A fluidez

  • 0

Assim como caracterizou Bauman, a fluidez dos tempos pós-modernos acarretam inúmeros fatores que tornam as relações sociais cada vez mais frágeis. Nos tempos atuais, as pessoas se mantém distantes e com a saúde mental menos propícia para suportar os impaces que terá de enfrentar ao longo de seus dias. sendo assim, deve-se consultar a falta de interação entre as pessoas como sendo um dos principais fatores de falta de saúde mental nos tempos modernos.

Segundo dados da OMS em fevereiro de 2017 mais de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com depressão, muitas vezes a pessoa se sente só sendo necessário apenas uma companhia. Porém, as relações entre pessoas da mesma sociedade e até mesmo familiares, são precárias. Portanto, a não interação traz números resultados maléficos à saúde mental das pessoas.

Outrossim, o número de pessoas depressivas crescem a cada ano, sendo que, uma simples conversa ou ações que fariam a diferença, seriam capazes de mudar essa realidade. Levando em conta o pensamento de Hobbes, de fato o homem é o lobo do homem.

Entretanto, uma ação capaz de amenizar o número de pessoas com saúde mental comprometida deve ser feita imediatamente. Sendo assim, faz-se necessário uma ação do Estado por meio de Políticas Públicas, para fazer com que, as pessoas se falem mais, se amam mais. Ademais, a população se encontrará em um estado de saúde mental favorável.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá!

    Você me chamou atenção porque me seguiu. Acredito que tenha gostado de alguma correção minha, e aí peço para deixar uma votação positiva só para eu saber de qual estilo você gostou. Como vi que você está estudando para o próximo Enem, vou corrigir de uma maneira diferente da que estou fazendo com aqueles que só querem a nota da prova de ontem, ok?

    Usei muito meu velhinho Zyg para treinar redação e já te imagino num bom caminho!
    Bauman cunhou esse termo para recuar na sua posição sobre Pós-Modernismo. Isso quer dizer que Bauman entendia os tempos líquidos ainda como tempos Modernos, só que essa é uma Modernidade que está se liquefazendo, para se reconstruir em algo que ainda não se sabe o que será.

    Símbolos/Instituições da Modernidade permanecem por aí. A igreja, as escolas tradicionais, o Estado, as prisões, o capitalismo. Não podemos falar que o plano Moderno acabou, no pensamento de Bauman. Daqui podemos extrair um monte de discussões que envolvem a saúde mental e eu te incentivo a seguir explorando e lendo, ok?

    Eu tô sentindo que o seu problema maior está no desenvolvimento, na busca por argumentos, e aqui é importante ter bem clara a sua tese, porque é ela quem guia a sua argumentação.

    Veja, se você pretende defender que o distanciamento potencializa as crises de saúde mental, por que abordar dados de 2017 que, não bastasse isso, estão nos textos de apoio, ou seja, limitam a sua nota a 120 pontos na competência 2? De 120 a 120, o máximo que você conseguirá é um 600. Bauman não merece um 600.

    Então, você pode contextualizar o que lê nos textos de apoio e tentar extrair pensamentos como “se em 2017 estava assim, imagina em 2020 com o isolamento pela pandemia?”

    Outra questão em que você merece se focar é sobre o desenvolvimento dos seus argumentos. Aqui é questão de método: você tem um método de argumentação? Há vários métodos, um deles – o mais seguro – é o argumento lógico, que é a exploração de causas e consequências. Quando pensar nas pessoas afastadas, você precisa pensar “por quê?”, “em que isso afeta?”. Assim você conseguirá colocar mais palavras no texto e sair dos 120.

    Minha explicação ficou superficial e eu não pretendo atropelar seus estudos. Quando chegar o momento de estudar Desenvolvimento, concentre-se muito nas estratégias argumentativas, porque elas alavancarão todas as suas notas das competências 2, 3 e 4.

    Minha caixa de mensagens estará aberta a perguntas, sempre.

    No mais, você parece ter um bom português e também parece ter uma boa noção do que o Enem pede. Rapidamente se livrará da Redação para focar em outras matérias.

    Por ora, é só. Bons estudos, Daiane!

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.