O direito integral à infância é fundamental para a formação dos cidadãos, pois, é logo nos primeiros anos de vida que o indivíduo interage com o meio social, o que colabora para sua formação pessoal. Com isso, é mister que todo ser humano passe pela fase infantil de forma saudável e sem traumas, no entanto, essa ainda não é uma realidade válida no hodierno cenário atual do mundo, visto que ainda há muitas desavenças e complicações na hora de ser criança, pois a exploração do trabalho e abuso de menores ainda acompanha a contemporaneidade.
Em primeiro lugar, é importante destacar que desde a era escrava, a exploração da mão de obra infantil era muito comum. Infelizmente, tal prática perdura até os eventuais dias, submetendo crianças a trabalharem por longas horas de forma não saudável e consequentemente gerando traumas nesse ser vivo, o que na maioria dos casos, dificultará na formação identitária do mesmo. Sem dúvidas, a fase da infância exige muito lazer e saúde direcionada aos caçulas, sob essa ótica, consta em lei que a exploração do trabalho infantil é crime, porém o sistema é falho e não consegue inibir essa problemática por completo.
Em segundo lugar, a novela brasileira “O outro lado do paraíso” retrata a vida de uma garota que foi abusada pelo padrasto durante sua infância, e isso acarreta em traumas e transtornos negativos relacionados à saúde mental da menina. Não distante da ficção, assim também acontece em muitas famílias, logo, vale ressaltar que muitas vezes o agressor é algum familiar e oprime a vítima a não buscar ajuda, o que contribui negativamente para a formação intelectual do sofredor.
Portanto, partindo-se do pressuposto de que a garantia do direito integral à infância é árduo, é de extrema importância que mediadas sejam tomadas para solucionar esse estigma. Destarte, é fundamental que o governo aliado ao Estatuto da criança e do adolescente (ECA) direcione verba para realizar campanhas persuasivas através da internet e outdoors que destacam a importância de uma infância saudável na vida do indivíduo, haja vista que esse período irá contribuir para o progresso profissional e mental daquele ser humano, dessa forma, será possível prever um futuro mais justo para as crianças.
KillZumbieBR
Competência 1:160 (demonstra muito conhecimento de palavras cultas,mas errou algumas palavras como:ótica(lugar que fabrica óculos,acredito que você queria dizer Óptica),mediadas(medidas),também acho que a palavra “hodierno” não se encaixa onde você usou pois pelo que pesquisei ele significa”que existe ou ocorre atualmente; atual, moderno, dos dias de hoje”o que vira casca de banana se você usa em seguida:cenário “atual do mundo”.
Competência 2:200 (acho que você fez uma abordagem completa do tema,além de repertório pertinente ao tema)
Competência 3:200 (acredito que tenho conseguido desenvolver os fatos e opiniôes,alem de desenvolvimento estratégico)
Competência 4:200 (bastante presença de elementos coesivos)
Competência 5:200 (todos os 5 elementos foram concluidos)
total:940
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎O direito integral à infância é fundamental para a formação dos cidadãos, pois, é logo nos primeiros anos de vida que o indivíduo interage com o meio social, o que colabora para sua formação pessoal. Com isso, é mister que todo ser humano passe pela fase infantil de forma saudável e sem traumas, no entanto, essa ainda não é uma realidade válida no hodierno cenário atual do mundo, visto que ainda há muitas desavenças e complicações na hora de ser criança, pois a exploração do trabalho e abuso de menores ainda acompanha a contemporaneidade.
OBS:
▪︎Equívoco de vírgula depois de (pois).
▪︎(no hodierno cenário atual do mundo) inverta a frase (no cenário atual do mundo hodierno).
▪︎Repetição da conjunção (pois) poderia ter usado um (já que).
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Em primeiro lugar, é importante destacar que desde a era escrava, a exploração da mão de obra infantil era muito comum. Infelizmente, tal prática perdura até os eventuais dias, submetendo crianças a trabalharem por longas horas de forma não saudável e consequentemente gerando traumas nesse ser vivo, o que na maioria dos casos, dificultará na formação identitária do mesmo. Sem dúvidas, a fase da infância exige muito lazer e saúde direcionada aos caçulas, sob essa ótica, consta em lei que a exploração do trabalho infantil é crime, porém o sistema é falho e não consegue inibir essa problemática por completo.
OBS:
▪︎(Em primeiro lugar) não é mais considerado um elemento coesivo, substitua por (É necessário pontuar, de início,… ou De início,…).
