Iniciante

A garantia do direito integral à infância

  • 1

   De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal Brasileira, é dever do Governo garantir todos os recursos básicos aos cidadãos. No entanto, torna-se visível a ineficiência do artigo quando o número de crianças que moram nas ruas, ou em situações muito precárias, aumentam cada vez mais. Evidenciando a ausência de suporte governamental que causa, dentre outros, a evasão escolar e o trabalho infantil, prejudicando a vida e infância desses cidadãos que “amadurecem” mais rápido devido às circunstâncias que têm que enfrentar.
   Nesse sentido, a moradia é um dos recursos básicos inerentes aos brasileiros, contudo, basta caminhar nas ruas para perceber que várias crianças não usufruem de um lar adequado, consequência que reflete diretamente na evasão escolar, ou seja, no abandono das atividades escolares, já que as mesmas não conseguem ou não podem ir à escola, prejudicando à formação acadêmica e a infância, pois , o trabalho é o único recurso que veem para melhorar suas condições de vida.
   Logo, o trabalho infantil, mesmo sendo ilegal, é a única saída viável encontrada pelas famílias para sustentar-se diante da conivência do Governo que, mesmo oferecendo benefícios como o “Bolsa Família”, não garante o suficiente para suprir os consumos fundamentais e não engloba os moradores de rua, marginalizando as crianças e submetendo-as a uma possível separação dos pais, fragilizando-as psicologicamente e intensificando suas dificuldades durante à infância.
   Portanto, cabe ao Governo Federal em contribuição com o Estatuto da Criança e do Adolescente intervir nessa problemática. Através de investimentos para construção, em todo território nacional, de abrigos que contenham um sistema educacional, com o objetivo de alfabetizar e contribuir para a educação das crianças e de seus responsáveis, garantindo os direitos básicos, inclusos na Constituição, até que possam se estabilizar financeiramente, excluindo os casos de evasão escolar e do trabalho infantil e, por fim, recuperando a infância que toda criança tem o direito de usufruir.

Compartilhar

2 Correções

  1. De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal Brasileira, é dever do Governo garantir todos os recursos básicos aos cidadãos. No entanto, torna-se visível a ineficiência do artigo quando o número de crianças que moram nas ruas, ou em situações muito precárias, aumentam cada vez mais. (ausência de conectivo) Evidenciando a ausência de suporte governamental que causa, dentre outros, a evasão escolar e o trabalho infantil, prejudicando a vida e infância desses cidadãos que “amadurecem” mais rápido devido às circunstâncias que têm que enfrentar.

    Nesse sentido, a moradia é um dos recursos básicos inerentes aos brasileiros, contudo, basta caminhar nas ruas para perceber que várias crianças não usufruem de um lar adequado, consequência que reflete diretamente na evasão escolar, ou seja, no abandono das atividades escolares, já que as mesmas não conseguem ou não podem ir à escola, prejudicando à (a) formação acadêmica e a infância, pois, o trabalho é o único recurso que veem para melhorar suas condições de vida. Obs: por que tem crianças morando na rua? Argumente melhor!!

    Logo, o trabalho infantil, mesmo sendo ilegal, é a única saída viável encontrada pelas famílias para sustentar-se diante da conivência do Governo(você já usou anteriormente troque por Estado) que, mesmo oferecendo benefícios como o “Bolsa Família”, não garante o suficiente para suprir os consumos fundamentais e não engloba os moradores de rua, marginalizando as crianças e submetendo-as a uma possível separação dos pais, fragilizando-as psicologicamente e intensificando suas dificuldades durante a infância. Obs: quais ‘consumos fundamentais’? porque não engloba moradores de rua? Como isso leva a separação dos pais?

    Portanto, cabe ao Governo Federal em contribuição com o Estatuto da Criança e do Adolescente intervir nessa problemática.(ausência de conectivo) Através de investimentos para construção, em todo território nacional, de abrigos que contenham um sistema educacional, (sem necessidade da virgula) com o objetivo de alfabetizar e contribuir para a educação das crianças e de seus responsáveis, garantindo os direitos básicos, inclusos na Constituição, até que possam se estabilizar financeiramente, excluindo os casos de evasão escolar e do trabalho infantil e, por fim, recuperando a infância que toda criança tem o direito de usufruir.

    Competência I (160) A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você cometeu poucos desvios, que não foram recorrentes. Fique de olho!

    Competência II (120) A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Repertório legitimado, pertinente ao tema e produtivo.

    Competência III (100) A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. É nessa competência que sua tese é avaliada, ou seja, o seu posicionamento a respeito do tema proposto. O seu ponto de vista tem que ser claro e apresentado logo na introdução, juntamente com os pontos que você vai argumentar no seu desenvolvimento para apoiar a sua posição. Seus argumentos devem conversar entre si e devem ser desenvolvidos na sua dissertação, TODOS eles.

    Competência IV (120) A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Em outras palavras, essa competência analisa sua capacidade de articular as partes da sua redação, usando conectores textuais

    Competência V (200) A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Caso não esteja ciente, vou te atualizar. A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos. Analisemos sua melhor proposta (ainda que sua redação possua mais de uma intervenção, apenas a mais completa será pontuada pelo corretor do Enem)

    Nota: 700

    • 1
  2. Não sou nenhuma expert, mas tentarei ajudar.
    Competência 1: 200, não vi nenhum erro de português
    Competência 2: 120, eu achei que não relacionou bem seus repertórios com os argumentos, além disso senti que não compreendeu muito bem o tema proposto
    Competência 3: 160, achei bem organizado, mas ainda apresenta falhas
    Competência 4: 160, senti falta de conectivos entre períodos, mas entre parágrafos tem. E eu não usaria o “Logo” no D2, pois é um conectivo de conclusão e você está somando uma situação, enfim, troca por :além disso, además, somado a isso
    Competência 5: 160, fiquei na dúvida se você colocou a ação ou não, como fiquei perdida, dando 160, mas achei boa

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.