Iniciante

A garantia do direito integral à infância

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No filme “Viúva Negra”, é retratada a trajetória de Natasha até se tornar uma heroína. Assim, na obra, observa-se que, ainda criança, Natasha é roubada de seus pais para ser criada e treinada na Sala Vermelha a fim de se tornar uma assassina. Semelhantemente, a objetificação da criança, que visa moldá-la para suprir determinados interesses, fere a garantia do direito integral à infância. Logo, os fatores que desfavorecem o direito a uma boa infância são a superproteção familiar e a manipulação da criança.

A princípio, a proteção excessiva da família a criança é um obstáculo para o seu pleno desenvolvimento, tal como mostra a série “The Act”, onde Gipsy é manipulada desde criança pela mãe, de modo que força e forja doenças na filha para mantê-la longe de uma vida independente de seus cuidados, o que leva Gipsy a se revoltar e arquitetar o assassinato de sua mãe. Analogamente, quando uma criança é forçada a seguir ordens da família e privada de seus próprios desejos e direitos, é evidente que a superproteção causa mais mal que bem. Consequentemente, a criança desenvolve sérios problemas emocionais por conta da privação, o que pode ocasionar o ódio e levar a criança a cometer atos trágicos como o da série.

Além disso, a manipulação proveniente da família reforça o quanto crianças e adolescentes são vistos como objetos, assim como mostra o documentário “Educação Americana: Fraude ou privilégio?”, onde famílias de classe alta compram vagas de universidades estadunidenses para seus filhos de forma fraudulenta e até mesmo sem o consentimento deles, apenas para usá-los com o objetivo de compor o status de fama e poder da família. Igualmente, quando crianças e adolescentes são induzidos a certas situações, tal como mostra o documentário, nota-se que os pais usam seus filhos como objeto de autorrealização, sem levar em conta a vontade dos filhos, o que torna claro que a manipulação é nociva. Como resultado, a criança é vista como uma marionete, gerando mais consequências negativas a ela, além de sofrer o desrespeito de seus direitos.

Diante do exposto, é necessário buscar medidas para que a superproteção familiar e a manipulação deixem de roubar a garantia do direito integral à infância. Isso será possível com o projeto “Brasileirinhos felizes”, que será desenvolvido pelos Ministérios da Família e da Cidadania. A partir da criação de um imposto às famílias que possuem crianças, serão financiados atendimentos psicológicos a crianças e adolescentes, que deverão ser atendidos mensalmente a fim de serem fiscalizados os seus comportamentos e identificar possíveis casos de negligência familiar. Ademais, os pais comparecerão mensalmente às escolas, onde neuropediatras irão palestrar acerca do Desenvolvimento Infantil para alertar sobre os perigos dos maus-tratos. Com isso, o Brasil preservará o direito à infância, de modo a contribuir para a construção de futuros cidadãos saudáveis e impedir mais casos como o de Natasha.

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3 Correções

  1. 1º PARÁGRAFO: Assunto, tema e tese bem explicados. Nada a acrescentar e muito menos a retirar.
    Ortografia: A palavra “assim”, no começo da 2ª linha, está empregada de forma errada. Além disso, há vírgula antes de “a fim de” (na 3ª linha).

    2º PARÁGRAFO: Argumento bem desenvolvido. Parabéns pelo repertório!
    Ortografia: antes de criança, na primeira linha, há crase no “a”. Além disso, houve uso indevido da palavra “onde”, a qual só pode ser usada diante de palavras que indicam lugares. No caso da 2ª linha, o nome da série não é um lugar. Tu poderias ter usado a palavra “na qual” no lugar de “onde”.

    3º PARÁGRAFO: Argumento bem desenvolvido. Parabéns pelo repertório!
    Ortografia: Além disso, houve uso indevido da palavra “onde”, a qual só pode ser usada diante de palavras que indicam lugares. No caso da 3ª linha, o nome da série não é um lugar. Tu poderias ter usado a palavra “na qual” no lugar de “onde”.

