A Honra

  • 0

Não é redação para o ENEM! É para um concurso da Marinha, então não precisa de proposta de intervenção.
Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da redação:
a) Estrutura e conteúdo – até 80 (oitenta) pontos, sendo:
I) Coesão e coerência – até 40 (quarenta) pontos; e
II) Título e tipologia textual – até 40 (quarenta) pontos.
b) Expressão – até 20 (vinte) pontos.

Entende-se por honra, a qualidade de respeito,prestígio, e reconhecimento prestados a algo ou alguém. No meio militar, é um atributo importante, conquistado por muitos profissionais que marcaram seu nome na história. Não só no passado, mas também hoje, a Marinha forma e fomenta trabalhadores honrados.

Conforme a Rosa das Virtudes, símbolo que contém os valores organizacionais essenciais para a formação dos homens do mar, alguns atributos atributos são indispensáveis, como a lealdade, o patriotismo, a disciplina, e entre outros, a honra propriamente dita. Tais preceitos são difundidos e ensinados nos cursos de formação da Marinha do Brasil, denotando a importância de se desenvolver um profissional que lute para conquistar sua própria honra e que seja compatível com a grandeza da instituição.

Tal como o patrono dessa força, o almirante Tamandaré, que hoje é reverenciado. Como bom militar que foi, não lutou apenas individualmente, para alcançar reconhecimento próprio. Suas bravas atitudes nos momentos difíceis para o país, como a Guerra da Independência em 1822, quando foi preciso expulsar tropas lusitanas, afim de defender o território nacional, demonstraram seu genuíno comprometimento em devolver a honra ao Brasil, com isso, consequentemente, trazendo-a também para si.

Portanto, conclui-se que este elemento tão raro na sociedade moderna, supracitado honra, é estimado na Marinha, e deve ser perpetuado por estas e pelas próximas gerações de militares, para dar continuidade à história de soberania e conquistas que a instituição constrói no país.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!
    O trecho abaixo ficou meio confuso, pois lutar individualmente nas forças armadas não faz sentido. Você quis dizer tomar decisões individualmente?
    Tal como o patrono dessa força, o almirante Tamandaré, que hoje é reverenciado. Como bom militar que foi, não lutou apenas individualmente, para alcançar reconhecimento próprio.
    Parecia que você queria dar um exemplo de como o militar atual deve ser, usando o comportamento de um militar do passado, mas depois mudou de ideia.
    Eu entendi o seguinte:
    Assim como o patrono dessa força, o almirante Tamandaré, que hoje é reverenciado. pelo bom militar que foi, os militares atuais devem lutar mas não apenas para alcançar reconhecimento próprio.
    A sua conclusão tem dois termos que expressam a mesma ideia:
    portanto e conclui-se.
    Recomendo que use apenas um deles.

    • 0
  2. ´´que legal,você esta fazendo concurso da Marinha´´
    achei muito interessante quando falou do almirante Tamandaré,combinou com o texto e chamou atenção.
    seu texto ficou bem focado no tema.
    Coesão e coerência;40
    Título e tipologia textual;37
    Expressão;;20
    ´´ e deve ser perpetuado por estas e pelas próximas gerações de militares, para dar continuidade à história de soberania e conquistas que a instituição constrói no país.´´´
    bom final de texto
    dica; tenta manter os parágrafos na mesma quantidade de linha, e se realmente não der tenta passar apenas duas linhas.
    1 parágrafo;4
    2 parágrafo;7
    3 parágrafo;7
    4 parágrafo;4

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.