A força da união, mesmo que separados

  • 1

     Apesar de parecer contraditório, essa frase representa a realidade que o COVID-19, o coronavírus,  trouxe ao mundo: a necessidade das pessoas se unirem e serem solidárias umas com as outras, mesma que separadas em isolamento social.

    Algumas redes de supermercados já implantaram medidas para evitar estoques vazios, limitando o número de alimentos essenciais por CPF. Visto que muitas pessoas estavam estocando alimentos temendo a falta deles em virtude da pandemia. Um grande exemplo de falta de solidariedade, uma vez que provoca o aumento repentino de preços e faz com que as classes desfavorecidas percam seu poder de compra, que já era limitado.

      O mesmo problema ocorre com alguns remédios, devido à falsas notícias que circulam na internet – as “fakes news” – têm faltado medicamentos importantes como o hidroxicloroquina, utilizado para o tratamento de lúpus, malária e outras doenças. Logo, aqueles que realmente precisam deste medicamento não o têm encontrado nas farmácias.

      Portanto, vê-se a urgência dos indivíduos pensarem como um todo. Tendo em mente que os recursos para sobrevivência  estão em risco de escassez. Ser solidário nesta crise não é somente ajudar um idoso fazendo compras, ou doar álcool em gel, é também comprar com consciência, de acordo com a verdadeira necessidade de cada um.

       Neste momento delicado para a economia devemos pensar na solidariedade em todos os âmbitos sociais, seja dando preferência para comprar em um comércio pequeno ou se planejando para evitar uma demissão em massa. Mais do que nunca é preciso pensar no próximo. E para evitar alardes na população as empresas e o Estado devem ser transparentes e utilizar os meios de comunicações oficiais para desmentir boatos e se pronunciar com as verdadeiras informações sobre a situação do país, no campo da saúde e da economia principalmente. Como fez o Carrefour, que divulgou uma nota de esclarecimento sobre o abastecimento do supermercado e pediu que os clientes comprassem com moderação para que não haja falta de nenhum produto. É com transparência, precaução, união e solidariedade que o Brasil será capaz de passar por esta crise com o menor prejuízo possível.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem?
    Antes de mais nada, deixa eu te perguntar: a sua redação é voltada para a prova do ENEM ou outro vestibular? Vou corrigir como se fosse do ENEM (por conta de uma possível proposta de intervenção no último parágrafo), caso seja de outro vestibular, por favor avise :)
    Fiz a pergunta pois seu texto não é dissertativo-argumentativo. É apenas um texto dissertativo. Apesar de apresentar alguns tópicos sobre o tema você não desenvolveu esses temas. Não apresentou dados, nem citações e nenhuma outra estratégia argumentativa.
    A sua introdução não cumpre todos os papeis que deveria: contextualizar o assunto e apresentar sua tese. No desenvolvimento, como disse acima, está faltando embasamento nas suas ideias. Dá uma olhada sobre estratégias argumentativas que vai ajudar muuuuito. Além disso, preste também atenção na gramática do seu texto. Há erros graves de concordância (e os dois pontos na introdução não deviam estar ali). A sua redação não apresenta uma boa progressão (começo, meio e fim), sabe? Por isso o uso de conectivos é super importante. Dá uma olhadinha nisso também.
    Você dividiu sua conclusão em 2 parágrafos e não tem problema nisso, desde que bem feito. Mas sua conclusão também não cumpriu totalmente seu papel. Ela deve retomar muito resumidamente a sua tese e apresentar alternativas para resolver a problemática, expondo o agente, a ação, a maneira e a finalidade.
    —– CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA —–
    👉 Competência 1 (domínio da escrita): 120
    👉 • você cometeu alguns desvios gramaticais (conforme mencionei acima)
    👉 Competência 2 (compreensão do tema): 80
    👉 • você, infelizmente, desenvolveu de maneira insuficiente o seu texto
    👉 Competência 3 (selecionar e organizar argumentos e opiniões): 40
    👉 • você apresentou de certa forma a sua opinião sobre o tema mas não defendeu eles através de fatos. Considero uma seleção fraca de argumentos :(
    👉 Competência 4 (coesão e coerência do texto): 80
    👉 • você articulou seu texto de forma insuficiente. Aconselho usar muitos conectivos (de maneira correta, claro), pra dar um up nessa competência
    👉 Competência 5 (proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos): 80
    👉 • elaborou de forma insuficiente sua proposta de intervenção e ela estava mal articulada. Mas respeitou os direitos humanos :D
    ✔️ Total: 300 pontos
    📣 Uma dica final e ótima é seguir o Instagram do EscreverOnline (https://www.instagram.com/escreveronline/), lá eles sempre postam dicas e tiram dúvidas sobre redação.
    📣 Dá uma olhada como é feita a correção do Enem: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    Parabéns pela redação, bons estudos e até mais!

    • 0
  2. Competência 1 = 150, você deveria investir mais no modo culto de se escrever.
    Competência 2= 100, complementar o texto com informações de outras áreas é sempre bom.
    Competência 3= 100
    Competência 4= 150
    Competência 5= 150
    Total= 650
    ps: você começou a introdução falando sobre o título sem apresenta-lo no mesmo soou como se a introdução fosse uma continuação do título, mas enfim é só um toque.
    Parabéns pela sua redação!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.