    4º PARÁGRAFO: Sua proposta de intervenção contém todos os elementos necessários (o quê, quem, como, para quê e detalhes).
    Ortografia: Há vírgula na 7ª linha após “mensalmente”.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS:

    1. Cuidado com o tamanho do seu texto. Ele ficou gigante (38 linhas). Poderias ter dito menos coisas.
    2. Cuidado com o uso da palavra “que”. Você a repetiu várias vezes ao longo do texto. Poderias ter utilizado outras palavras com o mesmo sentido.

    C. I = 160
    C. II = 120
    C. III = 120
    C. IV = 120
    C. V = 200

    Nota total: 720 pontos.

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  2. Olá!
    Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então, me desculpe por qualquer equívoco. :)

    “No filme “Viúva Negra”, é retratada a trajetória de Natasha até se tornar uma heroína. Assim, na obra, observa-se que, ainda criança, Natasha é roubada de seus pais para ser criada e treinada na Sala Vermelha(1) a fim de se tornar uma assassina. Semelhantemente, a objetificação da criança, que visa moldá-la para suprir determinados interesses, fere a garantia do direito integral à infância. Logo, os fatores que desfavorecem o direito a uma boa infância são a superproteção familiar e a manipulação da criança.”

    (1) Falta uma vírgula;

    “A princípio, a proteção excessiva da família a(2) criança é um obstáculo para o seu pleno desenvolvimento, tal como mostra a série “The Act”,(3) onde Gipsy é manipulada desde criança pela mãe, de modo que força e forja doenças na filha para mantê-la longe de uma vida independente de seus cuidados, o que leva Gipsy a se revoltar e arquitetar o assassinato de sua mãe. Analogamente, quando uma criança é forçada a seguir ordens da família e privada de seus próprios desejos e direitos, é evidente que a superproteção causa mais mal que bem. Consequentemente, a criança desenvolve sérios problemas emocionais por conta da privação, o que pode ocasionar o ódio e levar a criança a cometer atos trágicos como o da série.”

    (2) Estou um pouco em dúvida, mas acho que esse “a” é com crase;
    (3) Tenho uma sugestão: Talvez fosse melhor colocar um ponto final no lugar dessa vírgula; além disso, a parte que você explica o que a mãe de Gipsy fez ficou meio confusa. Vou te dar um exemplo:
    “A princípio, a proteção excessiva da família à criança é um obstáculo para o seu pleno desenvolvimento, tal como mostra a série “The Act”. Nessa obra de ficção, a personagem Gipsy é manipulada desde criança pela mãe, que força e forja doenças na filha para mantê-la longe de uma vida independente de seus cuidados, levando Gipsy a se revoltar e arquitetar seu assassinato.”
    Seria mais ou menos assim.

    “Além disso, a manipulação proveniente da família reforça o quanto crianças e adolescentes são vistos como objetos, assim como mostra o documentário “Educação Americana: Fraude ou privilégio?”,(4) onde famílias de classe alta compram vagas de(5) universidades estadunidenses para seus filhos de forma fraudulenta e(6) até mesmo(7) sem o consentimento deles, apenas para usá-los com o objetivo de compor o status de fama e poder da família. Igualmente, quando crianças e adolescentes são induzidos a certas situações, tal como mostra o documentário, nota-se que os pais usam seus filhos como objeto de autorrealização, sem levar em conta a vontade dos filhos, o que torna claro que a manipulação é nociva. Como resultado, a criança é vista como uma marionete(8), gerando mais consequências negativas a ela, além de sofrer o desrespeito de seus direitos.”

    (4) Sugiro o mesmo que falei no parágrafo anterior;
    (5) Acredito que o uso correto seria “em”;
    (6) e (7) Tem uma vírgula;
    (8) A criança ser vista como uma marionete não é algo literal. Sugiro mudar;

    “Diante do exposto, é necessário buscar medidas para que a superproteção familiar e a manipulação deixem de roubar(9) a garantia do direito integral à infância. Isso será possível com o projeto “Brasileirinhos felizes”, que será desenvolvido pelos Ministérios da Família e da Cidadania. A partir da criação de um imposto às famílias que possuem crianças, serão financiados atendimentos psicológicos a crianças e adolescentes, que deverão ser atendidos mensalmente(10) a fim de serem fiscalizados os seus comportamentos e identificar possíveis casos de negligência familiar. Ademais, os pais comparecerão mensalmente às escolas, onde neuropediatras irão palestrar acerca do Desenvolvimento Infantil para alertar sobre os perigos dos maus-tratos(11). Com isso, o Brasil preservará o direito à infância, de modo a contribuir para a construção de futuros cidadãos saudáveis e impedir mais casos como o de Natasha.”

