Estudante

A hora da mulher

  • 1

Tema: Desafios enfrentados pela mulher na sociedade contemporânea

Comando da questão: https://www.tecconcursos.com.br/concursos/vestibular-fm-ro-2020-2021/questoesDiscursivas/!provas

É evidente, após anos de luta pelos seus direitos, que a participação da mulher ampliou, e muito, na sociedade atual. No entanto, não faltam desafios a serem enfrentados pelo povo feminino, como: a busca por igualdade no mercado de trabalho, e a luta contra a violência.

Embora a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 vede qualquer distinção entre gênero, raça ou religião, Segundo dados do IPEA, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada, as mulheres possuem, em média, remunuração inferior a dos homens nos mesmos grupos profissionais. Tudo isso, portanto, está indo de encontro aos valores constitucionais da República Federativa, demonstrando total uma afronta aos direitos fundamentais.

Outro ponto é a violência contra a mulher que, apesar de sancionada a Lei Maria da Penha em 2006, os casos de agressão e feminicídio só tem aumentado no país. Conforme portal de notícias “G1”, do Globo, houve crescimento de 2% nos homicícios e 1% nos feminicídios. Isso demonstra que, apesar da subnotificação por causa da pandemia e das novidades legislativas de prevenção, suas taxas vêm crescendo e se tornando um problema cada vez mais alarmante.

Por todos esses aspectos, são evidentes os desafios da mulher. Sendo necessário que o poder público intervenha mais na luta pelos direitos da mulher, por meio da prioridade aos processos relacionados a violações contra a mulher. Além de, em conjunto com os grandes meios de comunicação, instintuir “a hora da mulher”, buscando conscientizar a população em horários nobres da tv, do rádio, e lives em redes sociais.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, espero poder te ajudar um pouco…

    C1: 80 (Vírgula, pontuação, concordância e erros de gramatica). Estude essa competência, vai te ajudar bastante.
    Alguns dos seus erros: “remunuração”. “Sendo necessário que o poder público maior intervenção na luta”. O correto é: “Remuneração”. “Sendo necessário que o poder público, TENHA maior intervenção na luta”.

    “Embora a Constituição da República Federativa do Brasil de 88”. Como assim 88? Você deve colocar o ano completo que é 1988.

    C2: 120. Explore mais o eixo temático e organize o texto de forma articulada.

    C3: 80. Explore mais os seus argumentos. Você colocou mais dados do que a sua própria argumentação.

    C4: 120. Utilize mais conectivos e cuidado com as repetições de palavras.

    C5: 160. Sua conclusão está um pouco confusa, tive que ler novamente para a achar a ação que você propôs.
    AGENTE: Contém.
    AÇÃO: Contém.
    MODO: Contém.
    EFEITO: Contém.
    DETALHAMENTO: Não contém.

    Nota: 560.

    Não sou uma professora nem nada, mas tentei te ajudar e segui as normas de redação do ENEM. Uma dica: Estude as competências, isso irá te ajudar bastante.

    Pratique que você chegará a 900+, não desista.

    • 1
  2. Opa, Rodrigo!
    Algumas coisas me chamaram atenção…

    •Senti falta da tese na introdução;
    •Você traz alguns conceitos e não exemplifica a maioria deles;

    Logo, os parágrafos poderiam ser mais elaborados para dar coerência nos seus argumentos, que também poderiam melhorar. Sua redação está correta, mas um projeto de texto seria bom.

