A “frescura” virou algo sério

  • 1

Há muito tempo que, a Depressão, vem sedo tratada como algo pequeno, como a sociedade costumar falar, frescura. Segundo dados da OMS, o suicídio é a segunda principal causa de mortes entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos, com cerca de 800 mil mortes a cada ano. Mas porquê? Porquê algo tão “irrelevante” causa tantas mortes?

A Depressão é um transtorno mental frequente que causa o sentimento de tristeza no indivíduo causando um humor deprimido, desinteresse no cotidiano, baixa autoestima, vontade frequente de chorar e no pior dos casos pode levar ao suicídio. Porém deve-se prestar atenção em autodiagnóstico, pois o Estado de Choque tem seus sintomas bem semelhantes a Depressão, tristeza, isso leva as pessoas que sofrem com esse estado se autodiagnosticarem com Depressão.

Em todo o mundo, mas de 300 milhões de pessoas sofrem com a Depressão, ou seja, 4,4% da população mundial, sendo mulheres as mais afetadas. No Brasil esse número era de 5,8%, porém nos últimos anos essa taxa subiu, 18,4% da população brasileira é diagnosticada com Depressão segundo a OMS. O mais interessante, é que o Brasil está entre os dez no ranking de países com maior taxa de suicídio no mundo e essa doença ainda não é lavada a sério.

Embora exista tratamentos eficazes conhecidos para a depressão, menos da metade dos indivíduos afetados no mundo (em muitos países, menos de 10%) recebem tais tratamentos. Depressão não tem cura, no entanto há tratamentos que são de suma importância para o controle da doença, medicamentosos e psicológicos. Os tratamentos psicológicos podem ser trabalhados tanto em grupo quanto de forma individual.

Para casos de Depressão moderada e grave esses tratamentos são trabalhados em fases: ativação comportamental, terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia interpessoal e em último caso medicamentos antidepressivos. Já em casos mais leves os tratamentos psicossociais são eficazes sem a necessidade dos tratamentos medicamentosos . Não é frescura é doença, o seja, escute e observe mais, aquele sorriso pode esconder muita dor e amanhã pode ser tarde demais para oferecer um ombro amigo.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, como vai?
    Lendo sua redação senti falta de conectivos, e também notei presença de alguns erros gramaticais. Você deveria juntar alguns parágrafos, como os que está citando sobre os tratamentos. Construa melhor sua conclusão, coloque mais argumentos nela que defendam sua opinião. Você é capaz, basta estudar um pouco mais. Boa sorte ;)

    • 0
  2. O texto tem alguns erros, mas me parece que são de digitação, sendo assim o que me chamou a atenção foi a falta de conectividade no texto, procure usar os conectivos vão ajudar com esse problema, sua conclusão merece um pouco de atenção, acredito que poderia ficar melhor, você tem potência basta praticar.Boa sorte

    • 0
  3. Olá escritor(a)!!
    Em sua redação senti muita falta ainda da presença de conectivos. Apesar de ser usado alguns nos parágrafos , não esqueça que você pode diversificar usando conectivos sinônimos. Foi feita até que uma ótima citação, porém você não conseguiu desenvolver sua tese e proposta ao máximo. Não esqueça que o último parágrafo do texto, você deve começar com um conectivo conclusivo (ex:Portanro, Logo, Desse modo, etc..) Boa sorte!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.