No filme “Viúva Negra”, é retratada a trajetória de Natasha até se tornar uma heroína. Assim, na obra, observa-se que, ainda criança, Natasha é roubada de seus pais para ser criada e treinada na Sala Vermelha a fim de se tornar uma assassina. Semelhantemente, a objetificação da criança, que visa moldá-la para suprir determinados interesses, fere a garantia do direito integral à infância. Logo, os fatores que desfavorecem o direito a uma boa infância são a superproteção familiar e a manipulação da criança.
A princípio, a proteção excessiva da família a criança é um obstáculo para o seu pleno desenvolvimento, tal como mostra a série “The Act”, onde Gipsy é manipulada desde criança pela mãe, de modo que força e forja doenças na filha para mantê-la longe de uma vida independente de seus cuidados, o que leva Gipsy a se revoltar e arquitetar o assassinato de sua mãe. Analogamente, quando uma criança é forçada a seguir ordens da família e privada de seus próprios desejos e direitos, é evidente que a superproteção causa mais mal que bem. Consequentemente, a criança desenvolve sérios problemas emocionais por conta da privação, o que pode ocasionar o ódio e levar a criança a cometer atos trágicos como o da série.
Além disso, a manipulação proveniente da família reforça o quanto crianças e adolescentes são vistos como objetos, assim como mostra o documentário “Educação Americana: Fraude ou privilégio?”, onde famílias de classe alta compram vagas de universidades estadunidenses para seus filhos de forma fraudulenta e até mesmo sem o consentimento deles, apenas para usá-los com o objetivo de compor o status de fama e poder da família. Igualmente, quando crianças e adolescentes são induzidos a certas situações, tal como mostra o documentário, nota-se que os pais usam seus filhos como objeto de autorrealização, sem levar em conta a vontade dos filhos, o que torna claro que a manipulação é nociva. Como resultado, a criança é vista como uma marionete, gerando mais consequências negativas a ela, além de sofrer o desrespeito de seus direitos.
Diante do exposto, é necessário buscar medidas para que a superproteção familiar e a manipulação deixem de roubar a garantia do direito integral à infância. Isso será possível com o projeto “Brasileirinhos felizes”, que será desenvolvido pelos Ministérios da Família e da Cidadania. A partir da criação de um imposto às famílias que possuem crianças, serão financiados atendimentos psicológicos a crianças e adolescentes, que deverão ser atendidos mensalmente a fim de serem fiscalizados os seus comportamentos e identificar possíveis casos de negligência familiar. Ademais, os pais comparecerão mensalmente às escolas, onde neuropediatras irão palestrar acerca do Desenvolvimento Infantil para alertar sobre os perigos dos maus-tratos. Com isso, o Brasil preservará o direito à infância, de modo a contribuir para a construção de futuros cidadãos saudáveis e impedir mais casos como o de Natasha.
PedroEnrryke
1º PARÁGRAFO: Assunto, tema e tese bem explicados. Nada a acrescentar e muito menos a retirar.
Ortografia: A palavra “assim”, no começo da 2ª linha, está empregada de forma errada. Além disso, há vírgula antes de “a fim de” (na 3ª linha).
2º PARÁGRAFO: Argumento bem desenvolvido. Parabéns pelo repertório!
Ortografia: antes de criança, na primeira linha, há crase no “a”. Além disso, houve uso indevido da palavra “onde”, a qual só pode ser usada diante de palavras que indicam lugares. No caso da 2ª linha, o nome da série não é um lugar. Tu poderias ter usado a palavra “na qual” no lugar de “onde”.
3º PARÁGRAFO: Argumento bem desenvolvido. Parabéns pelo repertório!
Ortografia: Além disso, houve uso indevido da palavra “onde”, a qual só pode ser usada diante de palavras que indicam lugares. No caso da 3ª linha, o nome da série não é um lugar. Tu poderias ter usado a palavra “na qual” no lugar de “onde”.
4º PARÁGRAFO: Sua proposta de intervenção contém todos os elementos necessários (o quê, quem, como, para quê e detalhes).