    C1- Domínio da norma-culta, 120pts. Percebi erros de crase, erros de pontuação, erros de grafia em algumas palavras e faltou explicar o que é IPEA. Além disso, quando você usa Constituição de 88, seria melhor dizer 1988, pois esse 88 pode ser de qualquer outro ano que termine com 88, né?;
    C2- Compreender a proposta e aplicar repertório sociocultural, 140pts. Você traz isso, não foge do tema e utiliza explicação histórica na introdução, dados estatísticos, Constituição e Lei para fortalecer seu texto. Poderia usar apenas um repertório para cada parágrafo do desenvolvimento, você usou três no 2° e dois no 3°. O texto fica recheado de informação e corre o risco de desviar do que deve ser debatido: o tema;
    C3- Organização dos argumentos selecionados, 100pts. Como eu disse no início, alguns argumentos não são exemplificados. Dentre eles, temos o 88 e o IPEA que eu já mencionei, você traz a Lei Maria da Penha mas deixa vago pois não explica a função dessa lei, cita “pandemia” no 3° parágrafo e não exemplifica que pandemia foi essa(tiveram várias, não apenas a da Covid-19, por isso a importância de detalhar cada ideia que é colocada no texto). Sua redação é boa, faltou encaixar as ideias;
    C4- Elementos coesivos, 160pts. A ligação entre os parágrafos é feita de uma forma considerada boa. Os conectivos não são usados perfeitamente, mas você conseguiu juntar suas ideias para continuar cada parágrafo;
    C5– Proposta de intervenção, 120pts. Na 1° solução, você traz Agente, Detalhamento e Meio, enquanto na 2°, traz Agente, Ação e Finalidade. Para fechar 200 nessa competência, em pelo menos uma das soluções deve ter 5 elementos: Agente, ação, meio, finalidade, detalhamento. Como no seu tiveram 3, perde alguns pontos.

    Nota: 640

    Cara, seu texto é bom. Você sabe escrever, conhece os mecanismos de uma dissertação-argumentativa, deu para perceber por causa da estrutura. Foi como eu falei, precisa melhorar a organização e ser mais direito.

    No mais, leia textos nota 1000, siga perfis no Instagram voltados para a Redação ENEM, veja vídeo-aulas e continue praticando. Você possui potencial! Bons estudos ;)

    • 1
  3. Cara, seu texto é bom. Você sabe escrever, conhece os mecanismos de uma dissertação-argumentativa, deu para perceber por causa da estrutura. Foi como eu falei, precisa melhorar a organização e ser mais direito.

    No mais, leia textos nota 1000, siga perfis no Instagram voltados para a Redação ENEM, veja vídeo-aulas e continue praticando. Você possui potencial! Bons estudos ;)

    • 0
  4. É evidente, após anos de luta pelos seus direitos, que a participação da mulher ampliou, e muito, na sociedade atual. No entanto, não faltam desafios a serem enfrentados pelo povo feminino, como: a busca por igualdade no mercado de trabalho, e a luta contra a violência.

    Embora a Constituição da República Federativa do Brasil de 88 vede qualquer distinção entre gênero, raça ou religião, isso não é aplicado no mercado de trabalho da mulher. Pois, segundos dados compilados dos tribunais de Justiça, a cada 9 segundos uma mulher é ofendida no desempenho do trabalho doméstico ou remunerado. Somado a isso, esse grupo, segundo IPEA, possuem, em médio, remunuração inferior a dos homens nos mesmos grupos profissionais. Tudo isso, portanto, vai de encontro aos valores constitucionais.

    Outro ponto é a violência contra a mulher que, apesar de sancionada a Lei Maria da Penha em 2006, os casos de agressão e feminicídio só tem aumentado no país. Conforme portal de notícias “G1”, do Globo, houve crescimento de 2% nos homicícios e 1% nos feminicídios, apesar da subnotificação por causa da pandemia. Isso demonstra que, ainda, esses crimes ainda são um grande problema para a nação.

    Por todos esses aspectos, são evidentes os desafios da mulher. Sendo necessário que o poder público maior intervenção na luta pelos direitos da mulher, por meio de maior prioridade aos processos relacionados a violações contra a mulher. Além de, em conjunto com os grandes meios de comunicação, instintuir “a hora da mulher”, buscando conscientizar a população em horários nobres da tv, do rádio, e lives em redes sociais.

    C1: 80
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160
    600

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.