A igualdade de gênero em discussão no século XXl (modelo Enem)

  • 0

Na série “Gênios, a Vida de Einstein.” é retratada a diferença de oportunidade e prestígio entre homens e mulheres no meio acadêmico e profissional do século XX. De maneira análoga, é fato que a realidade mostrada na série pode ser conferida no contexto atual brasileiro, visto que, a população feminina se encontra em desvantagem em diversas esferas da sociedade. Nesse sentindo, entende-se que a ineficiência governamental, bem como a falta de imposição feminina apresentam-se como como entraves para o extermínio dessa disparidade.

Primeiramente, é válido ressaltar que a displicência do Estado em relação ao quadro colabora com esse cenário. De acordo com o Artigo 5º da constituição Federal do Brasil todos são iguais perante a lei. Contudo, ao analisar a desigualdade entre os gêneros no país, é indubitável que essa premissa constitucional não é valoriza da pelo governo . Desse modo, é importante salientar que essa má atuação estatal impede que as mulheres desfrutem da sua cidadania por completo.

Além disso, é pertinente postular que a inércia da maior parte da população feminina potencializa o problema. Em meio a isso, um comparação com o contexto da Revolução Francesa mostra-se possível, uma vez que nesse evento só foi possível a conquista de condições mais justas através da mobilização do povo desfavorecido contra a Monarquia. Assim, torna-se evidente que tal postura inerte perpetua o problema.

Portanto, impera que o Estado tome providências para atenuar o quadro atual. Para que seja incentivada a mobilização e conscientização da população sobre a problemática, é indispensável, que  o Ministério da educação (Mec), por meio de ações governamentais crie projetos educacionais que conscientizem os alunos sobre a igualdade de gênero. Isso pode ocorrer, por exemplo, por via de palestras e debates nas escola ministrados por ativistas da área. Ademais, a mídia deve elaborar campanhas que impulsionem a reivindicação das mulheres por seus direitos. Dessa forma, uma “revolução” será feita e a cidadania das mulheres garantida.

Compartilhar

4 Correções

  1. Meio ambígua sua redação:

    ineficiência governamental: em relação a o que?
    má atuação estatal: de que maneira ela é feita? de que maneira deveria ser feita?
    inércia da maior parte da população feminina potencializa o problema: ok, você acabou de jogar toda a culpa da opressão às mulheres, e ainda usou como defesa de seu ponto, a Revolução Francesa, um movimento machista que cristalizou o patriarcado, inclusive na Academia. (se fosse um evento menos conhecido, valeria a pena arriscar na deturpação, mas como se trata de Revolução Francesa, agora ao querer demonstrar que sabes, só revelou que conheces de maneira parcial visto que, A Declaração dos Direitos do HOMEM e do cidadão, foi promulgada apenas aos HOMENS).

    ativistas da área: que área? feministas, protestos, sociólogos?
    mídia: que mídia? digital, televisão…

    bons estudos!

    • 1
  2. Como dito o VitorLdeLetras, foi um movimento machista e tudo mais. Essa retomada histórica, realmente, não se encaixou no tema proposto. O ideal e mais interresante, seria você procurar obras literárias, escritores, filósofos, enfim… A sua idéia de incluir a Revolução Francesa, foi ótima! Gostei muito! Porém, houve falta de coerencia. Ademais, o seu texto está bom! Uma coisa que percebi, foi o emprego de conjuções. Maravilha! O responsável por corrigir as redações, ama ao ver que o candidato tem um conhecimento avançado na Língua Portuguesa.
    Continua assim!
    Um feliz ano novo!

    • 0
  3. – Repetição de “e” ;
    – Evite a repetição de palavras;
    – Boa introdução;
    – Conectivos, ok;
    – O 3° parágrafo infere os direitos humanos;
    – Erros ortográficos;
    – Cuidado com palavras rebuscadas e logo em seguida falhas grotescas;

    Obs: Cuidado para não zerar sua redação com certos argumentos!!!
    Continue assim, o sucesso mora ao lado!

    • 0
  4. Boa redação, parabéns!
    Não tenho autoridade para fazer correções detalhadas, pois sou apenas leitora ao invés de um profissional da área. Porém, me arrisco em relatar que seu texto, ao meu ver, óbvio! Está com termos bem colocados e diversas referencias, o que torna o texto bem informativo ao leitor, além de apresentar uma introdução bacana, pois primeiro foi contextualizado o assunto e após isso problematizado, dando assim argumentos e uma suposta solução ao decorrer da redação, os parágrafos também os vejo como bem apresentados ao possuírem divisões por frases dentro deles, tornando um texto mais pausado e não desviando o foco do leitor. Só cuidado para não deixar o texto meio superficial, por motivo de carência de detalhamento dos pontos de vista, argumente sem medo e com coerência, deixando tudo muito bem amarrado, apresentado e estruturado.
    Enfim, é isso e continue a escrever, pois a prática é uma grande aliada na evolução.
    Bons estudos e sucesso!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.