A garantia do direito integral à infância
No filme “Leon, O profissional” é apresentado ao longo da trama o pesadelo na vida da criança Matilda, que sofre recorrentes violências domésticas. Fora da obra, o caos vivenciado pela personagem assemelha-se à vida de várias crianças no Brasil. Contudo, faz-se análise que, certa situação tem permanecido por dois motivos; a negligência do governo, e a falta de diálogo entre as famílias.
Em primeiro lugar destaca-se a negligência do Governo diante tal situação, visto que, hodiernamente há meios para que esse cenário evolua. Certamente, de acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, precisamente no artigo 227, assegura que, toda criança, jovem e adolescente tem direito à saúde, segurança e educação, todavia de certo modo esse direito não tem se realizado de forma prevista, visto que a violência contra a criança cresce gradativamente a cada ano.
Em segundo lugar, salienta-se a falta de diálogo entre as famílias brasileiras, dado que, o desleixo de muitos pais e mães acarretam severamente no comportamento das crianças, criando-se assim uma barreira para que a mesma não se sinta à vontade para contar o que decorre em sua vida. Conforme uma matéria divulgada pela Agência Brasil em 2020, cerca de 2 mil crianças abaixo de 4 anos morreram em uma década, um dado bastante repulsivo, uma vez que as crianças de menor idade não sabem se defender de agressores.
Portanto, conclui-se que uma medida seja tomada urgentemente para que mude essa situação de desalento no Brasil. Sendo assim, cabe ao Governo promover campanhas com o intuito de informar a população sobre o problema, e incentivar os pais a conversarem com os filhos. Outrossim, cabe ao MEC (Ministério da Educação) disponibilizar psicólogos nas escolas para que as crianças tenham alguém para falar sobre o que corre em suas vidas e fazerem denúncias de alguma inconformidade. Desse modo, entende-se que somente dessa forma, pode-se evitar a violência e promover a garantia do direito integral à infância, evitando-se assim que mais crianças tenham sua infância igual a de Matilda.
Cristiiina
Gostei bastante do tema da sua redação.
desenvolvimento 1: quando você cita que a violência contra as crianças cresce seria importante colocar de onde você tirou essa informação para dá veracidade ao argumento.
O desenvolvimento 2 está ok porém cuidado com a repetição de palavras você usou bastante as palavras crianças e Brasil use sinônimos.
conclusão: faltou explicar como as criancas fariam as denúncias.
Marcos011
Introdução : O conectivo “Contudo” acho que está mal colocado, pois ele seria uma conjunção adversativa e na oração anterior há uma comparação. O uso de “Dessa forma” ou algo semelhante seria melhor.
D1: Na parte “visto que a violência contra a criança cresce gradativamente a cada ano.” teria que haver uma fonte para tal afirmação. Há também o fato do parágrafo ser um pouco pequeno em comparação com a conclusão, o d1 possui 6 linhas e a conclusão 9.
Conclusão : Evite o uso de parênteses, uma virgula isolando a explicação é uma boa. Há duas propostas : a primeira possui apenas o agente, ação e finalidade, faltando, dessa forma, o meio e o detalhamento, enquanto na segunda ocorre a mesma coisa. Minha dica é especificar o meio/modo com o uso de ” por meio de/ mediante”, já a finalidade seria você detalhar mais a proposta ou até mesmo o agente.