A Fome no Brasil Como Enfrentar

  • 0

De acordo com, alguns autores a questão da fome no Brasil tem suas raízes no processo histórico de formação da sociedade brasileira, atribuindo sua emergencia ao início do período colonial. Entretanto, observa-se que os primeiros estudos sistematizados sobre os hábitos alimentares e as doenças carenciais relacionadas á alimentação da população brasileira só começaram a surgir a partir do século XIX, por meio das teses apresentadas ás faculdades de Medicina existentes até então Bahia e Rio de Janeiro.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar os fatores que contribuem para esse mal. Um deles é o crescimento economico, insuficiente para acabar com a pobreza no Brasil. Isso acontece, principalmente, devido á concentração de renda, que faz com que se perpetue a desigualdade social, que muitas vezes tem como consequencia a fome e a miséria. Atualmente, mesmo com os avanços tecnológicos e sociais, milhões de pessoas ainda sofrem com esse problema no nosso país. A escassez de alimentos é um problema que atinge um número elevado de cidadãos em todo o mundo. Em algumas regiões, as causas naturais agravam a situação, mas essencialmente a desigualdade é causada pelo próprio ser humano, com sua concentração de riqueza desigual.

Além disso, devemos destacar a instabilidade política, a má administração dos recursos públicos e a injusta estrutura fundiária, que impossibilitam o acesso dos trabalhadores aos meios de produção e concentram as terras nas maõs de  poucos. Ademais, as próprias causas naturais, como clima, desastres ambientais, pragas e inundações, são responsáveis por acentuar o problema da fome no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, apesar de não serem tão expressivas quanto a ação humana. Qualquer tentativa, minimamente séria, de atacar os problemas da fome e da pobreza deve considerar as suas mais profundas causas.

Fica claro, portanto, que o Governo deve repensar projetos sociais a curto prazo, reformulando antigas iniciativas, como o Fome Zero e o Bolsa Família, além de, a longo prazo, pensar em outras maneiras de distribuição de renda e reforma agrária, Quanto á sociedade, cabe a solidariedade, principalmente por meio de campanhas de doação, em parceria com a mídia e com as inúmeras ONGS espalhadas pelo país.

Compartilhar

6 Correções

  1. Oi, observei sua redação e existem momentos de falhas nela. Por exemplo sua introdução, não consigo com clareza observa a tese e o repertório sóciociltural desenvolvido foi pouco aprofundado. faltou clareza e seu posicionamento sobre a questão, pq vc apenas apresento informacoes porém não coloco sua opinião (muito importante se posicionar na redação pra o leitor logo de início observa qual lado vc vai defender.)
    Em ambos os parágrafos do desenvolvimento faltou argumentação com isso senti o texto muito vago
    Na conclusão ,não houve detalhamento por isso fico difícil encontrá uma solução indico apenas tentar encontrá a resolução do problema em apenas duas maneiras pq vc detalha e não se prende em apenas uma , mas claro tornando uma a principal pra resolução
    Nota: competência 1: 180
    Competência 2: 100
    Competência 3: 50
    Competência 4: 50
    Competência 5: 100
    Resultado: 480

    • 0
  2. competência 1(Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa): 180
    competência 2(Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.): 180
    competência 3(Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.): 160
    competência 4(Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.): 180
    competência 5(Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.): 160
    Sua redação está muito boa mesmo, só ter mais atenção com relação a sua conclusão, pois a mesma ficou um pouco confusa

    • 0
  3. Boa noite!
    Vi que sua redação esta muito bem estruturada usou conectivos bons so achei que deveria melhorar a sua conlusao colocando no início do parágrafo um topico frasal como ” Logo, medidas são necessárias para…”mas o restante ta ótimo.
    Desenvolvimento ficou bom so tenta colocar citações filosóficos acho que ficaria mais interessante mais isso e a seu critério.
    Enfim, parabéns…continuei treinando para melhorar mais ainda a sua escrita.
    Obs: Preste atenção nos detalhes como o ponto , vírgula e erros gramaticais para não perde pontos na sua redação. 1dica
    Competências
    1- 170
    2- 180
    3- 190
    4- 200
    5- 150
    NOTA : 890

