O artigo 5° da constituição federal Brasileira é muito claro quando diz que homens e mulheres possuem direitos iguais. Todavia, o que vemos Hodiernamente é a disparidade entre sexos aumentar de maneira abrupta e exponencial em nossa sociedade. Isso se deve muito aos esteriótipos de ” sexo frágil” atribuídos a mulher desde da idade média, mas que ainda permanecem enraizados em nossa cultura contemporânea.
Não Obstante, embora o Movimento Feminista tenha tido conseguido algumas conquistas importantes e consideráveis ( como o direito ao voto), a quantidade de mulheres na presença de cargos considerados de ” alta patente”, ainda está longe de refletir uma realidade plausível; hoje, menos de 40% das mulheres ocupam cargos nos três poderes de nosso país, e de maneira Ánaloga, o mesmo ocorre no mercado de trabalho.
Convém lembrar, que diante de tal problemática, pouco se têm feito por parte do Estado e da mídia para se combater a exclusão desse sexo em nossa sociedade. O que se vê é exatamente a antítese do esperado: a crescente escalada do Machismo e do Sexismo, que cresce em paralelo com o impasse.
Corrobora tal idéia o fato de que em Novelas, Comerciais, e até propagandas Governamentais, a mulher ser sempre tratada como inferior e inapta. Ademais, Pouco se têm sido ensinado nas escolas sobre, o que catalisa o processo.
Como diz Immanuel Kant: ” o ser Humano é aquilo que a educação faz dele”. Ninguém nasce com o Machismo em suas raízes, isso é adquirido em contato com a educação e cultura do nosso meio.
Portanto, é Mister a Necessidade diante dos fatos supracitados, de uma mudança estrutural em nossa sociedade. O Estado, meios Midiáticos e Redes Socias devem se unir com a criação de campanhas e leis, com a finalidade de Amenizar, Quiçá resolver os esteriótipos atribuídos a mulher, o Machismo e o Sexismo Latentes em nossa Sociedade.
[email protected]
NOTA:500 a 600 pontos
* Ao meu ver,o tema da redação não conduziu com o eu desenvolvimento,ou seja, o tema proposto “A Igualdade de gênero em discussão no século 21” não foi muito especifica,pois,no seculo XXI temos uma grande polemica entre a igualdade de gênero da comunidade LGBT “é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. Em uso desde os anos 1990, o termo é uma adaptação de LGB, que era utilizado para substituir o termo gay para se referir à comunidade LGBT no fim da década de 1980″,na qual ficou muito confuso” em o que você quer escrever”(competência 3 do ENEM)
* Também fazer mais o uso de alusões -para tornar seus argumentos mais convincentes ao leitor,provando seu ponto de vista.
FaeleCarvalho
1- Não há necessidade de colocar “brasileira”, “hodiernamente”, “obstante”, “análoga”, “novelas”, “comerciais”, “governamentais”, “humanos”, “mister”, “necessidade”, “midiáticos”, “redes sociais”, “amenizar” , “machismo”, “quiçá”, “latente” e “sexismo” com letra maiúscula no inicial das palavras.
2- Não precisa fazer muitos parágrafos, isso acaba por atrapalhar na sua argumentação. 4 parágrafos já são o suficiente para fazer uma boa redação.
3- Sua conclusão possui 4 das 5 coisas que precisa ter, sendo elas: Quem? Como? O que? Por que? E o detalhamento, faltando apenas este último ponto mencionado(detalhamento).
4- Tente sempre fazer no mínimo dois períodos por parágrafo, pois no segundo parágrafo houve apenas 1 período, o que pode complicar na leitura. Pois períodos grandes podem atrapalhar na leitura da redação e ficar meio cansativo.
5- Você possui repertórios bons e diversos. Mas não tente colocar tudo em um texto. Selecione 3 e coloque um em sua introdução e um em cada desenvolvimento.
Dessa forma, suas notas em cada competência, seria mais ou menos:
Competência 1: 80 pontos(você possui uma boa escrita formal, o problema realmente são seus erros gramaticais com relação a essas palavras que eu citei no ponto 1)
Competência 2: 120 pontos (Falta argumentação e há um excesso de parágrafos).
Competência 3: 140 pontos ( falta uma defesa melhor da sua opinião, mas há repertórios bons).
Competência 4: 120 pontos (há inadequações, mas há variedade no uso de coesivos).
Competência 5: 160 pontos( falta o detalhamento da sua proposta de intervenção).
Totalizando: 620 pontos.
Ellen#
N é bem uma correção, é mas uma dica. Tenta fazer a sua redação em 4 parágrafos , tese, desenvolvimento, desenvolvimento e conclusão.
Muitos parágrafos fazem com que a redação fique cansativa de se ler
E n coloque “o que vemos “na redação, pq vc está se incluindo e isso desconta ponto .
Vc pode trocar por o que é visto
Tbm n coloque “em nossa sociedade”, pq vc está se incluindo .
Troque por na sociedade