Doutor

A garantia do direito integral à infância no Brasil.

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No filme “Peter Pan”, é retratado a história de Peter, uma criança que vive na chamada terra do nunca. Ao longo da trama, ele leva Wendy e seus dois irmãos, João e Michael a esse lugar, onde é possível aproveitar e ser criança para sempre. Fora da ficção, a infância é primordial ao ser humano, pois o desenvolvimento nos primeiros anos de vida, tem impacto direto na fase adulta. Entretanto, a garantia do direito integral à infância no Brasil é ferida, no que tange os fatores do abuso e trabalho nessa faixa etária.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a infância é o período inicial de desenvolvimento pessoal e interação social, mas infelizmente isso se fere quando essa fase é interrompida. De forma análoga, na revolução industrial, o trabalho infantil foi intenso, trabalhando por exaustivas horas, pois com as novas classes sociais era essencial que trabalhassem para sobreviverem. Hodiernamente, graças à desigualdade social, elas abandonam as escolas em busca de sobreviverem em meio a uma sociedade desigual, onde as politicas publicas são reagem para mudarem esse quadro.

Por consoante, além disso, a violência física e sexual é enfrentada por eles, como exemplo, o caso Henry Borel, que foi levado morto ao hospital após ser brutalmente agredido. Paralelamente, faz-se mister ressaltar, os casos de pedofilia que assolam o país, que podem trazer problemas futuros a vitima, como: depressão, pensamentos suicidas e medo de buscar ajuda. Logo, cabe ao Estado reverter esse cenário.

Portanto, medidas são necessárias para resolver os impasses que afetam a garantia do direito de uma infância. Então, urge que o Governo Federal, aliado ao Estatuto da criança e do adolescente (ECA), insiram em todas as escolas do país, psicólogos que atendam os alunos, por meio de atendimentos semanais que visam cuidar, alertar, saber e orientar em caso de algum problema referente a essas problemáticas. Além disso, as politicas publicas devem diminuir os salários dos políticos, destinando esse dinheiro a população para melhorar à precária situação financeira de muitas famílias, diminuindo o trabalho infantil. Só assim, tal realidade pode se amenizar, garantindo, desse modo a vivência da infância.

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5 Correções

  1. Oie, sua redação está ótima, creio que possui apenas alguns errinhos de ortografia.
    Eu notei também que na introdução vc cita “abuso e trabalho” nessa ordem como sua tese, e ao decorrer o texto, vc usa o d1 para falar do trabalho e o d2 para falar do abuso, entende? (ficou “invertido”) Minha professora sempre diz que é necessário seguir a ordem, precisa ser simultâneo. Você demonstra clareza e certeza nos seus argumentos, o texto está muito bom, parabéns!

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  2. No filme “Peter Pan” *é retratado a história de Peter, uma criança que vive na chamada terra do nunca. Ao longo da trama, ele leva Wendy e seus dois irmãos, João e Michael a esse lugar, onde é possível aproveitar e ser criança para sempre. Fora da ficção*** a infância é primordial ao ser humano, pois o desenvolvimento nos primeiros anos de vida, tem impacto direto na fase adulta. Entretanto, a garantia do direito integral à infância no Brasil é ferida, no que tange os fatores do abuso e trabalho nessa faixa etária.

    * = Vírgula não pode separar sujeito de predicado.
    ** = Aproveitar o quê?
    *** = Não precisa desse “fora da ficção”, ele não acrescenta em muita coisa.

    Não vejo muito como a citação da obra “Peter Pan” influencia no texto >>da forma que você colocou< redundante nessa frase.
    Erros estruturais e gramaticais aí, principalmente gramaticais. Com base nessa e na sua mais recente redação a qual corrigi, você tem como algoz a competência 1. Trabalhe em cima dela. Leia mais. Se já lê bastante, tente estudar melhor o que lê.

    E, mais uma vez, reescrevi uma parágrafo:

    Então, urge-se que o Governo Federal, aliado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)*, insiram em todas as escolas do país, psicólogos que atendam os alunos, por meio de atendimentos semanais que visem cuidar, alertar, saber e orientar em caso de algum problema referente a essas questões. Além disso, uma reforma deve ser feita para reduzir os salários dos políticos, de forma a encaminhar mais recursos a população carente onde há crianças afetadas pelo quadro de trabalho infantil. Só assim, tal realidade pode se amenizar, garantindo, desse modo a vivência da infância.

    * = Instituição deve ter letra maiúscula ao que se refere as letras de sua sigla. Corrigi ali.

