A homofobia na sociedade brasileira

  • 1

A série Sex Education de 2019 retrata cenas de homofobia em sua primeira temporada, onde a violência parte de ações como o bullying. Contudo, o preconceito que algumas pessoas têm contra os homossexuais, possui índices que aumentam gradativamente na atualidade. Isso ocorre devido ao extremo conservadorismo onde um novo modo de pensar ou agir dificilmente é aceito. Como resultado desse cenário há o sentimento de repugnância que acarreta em agressões contra essa sociedade. Assim é perceptível que medidas interventivas sejam tomadas.
Em primeira análise, é válido pontuar que o conservadorismo gera uma resistência em relação a aceitar um modo de pensar, agir e sentir divergente. Nesse sentido, a série de 2017, Anne with na E, por representar o século XIX demonstra também o modelo bastante conservador da época, em que Cole sofre com atitudes homofóbicas e Billy se mostra incoerente por não aceitar. Assim, evidencia-se que a obra mesmo retratando o passado, descortina uma rejeição atual com os homossexuais que parte também do conservantismo.
Em virtude desse cenário, a objeção em relação à comunidade LGBT retrata uma hostilidade física e mental sofrida por essas pessoas. Nesse viés, segundo o Grupo Gay da Bahia, em 2017, 445 gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais foram mortos em crimes motivados por homofobia. Tal número revela que o discurso de ódio, a repugnância e não aceitação dessa parcela da população põe em risco toda uma sociedade que não se encaixa em padrões.
Torna-se evidente, portanto, que a violência sofrida por homossexuais é fator preocupante, uma vez que o Brasil é o país que mais mata LGBT no mundo. É imprescindível que tal problemática continue com índices absurdos, e que permaneça tirando a vida de quem só quer viver. É função do poder legislativo criminalizar a homofobia, ao notar que essa fere os direitos de qualquer cidadão. Na perspectiva de reconhecer o estilo de vida, de pensamento e ação deixa-se de lado o conservadorismo e cria-se empatia por culturas diferentes.

Compartilhar

1 Correção

  1. C1 – 200
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 200
    C5 – 120
    Nota = 880
    Excelente redação!! Você começa fazendo uma boa contextualização ao abordar sobre a série “sex education” a qual contrasta bem sobre o tema. Sua tese ficou clara, desenvolveu bem a parte estrutural nos moldes do Enem, sua escrita demonstra um ótimo domínio da norma culta, apresentou um vasto repertório nos argumentos. No entanto, são alguns detalhes que merecem atenção:
    Eu não vi muito bem o seu ponto de vista de acordo com o abordado, é importante utilizar adjetivos e/ou advérbios para essa finalidade.
    Na sua conclusão é bom você deixar o mais clara e objetiva possível, pontuando ações concretas, fugindo do senso comum. Destaque sempre (1) o agente, (2) a proposta, (3) o modo/meio, (4) a finalidade e (5) detalhamento. Noto que sua proposta já existe pois o STF já criminalizou a homofobia. Além disso, faltou você pontuar como essa medida seria concretizada na sociedade, fora mais detalhamentos. Sugiro que você diminua sua síntese de retomada no início da conclusão e pontue melhor os detalhes que citei.
    No geral, adorei sua redação!!
    Bom, espero ter ajudado de alguma forma! ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.