    (9) A palavra roubar nesse contexto também não é literal. Sugiro mudar;
    (10) Tem uma vírgula;
    (11) Adicionalmente, você apresenta os cinco elementos para a conclusão:
    Ação -> atendimentos psicológicos a crianças e adolescentes;
    Agente -> Ministérios da Família e da Cidadania;
    Finalidade -> a fim de serem fiscalizados os seus comportamentos e identificar possíveis casos de negligência familiar;
    Modo -> A partir da criação de um imposto às famílias que possuem crianças;
    Detalhamento -> Ademais, os pais comparecerão mensalmente às escolas, onde neuropediatras irão palestrar acerca do Desenvolvimento Infantil para alertar sobre os perigos dos maus-tratos.
    No seu detalhamento, faltou deixar claro que o comparecimento dos pais às escolas faz parte do Programa Brasileirinhos Felizes. Sugiro colocar depois de “ademais” o seguinte: esse programa deverá contemplar, também, os pais…

    Notas:

    C1: 160

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  3. Oie, espero que a minha correção te ajude.

    Introdução:
    ▪︎No filme “Viúva Negra”, é retratada a trajetória de Natasha até se tornar uma heroína. Assim, na obra, observa-se que, ainda criança, Natasha é roubada de seus pais para ser criada e treinada na Sala Vermelha [1] a fim de se tornar uma assassina. Semelhantemente, a objetificação da criança, que visa moldá-la para suprir determinados interesses, fere a garantia do direito integral à infância. Logo, os fatores que desfavorecem o direito a uma boa infância são a superproteção familiar e a manipulação da criança.

    Obs.:
    ▪︎1- Ausência de vírgula.

    Desenvolvimento 01:
    ▪︎A princípio, a proteção excessiva da família a criança é um obstáculo para o seu pleno desenvolvimento, tal como mostra a série “The Act”, onde [1] Gipsy é manipulada desde criança pela mãe, de modo que força e forja doenças na filha para mantê-la longe de uma vida independente de seus cuidados, o que leva Gipsy a se revoltar e arquitetar o assassinato de sua mãe. [2] Analogamente, quando uma criança é forçada a seguir ordens da família e privada de seus próprios desejos e direitos, é evidente que a superproteção causa mais mal que bem. Consequentemente, a criança desenvolve sérios problemas emocionais por conta da privação, o que pode ocasionar o ódio e levar a criança a cometer atos trágicos como o da série.

    Obs.:
    ▪︎1- Uso inadequado da palavra “onde”, pois significa lugar físico, substitua por “em que, que, o qual…”
    ▪︎2- Resume essa série, tá muito longa.
    ▪︎Use mais conectivos.
    ▪︎A estrutura do seu parágrafo está errada, visto que não fez o tópico frasal, não explicou o tópico frasal, já que não tem, e não fez o encerramento do parágrafo.
    ▪︎Essa é a estrutura correta:
    Os desenvolvimentos são divididos em 2 parágrafos e cada parágrafo com a mesma estrutura divididos em quatro partes muito importantes.

    ▪︎1° parte – Tópico frasal: citação da ideia, também conhecida como tópico frasal. Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.

    ▪︎2° parte – Explicação do tópico frasal: aprofundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.

    • Isso se deve ao fato de/da/do
    • Isso ocorre porque
    • Isso ocorre devido à/ao
    • Isso acontece porque
    • Isso acontece devido à/ao
    • Isso decorre de/da/do
    • Esse fato pode ser tomado como relevante, já que

    ▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.