Ortografia: Há vírgula na 7ª linha após “mensalmente”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
1. Cuidado com o tamanho do seu texto. Ele ficou gigante (38 linhas). Poderias ter dito menos coisas.
2. Cuidado com o uso da palavra “que”. Você a repetiu várias vezes ao longo do texto. Poderias ter utilizado outras palavras com o mesmo sentido.
C. I = 160
C. II = 120
C. III = 120
C. IV = 120
C. V = 200
Nota total: 720 pontos.
Lucas.mmmendes
Olá!
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então, me desculpe por qualquer equívoco. :)
“No filme “Viúva Negra”, é retratada a trajetória de Natasha até se tornar uma heroína. Assim, na obra, observa-se que, ainda criança, Natasha é roubada de seus pais para ser criada e treinada na Sala Vermelha(1) a fim de se tornar uma assassina. Semelhantemente, a objetificação da criança, que visa moldá-la para suprir determinados interesses, fere a garantia do direito integral à infância. Logo, os fatores que desfavorecem o direito a uma boa infância são a superproteção familiar e a manipulação da criança.”
(1) Falta uma vírgula;
“A princípio, a proteção excessiva da família a(2) criança é um obstáculo para o seu pleno desenvolvimento, tal como mostra a série “The Act”,(3) onde Gipsy é manipulada desde criança pela mãe, de modo que força e forja doenças na filha para mantê-la longe de uma vida independente de seus cuidados, o que leva Gipsy a se revoltar e arquitetar o assassinato de sua mãe. Analogamente, quando uma criança é forçada a seguir ordens da família e privada de seus próprios desejos e direitos, é evidente que a superproteção causa mais mal que bem. Consequentemente, a criança desenvolve sérios problemas emocionais por conta da privação, o que pode ocasionar o ódio e levar a criança a cometer atos trágicos como o da série.”
(2) Estou um pouco em dúvida, mas acho que esse “a” é com crase;
(3) Tenho uma sugestão: Talvez fosse melhor colocar um ponto final no lugar dessa vírgula; além disso, a parte que você explica o que a mãe de Gipsy fez ficou meio confusa. Vou te dar um exemplo:
“A princípio, a proteção excessiva da família à criança é um obstáculo para o seu pleno desenvolvimento, tal como mostra a série “The Act”. Nessa obra de ficção, a personagem Gipsy é manipulada desde criança pela mãe, que força e forja doenças na filha para mantê-la longe de uma vida independente de seus cuidados, levando Gipsy a se revoltar e arquitetar seu assassinato.”
Seria mais ou menos assim.
“Além disso, a manipulação proveniente da família reforça o quanto crianças e adolescentes são vistos como objetos, assim como mostra o documentário “Educação Americana: Fraude ou privilégio?”,(4) onde famílias de classe alta compram vagas de(5) universidades estadunidenses para seus filhos de forma fraudulenta e(6) até mesmo(7) sem o consentimento deles, apenas para usá-los com o objetivo de compor o status de fama e poder da família. Igualmente, quando crianças e adolescentes são induzidos a certas situações, tal como mostra o documentário, nota-se que os pais usam seus filhos como objeto de autorrealização, sem levar em conta a vontade dos filhos, o que torna claro que a manipulação é nociva. Como resultado, a criança é vista como uma marionete(8), gerando mais consequências negativas a ela, além de sofrer o desrespeito de seus direitos.”
