A ideologia de justiça com as próprias mãos

  • 1

Devido á falta de infraestrutura na segurança, algumas pessoas possuem uma ideologia equivocada de fazer justiça com as próprias mãos, ocasionando mais violência e gerando preconceito.

Muito se debate a respeito dessa ideologia e de que ela é reforçada, á todo momento, pelo sentimento de impunidade gerado pela precariedade do sistema judiciário e a falta de segurança e infraestrutura. Em consequência desse fator, a sociedade se depara, todos os dias, com um crescente aumento no número de violência do país.

É possível observar que, em grande parte dos casos, esse ato de fazer justiça com as próprias mãos gera um grande preconceito, visto que pessoas de classe baixa, pretas e com pouco acesso a educação, são comumente associadas à marginalização e a esses tipos de crime e são vítimas do julgamentos da sociedade, sendo consideradas inferiores.

Sabe-se também que a verba que era para ser destinada á segurança, é, muitas vezes, desviada. Sem o investimento necessário, a infraestrutura e o sistema se tornam precários, e levam as pessoas a cometerem crimes acreditando que sairão impunes por seus atos.

Deve-se, portanto, por parte do governo, realizar campanhas conscientizando que esse tipo de justiça não é correto e que qualquer crime gera uma punição. Cabe, também, criar programas de incentivo à educação, além de proporcionar um bom preparo e treinamento para aqueles que realmente estão aptos à cuidar da segurança da sociedade, e investir nessa área.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 120

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 120

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 720, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    • 9
  2. Olá! Boa noite.
    Acho que para enriquecer a sua redação você podia usar alusões ou citações. A sua introdução ficou um pouco curta, essa era a hora de usar essas ferramentas. No youtube tem um rapaz que fala sobre alusões que podem ser usadas em qualquer tema, depois da uma olhada.
    Tente usar mais conectivos como “ademais, outrossim etc”
    Acho que você deve está treinando para o Enem, então vou te avaliar de acordo com ele, ok?

    Segue a nota:

    C1: 140 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 150 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 100 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 110 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 170 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 670.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.