    ▪︎3° parte – Repertório: também conhecido como exemplo, local principal onde deve-se utilizar outras áreas do conhecimento (competência 2) e sustentar a opinião desenvolvida (competência 3). Pode ser qualquer área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembre-se, não basta jogar o repertório no parágrafo, você deve explicar a relação desse exemplo com o seu assunto, pois você deve torná-lo produtivo. Não se prolongue muito, no máximo, em três linhas.

    ▪︎4° parte – Encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.

    Obs. 1: essa estrutura serve para os dois parágrafos de desenvolvimentos, em cada parágrafo deve conter oito ou nove linhas, não basta você argumentar quatro ou cinco linhas e achar que vai fechar a competência dois e três. Outra coisa, em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos dois conectivos, além dos conectores que servem para fazer a ligação de um período para outro. Tá, mas eu posso usar o repertório no segundo período? Poder pode, mas você terá que trazer outro em seguida, pois o que é utilizado no segundo período é de embasamento e não comprova o seu argumento. Então, tome cuidado com isso, pois se você usa o repertório no segundo período, e não traz outro, perderá pontos na competência dois e, consequentemente, a três.

    Obs. 2: a quantidade de períodos é de quatro a cinco e o número de linhas oito a nove.

    Desenvolvimento 02:
    ▪︎Além disso, a manipulação proveniente da família reforça o quanto crianças e adolescentes são vistos como objetos, assim como mostra o documentário “Educação Americana: Fraude ou privilégio?”, onde [1] famílias de classe alta compram vagas de universidades estadunidenses para seus filhos de forma fraudulenta e [2] até mesmo [3] sem o consentimento deles, apenas para usá-los com o objetivo de compor o status de fama e poder da família. [4] Igualmente, quando crianças e adolescentes são induzidos a certas situações, tal como mostra o documentário, nota-se que os pais usam seus filhos como objeto de autorrealização, sem levar em conta a vontade dos filhos, o que torna claro que a manipulação é nociva. Como resultado, a criança é vista como uma marionete, [5] gerando mais consequências negativas a ela, além de sofrer o desrespeito de seus direitos.

    Obs:
    ▪︎1- Uso inadequado da palavra “onde”, pois significa lugar físico, substitua por “em que, que, o qual…”
    ▪︎2 e 3- Ausência de vírgulas.
    ▪︎4- Resume esse documentário, tá muito longo.
    ▪︎5- Liguagem informal.
    ▪︎Mesma coisa do desenvolvimento um, siga a estrutura que eu passei.
    ▪︎Use conectivos, como: dessa forma, dessa maneira, diante dessa perspectiva, logo, nesse sentido, etc.

    Conclusão:
    ▪︎Diante do exposto, é necessário buscar medidas para que a superproteção familiar e a manipulação deixem de roubar a garantia do direito integral à infância. Isso será possível com o projeto “Brasileirinhos felizes”, que será desenvolvido pelos Ministérios da Família e da Cidadania. A partir da criação de um imposto às famílias que possuem crianças, serão financiados atendimentos psicológicos a [1] crianças e adolescentes, que deverão ser atendidos mensalmente [2] a fim de serem fiscalizados os seus comportamentos e identificar possíveis casos de negligência familiar. Ademais, os pais comparecerão mensalmente às escolas, onde neuropediatras irão palestrar acerca do Desenvolvimento Infantil para alertar sobre os perigos dos maus-tratos. Com isso, o Brasil preservará o direito à infância, de modo a contribuir para a construção de futuros cidadãos saudáveis e impedir mais casos como o de Natasha.

    Obs.:
    ▪︎1- as crianças*
    ▪︎2- Ausência de vírgula.
    ▪︎Sempre foque em apenas uma proposta de intervenção, pois não é preciso fazer duas resoluções para o problema, foque em apenas uma e detalhe ao máximo. Além disso, não se prolongue muito, o número de linhas deve ser, no máximo, sete.

    Nota:
    c1: 160
    c2: 120
    c3: 120
    c4: 120 (cuidado com repetições, teve várias)
    c5: 160
    Total: 680

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