No filme ” Tá Chovendo Hambúrguer 2″, a busca desesperada por alimentos considerados gostosos, ocasiona um estado de gordofobia no presidente do cenário. E em consequência disso, assemelha-se a ficção com a realidade brasileira, pois a alta produção de alimentos prejudiciais à saúde (em especial os transgênicos) e a inconsciência popular a respeito dos malefícios resultantes desse excesso, prejudicam a desenvoltura de uma vida duradoura e saudável.
A vista disso, é avaliável que a obesidade encontra-se cada vez mais presente, devido ao desequilíbrio alimentar da população. Desse modo, o educador brasileiro, Paulo Freire em uma de suas frases, que diz: A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades. Diante dessa situação, traz-se ao contexto a gordofobia vivenciada pela sociedade no Brasil. Sendo assim, a grande produção e consumo de alimentos( transgênicos) e com alto valor calórico, são os principais responsáveis pela problemática ocorrente no Brasil.
Outrossim, desde a ativação do sistema capitalista brasileiro, as pessoas tornaram-se máquinas de consumo, sem uma preocupação com as consequências de seus atos. Ademais, nota-se a falta de uma educação alimentar nas escolas públicas que, dessa maneira, influencia para a desenvoltura da inconsciência social sobre as problemáticas relacionadas a saúde e a obesidade. Sendo assim, é necessário uma reversão dessa problemática para conter os avanços da gordofobia.
Logo, conclui-se que a educação nutricional e o consumo controlado de alimentos deve ser obrigatório, para que a gordofobia no Brasil seja extinta. Portanto, é dever do Ministério da Saúde- Órgão responsável pela administração da saúde pública- em parceria com o governo estadual, promover educação alimentar nas escolas públicas, através de eletivas e palestras para os alunos, resultando na conscientização dos jovens sobre os malefícios do excesso alimentar e ocasionando um bom rendimento de vida para o futuro brasileiro.
Sah.Alvesz
Olá! Vou tentar te ajudar
Pontos positivos: Você inseriu uma filme pra contextualizar e fez isso com sucesso, desenvolveu muito bem. Além disso você conseguiu enfatizar e relacionar a problemática com o filme.
Pontos negativos: Só senti falta de uma tese. Tente dar um “spoiler” do que será dito nos próximos parágrafos. Além disso é opcional, mas bem legal, colocar o próprio tema dentro da problemática para ficar bem explícito.
Desenvolvimento(1) ->
Pontos positivos: Você iniciou, no tópico frasal, indicando a causa do problema e o seu argumento. Inseriu um repertório legitimado e desenvolveu minimamente o seu repertório.
Pontos negativos: Você poderia ter explorado um pouco mais do seu repertório relacionando-o com o tópico frasal. Ficou um pouco desconexo e alguém um pouco mais desatento teria de ler mais algumas vezes para entender. Quando for colocar uma citação direta utilize aspas e não dois pontos.
Desenvolvimento(2) ->
Pontos positivos: Você iniciou, no tópico frasal, indicando a causa do problema e o seu argumento.
Pontos negativos: Senti falta do repertório, tente sempre utilizar nos dois parágrafos de desenvolvimento para que você possa “provar” o seu argumento. Você citou o capitalismo no tópico frasal, portanto, tente dar progressão ao raciocínio e continuar citando-o relacionando com um repertório.
Conclusão ->
Pontos positivos: Você inseriu os 5 elementos requisitados na proposta de intervenção, é muito legal colocar dois agentes (como você fez).
Pontos negativos: A única coisa que senti falta foi uma frase de fechamento do texto. Algo impactante e que remeta a sua introdução.
Competência 1 (domínio da norma culta) = 180
Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 160
Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 180
Competência 5 (Proposta de intervenção) = 200
Nota final = 880
Parabéns :)