Iniciante

A garantia do direito integral à infância

  • 1

É assegurado à toda criança direito sociais e individuais, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Art 3°. Porem, o que se pode observar é uma sociedade que viola essas leis, anulando condições mínimas para estes que estão em situação de vulnerabilidade muito menor.

Um dado cada vez mais alarmante é a violência doméstica infantil, praticada por estes que deveriam garantir esses direitos de forma integral nessa primeira infância. Em um contexto pandêmico esses casos tendem a aumentar, uma vez que esses abusos são cada vez mais frequentemente praticados em casa. É estimado que cerca de 12.960 crianças podem ter sido abusadas logo nos seis meses de pandemia no Brasil, o que é de extrema preocupação uma vez que a ida dessas crianças para a escola é substituída por horas a mais em casa exposta a possíveis abusadores.

A lei não é cumprida pelos principais defensores desses menores, onde a violência sexual infantil é acometida principalmente por pessoas de confiança da criança com o pai, um tio ou até mesmo um padrasto ou madrasta, o que dificulta que seja descoberto a tempo de se evitar possíveis traumas psicológicos que a mesma venha a desenvolver, ou até mesmo, em ultimo caso, sua própria morte.

É preciso sustentar políticas públicas adequadas que de fato funcionem, para que esses casos possam ser evitados com antecedência, sendo conveniente alertar às pessoas a importância de conversar com a criança e ouvi-la, essa etapa deve ser inicialmente dentro de casa por meio de seus responsáveis. Posteriormente, é válido conscientizar a criança em sala de aula através de cartilhas explicativas, onde se possa observar, cuidadosamente, como a criança reage quando exposta a esse assunto. Contudo, cabe aos órgão públicos entrar com medidas a fim de fazer com que de fato esse vulneráveis tenham seus direitos vigorados assegurando assim sua própria vida, de fora integral, garantindo seus direitos de infância.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sou Délys, fui de 360 a 920 na redação do enem e ficaria muito feliz em te ajudar na sua redação!
    Vamos lá?

    Faltou alguns conectivos, principalmente entre os parágrafos… Cuidado!

    Tenha um repertório de conectivos mais diversificado, isso lhe ajuda muito na competência 4, em coesão.

    Cuidado para não tangenciar o tema no decorrer do texto! Aprofunde mais suas ideia e deixa claro o quê o tema pede.

    Tente compreender, de fato o que a banca pede para que você disserte sobre o tema.

    Na introdução faltou apresentar sua tese.

    Tem uma boa bagagem de repertório sociocultural e saiba relacionar com o tema proposto.

    Organize suas ideias, tenha argumentos claros!

    Faltou o detalhamento na proposta de intervenção!

    Nota >>> 560

    Competência 1: 120
    Competência 2: 80
    Competência 3: 80
    Competência 4: 120
    Competência 5: 160

    Busque sempre ser melhor. Te desejo tudo de bom!😘

    Forte abraço >>>

    • 0
  2. olá, tudo bem?? bom, sobre a sua introdução eu observei que as ideias são muito boas mas que faltou desenvolver um pouco mais e apresentar uma tese. nesse caso você poderia explicitar de que forma a sociedade viola as leis estabelecidas pelo Estatuto citando exemplos (tipo a violência doméstica, trabalho infantil, abuso sexual, etc). apresentar uma tese no último período da introdução é de suma importância, tente citar quais argumentos serão trabalhados nos seus parágrafos de desenvolvimento. gostei bastante do seu desenvolvimento mas senti falta de uma alusão/citação no terceiro parágrafo para deixá-lo melhor estruturado. já a sua conclusão ficou ótima e bem completa. espero que tenha conseguido te ajudar de alguma forma, bons estudos!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.