    C1: 120 (Acho que não preciso citar por causa das correções que fiz).
    C2: 160
    C3: 120 (Citou um caso, mas foi bem a exemplo, não trabalhou em cima de nada fora ele. Acabou contribuindo mais para esse parágrafo que acabou sendo o de menos peso na tua dissertação. Talvez fazer o que disseram aqui (inverter d1 com d2) desse mais peso a este argumento.
    C4: 120 (Repetição demasiada de termos chave, uso não totalmente apropriado dos conectivos…).
    C5: 180 (Proposta 1 boa, cabível e resolve o problema).

    Tirei 20 pontos por causa de uma parada que um cara da plataforma me disse que faz MUITO sentido. Pra que colocar uma proposta de intervenção secundária? Pô, a primeira tá ótima, basta. Essa segunda não é muito realista, não casa bem com a primeira e é completamente desnecessária. Se sua proposta for bem ruim, então tire-a e coloque a segunda.

    Do contrário, não importa, deixa só essa. Dificilmente você se verá numa situação de precisar de 2 propostas. Só vejo urgência disso se elas forem bem casadas e quase dependentes uma da outra. Se a proposta faz sentido e é realista, ela é boa. C5 não é difícil de pontuar!!

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  3. Você já conhece a forma que eu corrijo as redações, porém lembrarei que não tenho grandes conhecimentos a agregar, contudo darei meu melhor, desculpe se deixar passar algo.

    1° Parágrafo

    O enunciado “é retratado a história de…” se trata de um erro na concordância nominal, pois história é feminino, sendo portanto o correto: é retratada a história…”.
    o trecho “…. o desenvolvimento nos primeiros anos de vida, tem impacto” existe esta vírgula entre “o desenvolvimento” e “tem”, ou seja, separa o sujeito do verbo, o que é incorreto segundo a norma padrão. Aqui você poderia simplesmente não colocar vírgula, ou acrescentar mais uma vírgula após “desenvolvimento”, ficando: “…, pois o desenvolvimento, nos primeiros anos de vida, tem impacto…”

    2°Parágrafo

    Aqui eu visualizei um fenômeno interessante com sua redação. Você citou a Revolução industrial e disse que: “o trabalho infantil foi intenso, trabalhando por exaustivas horas,… era essencial que trabalhassem para sobreviverem.”, além deste, disse também: “… elas abandonam as escolas…”. Okay, mas quem está trabalhando? e quem são Elas? Era essencial que quem trabalhassem para sobreviverem? Eu sei que parecem perguntas óbvias haja vista a contextualização temática, porém, devem ser respondidas; ficou estranho entende? Esse trabalhando não concorda gramaticalmente com nada, pois como assim “o trabalho infantil, trabalhando…”, faltou organização textual.

    3° Parágrafo

    Não há necessidade de separar por vírgulas verbo de objeto, como em “Paralelamente, faz-se mister ressaltar, os casos de…”, porém a vírgula na frente do Paralelamente foi perfeita, só a vírgula utilizada na frete de “ressaltar” naõ coube.
    Só uma visão minha que provavelmente não mudaria pontuação nesta redação, mas ao invés de você dizer “…, que podem trazer problemas futuros a vítima, …”, colque que VÃO trazer problemas, que devem trazer problemas, assim fica mais belo a sua defesa pelo ponto de vista escolhido.

    4° Parágrafo
    No trecho “…, por meio de atendimentos semanais que visam cuidar,…” o correto seria “visem”, pois este que coloca o tempo verbal no subjuntivo.

    Sinceramente eu verifiquei, melhora na redação desta semana para a de semana passada, parabéns, a proposta de intervenção está corretíssima, gostei das contextualizações históricas (revolução industrial) e a contextualização com o caso Henry; sinceramente achei um pouco simples a introdução mas cumpre seu papel. você vai alçar altos voôs.

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 200
    C4: 120
    C5: 200

    Total: 800

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  4. Olá !
    Tenho pouca experiência com redação mas vou tentar não corrigir mas deixar algumas ressalvas sobre sua redação.
    Você usou muito bem a citação sociocultural, além de usar uma boa alusão e trazer um caso atual como parte do tema. Ela ficou muito bem estruturada e não identifiquei nenhum erro grave.
    Parabéns e não deixe de praticar

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  5. Boa noite!

    Boa redação…

    Sua introdução está boa;

    Desenvolvimentos bons, tente fazer conforme a tese na ordem para fluir mais seu texto e seja mais crítico nos seus desfechos finais, o D2 ficou muito resumido o final do parágrafo;

    Intervenção completa.

    =========
    DICA: TENTE NÃO ESCREVER PALAVRAS COM TERMINAÇÕES …NDO. TEM BASTANTE EM SEU TEXTO.

    D1….publicas são reagem para mudarem esse quadro. ACHO QUE FOI ERRO DE DIGITAÇÃO, VC DISSE SÃO ACHO QUE SERIA NÃO….

    ============
    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 140
    C4 = 180
    C5 = 200 ===========900 PONTOS

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