A garantia do direito integral à infância no Brasil (Não é Enem)

  • 0

(Estou estudando para a redação da EAOAP, banca FAB (Aeronáutica). Nela não há necessidade de uma proposta de intervenção, não é nem aconselhável. A redação é dissertativa-argumentativa, no máximo 30 linhas. O candidato começa com 1000 pontos e vai perdendo pontos de acordo com esses quesitos:

I EXPRESSÃO:
Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário,
acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,2000 por cada erro
cometido relacionado a cada
um dos aspectos avaliados.
II ESTRUTURA:

Paragrafação = até 0,5000 por cada erro
cometido.

III CONTEÚDO:
Pertinência ao tema proposto = até 1,5000.
Argumentação coerente = até 1,5000.
Informatividade = até 1,5000.)

(O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez.)

Segue a redação:
O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, foi criado em 1988, o que assegurou os direitos dos jovens dentro da sociedade. Dessa forma, o Estatuto é considerado um dos melhores do mundo e é referência para diversos países. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na pratica. Diante desse cenário, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

De início, é notório destacar que o ECA  estabelece que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de abuso ou violência. Todavia, frequentemente há noticias de maus-tratos contra meninos e meninas no Brasil. Prova disso é o caso do garoto Henry Borel, de quatro anos, que vitima de agressões de seu padastro, infelizmente faleceu. Logo, é inadmissível que esses acontecimentos continuem a perdurar.

Ademais, cabe destacar que de acordo com os iluministas Diderot e D’Alembert, “a democratização da educação é fundamental no combate à alienação dos cidadãos, garantindo aos mesmos sua efetiva liberdade”. Nessa perspectiva, a educação evidencia-se prejudicada, pois segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, 2,8 milhões de jovens entre 6 a 17 anos, estavam fora da escola em 2019, no ano seguinte, aumentou para 5,5 milhões devido a pandemia do corona vírus. Isto é mais um exemplo da negligência dos direitos da criança e  do adolescente.

Portanto, apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente ter sido criado para proteger os direitos de meninos e menias no Brasil, há muitos exemplos de descumprimento deste, como observa-se nos casos de violência contra as crianças e os milhares de jovens fora das escolas, contribuindo para futuros cidadãos alienados.

(OBS: Peço desculpas se a minha explicação em relação a pontuação ficou grande, é que muitas pessoas criticaram as minhas redações porque se basearam no Enem, chegando até a dar votos negativos nelas, o que na minha opinião não acrescenta em nada).

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, excelente a sua redação, gostei bastante! Clara, objetiva, argumentativa, palavras conhecidas e adequadas, coerência . Abordou muito bem o tema, não a rodeios nem repetições de palavras, nem erros ortográficos, também não identifiquei falta de pontuação, melhore um pouquinho mais a conclusão, ok! Parabéns! Continue assim.
    Nota 920

    • 2
  2. Top amigo. Nota 9
    excelente colocação. Texto claro e coeso.
    Da pra endenter muito bem todos os potos abordados.
    Sua correção está MUITO curta! Lembre-se de corrigir de modo a ajudar seus colegas. Detalhe mais um pouco sua correção. O mínimo de caracteres é: 300
    Sua correção está MUITO curta! Lembre-se de corrigir de modo a ajudar seus colegas. Detalhe mais um pouco sua correção. O mínimo de caracteres é: 300
    Sua correção está MUITO curta! Lembre-se de corrigir de modo a ajudar seus colegas. Detalhe mais um pouco sua correção. O mínimo de caracteres é: 300

    • 1
  3. “Prática” (1º parágrafo) tem acento

    “O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, foi criado em 1988, o que assegurou os direitos dos jovens dentro da sociedade. Dessa forma, o Estatuto é considerado um dos melhores do mundo e é referência para diversos países”
    Eu acredito que seria bom colocar “sociedade brasileira”, pois logo em seguida vc cita “é um dos melhores do mundo e é referência para diversos países”, então fica um pouco vago, seria bom trazer um sujeito claro.

    Se não me engano, vc precisa isolar o “infelizmente” com vírgula: de seu padrásto, infelizmente, faleceu (2º parágrafo).

    Repetição de “destacar”, ele está na introdução do 2º e do 3º parágrafo

    “devido á pandemia”, nesse caso há crase no “a” (3º parágrafo)

    Erro de digitação no “meninas” do último parágrafo

    Gostei do encerramento remetendo ao 3º parágrafo

    Na vírgula e na crase eu não tenho muita certeza, faz tempo que eu vi isso, tenho que revisar, se mais alguém puder checar seria muito bom

    Desculpa aí se a correção não ficou muito boa quanto aos outros tópicos, mas é q eu não tenho experiência com essa estrutura do EAOAP e posso ter falado alguma bobagem

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.