foque na sua proposta, sugiro que você estude melhor os 5 elementos que ela deve conter :)
    *Então, de forma geral, é isso. Desculpe qualquer coisa, apenas espero que algo possa te ajudar :) Depois volte e reescreva sua redação, você escreve muito bem e esse é um ótimo tema. Parabéns, e bons estudos :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.