▪︎Acredito que você usou a (era da escravidão) como repertório, mas não é adequado trazer o repertório logo no início, pois este é o lugar do tópico frasal, uma frase que vai resumir o que será discutido naquele parágrafo de desenvolvimento.
▪︎Sunstitua (era escreva) por (era da escravidão).
▪︎Evite sentimentalismo na redação (infelizmente, lamentavelmente) substitua por um conectivo: Nesse sentido, Nesse parâmetro, Nesse viés, No entanto, Diante dessa perspectiva, Dessa forma, Desse modo, Dessa maneira, Entretanto. Esses conectivos servem para ligar um período ao outro e é avaliado na Competência 4.
▪︎Ausência de vírgulas em (e, consequentemente,)
▪︎Não utilize (mesmo ou mesma) para retomar alguma coisa, substitua por (destes).
▪︎Escassez de conectivos, poderia ter usado um no início do segundo período e outro no início do terceiro.
▪︎Poderia ter argumentado mais, o ideal é fazer 4 períodos nos parágrafos dos desenvolvimentos.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Em segundo lugar, a novela brasileira “O outro lado do paraíso” retrata a vida de uma garota que foi abusada pelo padrasto durante sua infância, e isso acarreta em traumas e transtornos negativos relacionados à saúde mental da menina. Não distante da ficção, assim também acontece em muitas famílias, logo, vale ressaltar que muitas vezes o agressor é algum familiar e oprime a vítima a não buscar ajuda, o que contribui negativamente para a formação intelectual do sofredor.
OBS:
▪︎(Em segundo lugar) também não é mais considerado um elemento coesivo, substitua por (É importante discutir, ainda,… ou Ademais,…)
▪︎Novamente, não use o repertório no início do parágrafo.
▪︎Escassez de conectivos.
▪︎Argumentou muito pouco e só fez 2 períodos.
▪︎Faltou fazer o tópico frasal e o encerramento do parágrafo.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, partindo-se do pressuposto de que a garantia do direito integral à infância é árduo, é de extrema importância que mediadas sejam tomadas para solucionar esse estigma. Destarte, é fundamental que o governo aliado ao Estatuto da criança e do adolescente (ECA) direcione verba para realizar campanhas persuasivas através da internet e outdoors que destacam a importância de uma infância saudável na vida do indivíduo, haja vista que esse período irá contribuir para o progresso profissional e mental daquele ser humano, dessa forma, será possível prever um futuro mais justo para as crianças.
OBS:
▪︎A Inicial da palavra (Governo) é com letra maiúscula, pois se trata de um agente.
▪︎Uso inadequado da palavra (através) uma vez que significa algo que atravessa, substitua por (por meio ou por intermédio).
▪︎Coloque (“outdoors”) dentro de aspas, pois ela é uma palavra estrangeira, ou seja, em inglês.
▪︎Erro de concordância (destacam) o correto é (destaquem).
▪︎Coloque um ponto final depois de (humano).
▪︎Poderia telhado mais sua solução.
NOTA
▪︎C1: 140
▪︎C2: 160
▪︎C3: 160
▪︎C4: 140
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 760
vitoriamilhomesz
INTRODUÇÃO: Cuidado com a repetição da palavra “formação”
A sua introdução ficou muito boa. Você conseguiu expor o tema de uma forma bem detalhada além de, também, expor suas teses.
.
I DESENVOLVIMENTO: “desde a era escrava”… Tente explicar melhor essa “era escrava”, qual ano ou década foi, ou até mesmo, há quantos séculos foram.
O seu desenvolvimento é bem detalhado e seu ponto de vista é facilmente reconhecível. Entretanto, você utiliza fatos sem fontes que demostrem que são verdadeiros. Ao mencionar que a escravidão infantil perdura até os dias atuais coloque um dado, uma notícia que evidencie isso.
.
II DESENVOLVIMENTO: Paragrafo também muito bem escrito, além de utilizar a novela como uma forma de enriquecer o texto. Porém, mais uma vez, você relatou que muitas famílias passam pelo que a menina da novela passou, mas, não utilizou uma fonte de demonstre que isso é verdade..
.
CONCLUSÃO: Cuidado com o uso da palavra “estigma”, procure seu significado na internet.
Ademais, está ótima e possui os 5 critérios estabelecidos.
.
PARABÉNS!!!!