A constituição federal de 1988 prevê em seu artigo 6°, o direito a alimentação como essencial a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal direito não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa o extremo número de famílias passando fome no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, vale afirmar que não só o crescente desemprego, mas também o aumento de preço dos alimentos favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas para combater esse problema. É notório que o desemprego aumentou muito a partir do ano de 2020 devido a pandemia, já que muitos estabelecimentos tiveram que fechar por conta do isolamento. Segundo a Revista de Nutrição, no mês de outubro de 2020 havia 485 mil famílias em situação de extrema pobreza por conta do desemprego, o que, com certeza, é um grande colaborador para a fome no país.
Ademais, é fundamental apontar o aumento do preço dos alimentos como impulsionador da má alimentação no Brasil. De acordo com uma reportagem do Fantástico, na cidade de Cuiabá, os moradores estavam formando filas em distribuição de ossos e restos de carnes de um determinado açougue, que, cujo o dono informou que isso nunca tinha acontecido com tamanha frequência antes. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. A fim de extinguir a fome no Brasil, cabe ao Governo Federal entrar com um projeto de lei no Congresso Nacional que solicita maior liberamento de verba para que possa aumentar o valor do Auxílio Brasil para as famílias com condição financeira precária consigam comprar alimentos de qualidade. Assim, se consolidará uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos dispostos na magna carta.
johlemos
Oi, vou corrigir modelo Enem ok?
Sua introdução foi perfeita.
Seu primeiro desenvolvimento faltou fazer um desfecho para concluir o parágrafo, dizendo que algo precisa ser feito.
Seu segundo desenvolvimento faltou dar produtividade ao repertório exposto, dar a sua autoria além dos dados citados.
Obs: Um desenvolvimento precisa ter tópico frasal, repertório, produtividade do repertório e desfecho.
Sua intervenção na conclusão não está completa, faltou o meio/modo
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 160
Nota: 760
ZURCj
Oi, Talyne !
Ressalto que não sou profissional em correções de textos, apenas aprendiz.
Começando pela introdução : você fez uma abertura do tema , elaborou um posicionamento crítico e finalizou com seu posicionamento. Ponto positivo para sua introdução, parabéns !
Quanto ao segundo parágrafo : A afirmação inicial “Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas para combater esse problema.” é uma opinião , ok! mas, está baseada em que ? quais dados/ estudos que tornam fidedigna a sua afirmação?
Ao ler o site do Ministério da economia , é possível ter conhecimento de medidas de combate ao desemprego, por exemplo. Informação que já me induz a discordar da sua afirmação inicial. Outra coisa : sugiro que evite expressões como: é notório, é perceptível…são termos que passa insegurança ao leitor . Você escreveu : ” É notório que o desemprego aumentou muito a partir do ano de 2020 devido a pandemia…”
sugiro substituir por; ” o desemprego aumentou muito a partir do ano de 2020 devido a pandemia”.
Fora isso, seu texto foi coerente , seu posicionamento foi retomado e melhor explorado no decorrer da sua redação. Por fim , na conclusão faltou a elaboração de uma solução para o problema do desemprego, que foi abordado texto. Quanto a solução para a questão da fome , sua argumentação foi clara e coerente.
No mais, parabéns por compartilhar seu texto ,e, por buscar evolução no processo da escrita. Desejo-lhe muito sucesso.