“O homem é lobo do homem” tal frase do filósofo Thomas Hobbes relaciona-se com o papel negligente que muitas famílias têm no que tange a garantia do direito integral à infância para as crianças brasileiras. Visto que, na maioria das vezes as crianças possuem seus direitos violados dentro de seus próprios lares. “Como no recente caso da morte do menino Henry Borel, assassinado por seu então padrasto dentro de sua casa no Rio de Janeiro”.
“Entre 2010 e 2020, pelo menos 103.149 crianças e adolescentes com idades de até 19 anos morreram no Brasil, vítimas de agressão, segundo levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).” A violência contra as crianças que já era algo frequente se acentuou ainda mais com a pandemia do COVID-19. Uma vez que, as pessoas foram obrigadas a ficar mais tempo em casa e em consequência disso as vítimas ficam mais tempo com seus agressores que na maioria das vezes são da própria família. A paralisação das escolas também fez com que as crianças não tivessem com quem denunciar as obrigando a sofrem violações de seus direitos todos os dias sem ajuda alguma.
Ademais, o livre acesso de crianças a computadores e celulares, também é muito prejudicial, no que se refere ao acesso a pornografia e a hipersexualização infantil causada pela grande mídia, que faz com que as crianças passem a ter comportamentos inadequados para suas idades, ocasionando a perda do período tão importante para os indivíduos que é a infância.
No sentido da garantia do direito integral à infância, cabe ao Ministério da educação em parceria com as escolas e famílias, criar programas que visem a proteção das crianças, por meio de palestras, campanhas e cursos voltados para os pais e responsáveis de modo que a única preocupação das crianças brasileiras seja brincar e viver com segurança a sua infância.
toto
olá
Sou iniciante, então irei corrigir mas sem dá nota.
Gostei bastante da redação, escreve bem, porém, falta um pouco de aprofundamento principalmente nos desenvolvimentos.
A conclusão também poderia ser mais detalhada seguindo o modelo daquilo que se pede pelos corretores do Enem.
Resumindo, ficou muito boa. Continue praticando que irá chegar ao 1000.
Boa sorte
Mimi.S
Oi.
Olha, sua ideia está boa. Porém ocorreu a falta de argumentos na introdução, ja que ali você tem que apresentar o que será defendido durante seu texto. Também
a ausência de conectivos nos próximos dois parágrafos. Mas tenho que dizer que a conclusão está boa.
Você está no caminho, só continuar praticando.
gibees0
Introdução:
“O homem é lobo do homem” tal frase do filósofo Thomas Hobbes relaciona-se com o papel negligente que muitas famílias têm no que tange a garantia do direito integral à infância para as crianças brasileiras.
Faz-se necessário fazer uma contextualização maior da frase do filósofo Thomas Hobbes para fazer um entrelaçamento, óbvio, com o tema da redação. Além disso, tal frase não faz ligação alguma, sem a sua contextualização, com o tema. Ainda, assim, sobre Hobbes, só para acrescentar e para “exalar” um certo conhecimento, adicionar, facultativamente, antes ou depois do nome Thomas Hobbes um “filósofo contratualista”.
Visto que, na maioria das vezes as crianças possuem seus direitos violados dentro de seus próprios lares.
Como assim? Visto o quê? Não há ligação com a oração anterior, o que faz à sua introdução ficar totalmente confusa. Acrescentando o “Como no recente caso da morte do menino Henry Borel, assassinado por seu então padrasto dentro de sua casa no Rio de Janeiro” faz uma confusão e transforma a sua redação tal como um esqueleto com partes em lugares errado. Além do mais, não está presente as suas teses.
No que diz respeito à gramatica há alguns erros de vírgula e crase
Desenvolvimentos:
Antes de apontar os comentários, torna-se necessário dizer que, com a falta de apresentação das suas teses que seriam desenvolvidas no próprio desenvolvimento, haverá uma dificuldade de “avaliá-la”
No primeiro desenvolvimento, inicialmente, faltaram conectivos tanto no início do seu texto tanto no decorrer dele. Ok, a sua primeira oração diz respeito à um dado estatístico e você consegue conectá-la a frase anterior, no entanto, precisa-se, novamente, adicionar conectivos para uma maior sistematicidade e amplo entendimento da sua redação. Também, no final do seu desenvolvimento, deveria ter uma finalização ampla, por exemplo: Dessa forma, faz-se necessário, para reverter tal ótica nefasta, medidas cabíveis. No mais, o seu desenvolvimento ficou bom, mesmo com essas observações e erros gramaticais.
Segundo desenvolvimento:
Apesar de haver o conectivo inicial, faltou um aprofundamento no seu desenvolvimento. Ok, o problema seria qual? Vamos supor que, inserindo na sua introdução, o problema seria apontado como a inobservância familiar ou até mesmo uma inobservância midiática, a qual você se refere no seu texto. Dessa forma, então, seria necessária aponta, de forma profunda, quais os problemas que essa inobservância acarretaria.
Conclusão:
Mais uma vez sem presença de conectivos para iniciar a conclusão. Apesar disso, há a presença dos elementos primordiais. Porém, ainda, falta uma maior profundidade na sua conclusão, haja vista que ela, tão somente, possui um peso de 200 pontos.
NOTA: 580/600
asde11
Oi!
Você tem boas ideias para desenvolver uma redação.
Mas, por exemplo no Enem é necessário seguir todas as competências para não perder pontos.
Na introdução você foi muito boa. Mas senti falta de argumentos.
No desenvolvimento 1, é preciso conectivos
No desenvolvimento 2, a mesma coisa.
A conclusão eu achei legal
Se continuar praticando, vai chegar longe!