    • 0
  4. Boa noite Laís.
    Se aceita minhas ponderações… Sou bem sincero ksskks
    Bem, notoriamente, o texto chegou a 30 linhas digitalizado para o site, coisa que um desenvolvimento de 7 linhas no papel fica 4 ou 5 aqui, então suponho que no papel essa redação ultrapassa o número de linhas exigidas.
    INTRODUÇÃO
    CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
    Contextualização muito vaga… ”Alguns autores” quais? O corretor não vai ter firmeza dessa forma… Se por exemplo fosse.. Exemplo: Segundo o livro tal, do autor Machado de Assis, …. Seria bem melhor
    A tese ta parecendo mais uma alusão e não o ”título” com suas palavras que é o que a tese é, quebrando o texto desde do inicio
    Não possui direcionamento
    Deu 7 linhas aqui, então suponho eu que no papel deu umas 9 a 10 linhas, Introdução tem que ser 5 a 6 linhas no máximo.
    Repetiu o artigo ”a”, ”de” e ”da” 3 vezes de cada apenas na introdução
    DESENVOLVIMENTO
    ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO+ALUSÃO+DIRECIONAMENTO
    3 parágrafo menor que o 2 e isso não pode(maior ou igual) – desenvolvimento 5 a 8 linhas
    O 2 parágrafo deu 10 linhas!!!! como assim? Na folha da de umas 12 a 14 linhas, tá um parágrafo bem cansativo, com algumas frases desnecessárias que fazem errar a competência 1 e esquecer outras
    Pontuação e vírgula em lugares errados
    Contextualização sem uma fonte
    4 vezes ”é” e ”que”
    5 vezes ”de”
    6 vezes ”a”
    Meu amigo no ENEM isso seria uma nota complicada na competência 1… E ainda falta o 3 parágrafo
    Uma coisa é certa, conectivos usa bastante e isso é bom
    No 3 parágrafo continuou no mesmo pensamento do 2… Não apresentou as consequências, ficou cansativo e não apresentou um fato concreto para dar credibilidade, porque assim eu sou do nordeste.. Aqui ta chovendo bastante, a fome e miséria foi mais na época do quinze exemplo disso o livro de Rachel de Queiroz, O quinze… Mas o nordeste hoje em dia está igual qualquer outra região, existe pessoas carentes mas conforme foi exposto no texto não teria um argumento concreto se o corretor fosse do nordeste ou norte e soubesse como realmente ta a situação.
    4 vezes ”a” e ”de”
    3 vezes ”da”
    Acho que nos desenvolvimentos poderia ter investido mais em questão de não apenas como foi colocado que apenas uma elite possui uma parte do dinheiro, mas algo como a falta de emprego, as crises econômicas, fatos atuais como a COVID-19… O texto girou em torno de uma coisa só, não teve argumentos consistentes e ficou cansativo
    CONCLUSÃO
    CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO+ DIRECIONAMENTO(RETOMANDO A TESE)
    Não possuiu uma contextualização tipo
    ” Em vista das virtudes citadas, é necessário intervir sobre.” Todas redações que alcançam 1000 tem alguma espécie de contextualização e isso vai de cada um.
    Apenas o Governo é muito genérico poderia utilizar o Governo atrelado/juntamente ao Ministério da Economia por exemplo.
    Reformular mas como? O que pode ser mudado? O corretor não quer saber o que eles fariam mas uma opinião sua. Porque o programa ainda ta ai mesmo com seus troncos e barrancos… Então considero uma intervenção +/- porque sim poderia melhorar mas não disse o COMO e nem o PORQUE disso
    Na 2 proposta de Intervenção já teve erro de pontuação e começando a oração com letra maiúscula depois de vírgula.
    Vírgulas em lugares desnecessário e excesso em outros
    Falta de pontuação em algumas necessidades
    Na 2 proposta faltou o porque e foi meio genérica, já que isso já ocorre… Mas beleza, vou considerar essa
    Não retomou a tese fechando o texto de forma clara, a tese também não teve uma argumentação sua e sim uma espécie de alusão…
    Repetiu 4 vezes o ”a” e o ”o”
    E enfim… O que posso dizer é que estude sobre vírgulas, pontuação, estruturação da redação para que não fique tão cansativo, tente colocar fontes nas redações para ter mais autoria e credibilidade, responda as perguntas bases da conclusão O QUE? QUEM? COMO? PORQUE?, evite repitir palavras… enfim precisando estou a ordens :)
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    (NOTA COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM)
    COMPETÊNCIA 1: 40(erros como muita repetição, vírgulas, pontuações…)
    COMPETÊNCIA 2: 100(argumentações previsíveis)
    COMPETÊNCIA 3: 100(argumentos sem autoria/fontes)
    COMPETÊNCIA 4: 120(bastante conectivos porém bastante desestruturação textual)
    COMPETÊNCIA 5: 120(falta responder algumas perguntas bases, retomar a tese e uma contextualização para saber o que vai ser intervido)
    NOTA: 480

    • 0
  5. Redação show, só faltou o detalhamento na conclusão dizendo por meio de quais mídias a sua proposta de conclusão apareceria.
    Competencia 1: 180
    Competencia 2: 180
    Competencia 3: 160
    Competencia 4: 180
    Competencia 5: 160
    No mais, ta ótimo, minha meta agora é chegar pelo menos nesse nível de redação, grande exemplo!

    • 0
  6. Primeira competência: Demonstrar domínio da norma culta. – 180
    Segunda competência: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos – 180
    Terceira competência: Selecionar, relacionar,organizar e interpretar informações. – 160
    Quarta competência: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos: – 180
    Quinta competência: elaborar proposta de solução para o problema abordado – 160

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.