Na série britânica “Black Mirror” são apresentados os impactos negativos acerca da exposição exacerbada em rede. Paralelo à obra fictícia, no cenário brasileiro contemporâneo, a ideologia do cancelamento se mostra um obstáculo para o progresso social. Dessa forma, convém discorrer sobre os fatores que fomentam a problemática, como a precariedade das interações pessoais e influência da mídia.
Em primeiro lugar, vale mencionar que a flexibilização das socializações físicas corrobora a gravidade da questão. Sob essa ótica, consoante ao pensamento do filósofo polonês Zygmunt Bauman de “Relações Líquidas”, em que os indivíduos estão em um frequente individualismo potencializado pelo fenômeno da globalização, os internautas usufruem das distâncias oferecidas pelos avanços tecnológicos para ofender e opinar sobre atitudes que destoam de sua vertente moral. Por conseguinte, há o crescente empoderamento enraizado em pré-determinações éticas.
Em segundo lugar, cabe destacar a padronização midiática como propulsora do problema. Nessa perspectiva, referente ao livro “Sociedade do Espetáculo” elaborado pelo escritor Guy Debord, em que as relações interpessoais são mediadas por imagens, os usuários são pressionados a atingir níveis corporais e comportamentais adeptos ao âmbito digital, pela prevalência de uma doutrina ponderante de estética pré-estabelecida. Desse modo, há a alienação do cidadão frente às demandas cibernéticas e o surgimento de doenças psicológicas, como ansiedade.
Portanto, iniciativas são imprescindíveis para minimizar o conflito. Logo, compete ao Superministério da Cidadania, em conjunto com as plataformas virtuais, promover a divulgação de um conteúdo instrutivo sobre como efetuar uma navegação saudável e harmônica na internet, por meio de páginas especiais em sites mais visitados para acesso público, com a disponibilização de profissionais em educação digital e psicólogos. Assim, contextos como o da série “Black Mirror” poderão ser evitados pela cooperação mútua de uma sociedade consciente.
Obs: corrigir pelas competências do Enem, se possível ❤️
ANGELMUSIC
BUENAS noites =)
PARABÉNS PELA REDAÇÃO.
*Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
* Consegui identificar a sua tese.
* Uso correto dos conectivos.
* Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
*Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.
* CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
# Competência I :180
# Competência II :200
# Competência III: 180
#Competência IV: 180
# Competência V: 200
NO MAIS, ESTÁ ÓTIMA A SUA REDAÇÃO!
CONTINUE PRATICANDO, SUCESSO :^)