A garantia do direito integral à infância no Brasil

  • 0

A Lei de julho de 1990 prevê a toda criança e adolescente o direito à liberdade, dignidade e saúde. No entanto, com a desigualdade social, é notável uma grave contradição no Brasil atual perante à Lei.

É fundamental pontuar inicialmente que, com o isolamento social e o estresse pela gravidade da situação do país, o número de crianças e adolescentes violentados e abusados obteve um salto significativo. Segundo estatísticas de 2021, quarenta crianças são abusadas sexualmente a cada 10 minutos. Dessa forma, é inadmissível que fatores como esse continuem se elevando. Já que, as crianças, como seres vulneráveis, são oprimidas para não contar a ninguém ou desacreditadas quando contam aos pais.

É imprescindível pontuar também que, em 2019, cerca de 1,7 milhão de crianças e adolescentes se encontravam em situação de trabalho infantil no Brasil. Isso ocorre devido à falta de estrutura de milhões de famílias que temem a fome, sobrando à criança o papel de sensibilização como meio de remediação.

Portanto, para fazer jus à Lei de 1990, medidas do Estado precisam ser tomadas. Assim, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) deve promover meios acessíveis e seguros para a denúncia e proteção, por meio de postos com psicólogos comunitários espalhados pelos bairros em todo o Brasil e, para crianças com mais informação, um aplicativo com a função de conversar com alguém especializado. Com isso, espera-se que crianças e adolescentes sintam-se e estejam de fato, mais protegidos

Compartilhar

2 Correções

  1. A Lei de julho de 1990 prevê a toda criança e adolescente o direito à liberdade, dignidade e saúde. No entanto, com a desigualdade social, é notável uma grave contradição no Brasil atual perante à Lei.

    Achei bem curta a introdução, mas está gramaticalmente correto, mas lei é sem letra maiúscula.

    Se você for fazer o ENEM, tenta não fazer parágrafos curtos, eles chamam isso de texto embrionário e tira ponto.

    Segundo estatísticas de 2021 —> citar o nome da fonte.

    Já que, as crianças, como seres vulneráveis, são oprimidas para não contar a ninguém ou desacreditadas quando contam aos pais. —> Aqui tem dois problemas, primeiro que você generaliza como se todas as crianças fossem oprimidas, e segundo que você não dá nenhum exemplo ou embasamento para sustentar sua afirmação.

    , com o isolamento social e o estresse pela gravidade da situação do país –> De que situação grave está falando? Recomendo não deixar conceitos sem explicação no texto.

    É imprescindível pontuar também que, em 2019, cerca de 1,7 milhão de crianças e adolescentes se encontravam em situação de trabalho infantil no Brasil. —> citar o nome da fonte.

    Portanto, para fazer jus à Lei de 1990,(finalidade) medidas do Estado precisam ser tomadas. Assim, o ECA(agente) (Estatuto da Criança e do Adolescente) deve promover meios acessíveis e seguros para a denúncia e proteção(ação), por meio(meio) de postos com psicólogos comunitários espalhados pelos bairros em todo o Brasil e, para crianças com mais informação, um aplicativo com a função de conversar com alguém especializado. Com isso, espera-se que crianças e adolescentes sintam-se e estejam de fato, mais protegidos.(detalhamento)

    C1: 160
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200

    • 2
  2. Vamos lá!! ;)

    “A Lei de julho de 1990 prevê a toda criança e adolescente o direito à liberdade, dignidade e saúde. No entanto, com a desigualdade social, é notável uma grave contradição no Brasil atual perante à Lei.”

    ~ Não encontrei nenhuma falha gramatical. Sobre a palavra “Lei”, como vi na correção anterior que disse que deveria ser com minúsculo, como essa lei possui um nome “Lei de julho de 90” fica com maiúscula.Caso fosse acompanhada do artigo, ficaria com minúscula.
    ~ A introdução está realemente curta, mas contém termos necessários. Recomendo que coloque um encaminhamento argumentativo, apresentando ,assim, o seu planejamento de texto.

    “É fundamental pontuar inicialmente que, com o isolamento social e o estresse pela gravidade da situação do país, o número de crianças e adolescentes violentados e abusados obteve um salto significativo. Segundo estatísticas de 2021, quarenta crianças são abusadas sexualmente a cada 10 minutos. Dessa forma, é inadmissível que fatores como esse continuem se elevando. |1|Já que, as crianças, como seres vulneráveis, são oprimidas para não contar a ninguém ou desacreditadas quando contam aos pais.”

    ~1: “já que” é um termo explicativo e deve ficar entre vírgulas nesse caso.
    ~ Concordo com os levantamentos feitos pelo Cartola682, da correção anterior. Portanto, siga os conselhos feitos por ele também :)
    ~ Recomendo que você use de mais conectivos, e estrture melhor seu parágrafo, isto é, este parágrafo poussi apenas duas orações. Assim, você deve desenvolver melhor acrescentando exemplos e delimitando o tema, um bom repetório cairia bem. Dica: a retomada da constituição nesse ponto seria interessante e apresentaria um planejamento excelente!!

    “É imprescindível pontuar também que, em 2019, cerca de 1,7 milhão de crianças e adolescentes se encontravam em situação de trabalho infantil no Brasil. Isso ocorre devido à falta de estrutura de milhões de famílias que temem a fome, sobrando à criança o papel de sensibilização como meio de remediação.”

    ~ Não esqueça de citar a fonte de onde você tira as informações!! Isso é muito impostante para a veracidade de seu argumento.
    ~ Utilize mais de repetórios e de conectivos. Além disso, explique como isso fere a Lei citada no início, e dê exemplos. No Enem, todas as informações apresentadas devem ser explicadas e exemplicadas, no mínimo, isso para que o texto siga coerente e estratégico.

    “Portanto, para fazer jus à Lei de 1990, medidas do Estado precisam ser tomadas. Assim, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) deve promover meios acessíveis e seguros para a denúncia e proteção, por meio de postos com psicólogos comunitários espalhados pelos bairros em todo o Brasil e, para crianças com mais informação, um aplicativo com a função de conversar com alguém especializado. Com isso, espera-se que crianças e adolescentes sintam-se e estejam de fato|1|, mais protegidos”

    ~1: ” de fato” é um termo adverbial para enfatizar algo, e por isso deve ficar isolado entre vírgulas.
    Boa intervenção, de fato!!
    Sua redação está ótima, mas prescia reforçar em alguns pontos relevantes para uma boa nota: Utiize de mais repetórios e desenvolva melhor as informações durante a argumentação.Sua gramática está impecável, parabéns!
    Espero ter ajudado de alguma forma!!
    Boa Sorte e bons estudos!!;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.