(4) Sugiro o mesmo que falei no parágrafo anterior;
(5) Acredito que o uso correto seria “em”;
(6) e (7) Tem uma vírgula;
(8) A criança ser vista como uma marionete não é algo literal. Sugiro mudar;
“Diante do exposto, é necessário buscar medidas para que a superproteção familiar e a manipulação deixem de roubar(9) a garantia do direito integral à infância. Isso será possível com o projeto “Brasileirinhos felizes”, que será desenvolvido pelos Ministérios da Família e da Cidadania. A partir da criação de um imposto às famílias que possuem crianças, serão financiados atendimentos psicológicos a crianças e adolescentes, que deverão ser atendidos mensalmente(10) a fim de serem fiscalizados os seus comportamentos e identificar possíveis casos de negligência familiar. Ademais, os pais comparecerão mensalmente às escolas, onde neuropediatras irão palestrar acerca do Desenvolvimento Infantil para alertar sobre os perigos dos maus-tratos(11). Com isso, o Brasil preservará o direito à infância, de modo a contribuir para a construção de futuros cidadãos saudáveis e impedir mais casos como o de Natasha.”
(9) A palavra roubar nesse contexto também não é literal. Sugiro mudar;
(10) Tem uma vírgula;
(11) Adicionalmente, você apresenta os cinco elementos para a conclusão:
Ação -> atendimentos psicológicos a crianças e adolescentes;
Agente -> Ministérios da Família e da Cidadania;
Finalidade -> a fim de serem fiscalizados os seus comportamentos e identificar possíveis casos de negligência familiar;
Modo -> A partir da criação de um imposto às famílias que possuem crianças;
Detalhamento -> Ademais, os pais comparecerão mensalmente às escolas, onde neuropediatras irão palestrar acerca do Desenvolvimento Infantil para alertar sobre os perigos dos maus-tratos.
No seu detalhamento, faltou deixar claro que o comparecimento dos pais às escolas faz parte do Programa Brasileirinhos Felizes. Sugiro colocar depois de “ademais” o seguinte: esse programa deverá contemplar, também, os pais…
Notas:
C1: 160
Projeto Redação
Oie, espero que a minha correção te ajude.
Introdução:
▪︎No filme “Viúva Negra”, é retratada a trajetória de Natasha até se tornar uma heroína. Assim, na obra, observa-se que, ainda criança, Natasha é roubada de seus pais para ser criada e treinada na Sala Vermelha [1] a fim de se tornar uma assassina. Semelhantemente, a objetificação da criança, que visa moldá-la para suprir determinados interesses, fere a garantia do direito integral à infância. Logo, os fatores que desfavorecem o direito a uma boa infância são a superproteção familiar e a manipulação da criança.
Obs.:
▪︎1- Ausência de vírgula.
Desenvolvimento 01:
▪︎A princípio, a proteção excessiva da família a criança é um obstáculo para o seu pleno desenvolvimento, tal como mostra a série “The Act”, onde [1] Gipsy é manipulada desde criança pela mãe, de modo que força e forja doenças na filha para mantê-la longe de uma vida independente de seus cuidados, o que leva Gipsy a se revoltar e arquitetar o assassinato de sua mãe. [2] Analogamente, quando uma criança é forçada a seguir ordens da família e privada de seus próprios desejos e direitos, é evidente que a superproteção causa mais mal que bem. Consequentemente, a criança desenvolve sérios problemas emocionais por conta da privação, o que pode ocasionar o ódio e levar a criança a cometer atos trágicos como o da série.
Obs.:
▪︎1- Uso inadequado da palavra “onde”, pois significa lugar físico, substitua por “em que, que, o qual…”
▪︎2- Resume essa série, tá muito longa.
▪︎Use mais conectivos.
▪︎A estrutura do seu parágrafo está errada, visto que não fez o tópico frasal, não explicou o tópico frasal, já que não tem, e não fez o encerramento do parágrafo.
▪︎Essa é a estrutura correta:
Os desenvolvimentos são divididos em 2 parágrafos e cada parágrafo com a mesma estrutura divididos em quatro partes muito importantes.
▪︎1° parte – Tópico frasal: citação da ideia, também conhecida como tópico frasal. Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.
▪︎2° parte – Explicação do tópico frasal: aprofundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.
• Isso se deve ao fato de/da/do
• Isso ocorre porque
• Isso ocorre devido à/ao
• Isso acontece porque
• Isso acontece devido à/ao
• Isso decorre de/da/do
• Esse fato pode ser tomado como relevante, já que
▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.
▪︎3° parte – Repertório: também conhecido como exemplo, local principal onde deve-se utilizar outras áreas do conhecimento (competência 2) e sustentar a opinião desenvolvida (competência 3). Pode ser qualquer área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembre-se, não basta jogar o repertório no parágrafo, você deve explicar a relação desse exemplo com o seu assunto, pois você deve torná-lo produtivo. Não se prolongue muito, no máximo, em três linhas.
▪︎4° parte – Encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.
Obs. 1: essa estrutura serve para os dois parágrafos de desenvolvimentos, em cada parágrafo deve conter oito ou nove linhas, não basta você argumentar quatro ou cinco linhas e achar que vai fechar a competência dois e três. Outra coisa, em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos dois conectivos, além dos conectores que servem para fazer a ligação de um período para outro. Tá, mas eu posso usar o repertório no segundo período? Poder pode, mas você terá que trazer outro em seguida, pois o que é utilizado no segundo período é de embasamento e não comprova o seu argumento. Então, tome cuidado com isso, pois se você usa o repertório no segundo período, e não traz outro, perderá pontos na competência dois e, consequentemente, a três.
Obs. 2: a quantidade de períodos é de quatro a cinco e o número de linhas oito a nove.
Desenvolvimento 02:
▪︎Além disso, a manipulação proveniente da família reforça o quanto crianças e adolescentes são vistos como objetos, assim como mostra o documentário “Educação Americana: Fraude ou privilégio?”, onde [1] famílias de classe alta compram vagas de universidades estadunidenses para seus filhos de forma fraudulenta e [2] até mesmo [3] sem o consentimento deles, apenas para usá-los com o objetivo de compor o status de fama e poder da família. [4] Igualmente, quando crianças e adolescentes são induzidos a certas situações, tal como mostra o documentário, nota-se que os pais usam seus filhos como objeto de autorrealização, sem levar em conta a vontade dos filhos, o que torna claro que a manipulação é nociva. Como resultado, a criança é vista como uma marionete, [5] gerando mais consequências negativas a ela, além de sofrer o desrespeito de seus direitos.
Obs:
▪︎1- Uso inadequado da palavra “onde”, pois significa lugar físico, substitua por “em que, que, o qual…”
▪︎2 e 3- Ausência de vírgulas.
▪︎4- Resume esse documentário, tá muito longo.
▪︎5- Liguagem informal.
▪︎Mesma coisa do desenvolvimento um, siga a estrutura que eu passei.
▪︎Use conectivos, como: dessa forma, dessa maneira, diante dessa perspectiva, logo, nesse sentido, etc.
Conclusão:
▪︎Diante do exposto, é necessário buscar medidas para que a superproteção familiar e a manipulação deixem de roubar a garantia do direito integral à infância. Isso será possível com o projeto “Brasileirinhos felizes”, que será desenvolvido pelos Ministérios da Família e da Cidadania. A partir da criação de um imposto às famílias que possuem crianças, serão financiados atendimentos psicológicos a [1] crianças e adolescentes, que deverão ser atendidos mensalmente [2] a fim de serem fiscalizados os seus comportamentos e identificar possíveis casos de negligência familiar. Ademais, os pais comparecerão mensalmente às escolas, onde neuropediatras irão palestrar acerca do Desenvolvimento Infantil para alertar sobre os perigos dos maus-tratos. Com isso, o Brasil preservará o direito à infância, de modo a contribuir para a construção de futuros cidadãos saudáveis e impedir mais casos como o de Natasha.
Obs.:
▪︎1- as crianças*
▪︎2- Ausência de vírgula.
▪︎Sempre foque em apenas uma proposta de intervenção, pois não é preciso fazer duas resoluções para o problema, foque em apenas uma e detalhe ao máximo. Além disso, não se prolongue muito, o número de linhas deve ser, no máximo, sete.
Nota:
c1: 160
c2: 120
c3: 120
c4: 120 (cuidado com repetições, teve várias)
c5: 160
Total: 680