Iniciante

A família contemporânea e sua representação em questão no Brasil

  • 0

Na serie ‘’Friends’’, os diretores da trama escolheram maneiras não convencionais para as protagonistas engravidarem, sendo as personagens Phoebe barriga de aluguel, Rachel mãe solteira e Monica mãe adotiva. Com esse método, eles queriam ressaltar que todas as nações de famílias são importantes e legitimas. Contudo, é notório a dificuldade e o preconceito que esses grupos enfrentam por não serem inclusivos por uma parte da sociedade brasileira.

Em primeira instância, é valido reconhecer o esforço e dedicação dessas pessoas para conseguir ter a família que almejam. No entanto, lidar com o assunto é saber sobre as dificuldades que isso pode acarretar. A representatividade desses grupos é de suma importância para uma inclusão na sociedade, pois, é mostrado em filmes e series essas famílias contemporânea de forma superficial, comparado com a tradicional. Ademais, o novo código reconhece que a família abrange as unidades familiares formadas pelo casamento civil, união estável ou comunidade formada por qualquer um dos pais ou mãe solteira. O conceito família passou a ser baseado mais no afeto do que relações de sangue, parentesco ou casamento.

Por conseguinte, essas atitudes corroboram a exclusão desses indivíduos. Mesmo com a Constituição Federal de 1988 assegurando que a família possui proteção do Estado, é visível que esse agente social contemporâneo, na maioria das vezes, não fica isento de exclusões em diversos setores da sociedade. Dessa forma, é necessário que as famílias modernas, contabilizadas em cerca de 28,647 milhões em 2010 segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), recebam a valorização que são suas por direito tanto político, quanto social.

Compreende-se, portanto, a importância da representatividade da família contemporânea no Brasil. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) deve proporcionar o ensino da pluralidade familiar da sociedade brasileira, por meio da inclusão deste na ementa pedagógica, de forma a conscientizar os alunos e, junto a mídia, viabilizar tais ações para um maior número de pessoas. Dessa forma, a partir da renda destinada à educação pelo Governo, o conhecimento acerca desses novos modelos será eficientemente aplicado e dar-se-á a amenização do preconceito e, também, da desvalorização da família moderna.

Compartilhar

3 Correções

  1. gostei da sua redação, apesar de ter alguns erros de escrita o detalhe que eu gostaria de pontar e que sua conclusão poderia ficar mais elaborada acerca das 5 coisas que são pedidas (Agente, Ação, Como, Finalidade e Detalhamento). continue praticando. (Peço perdão por qualquer erro de correção sou novo aqui)

    • 1
  2. Olá Bruna, tudo bem ?
    Bom, gostei da sua introdução, talvez, você tenha falado um pouco de mais sobre a série , mas, ressaltou bem a sua tese e consegui-o deixar bem uniforme e bastante harmônico.

    D1: Acredito que não é necessário aquele ponto final depois de “almejam”, uma vírgula já resolveria seu problema.
    Você tem que me explicar ,qual é a família tradicional ? um cachorro ,um bode e um bezerro ?kkkk descreva um pouco melhor :)
    Qual código que diz isso ?, e quem disse que a família passou a ser ” afeto ” e não sangue? explique isso melhor também.

    D2: Depois de 1988 há vírgula.
    Uma dica: não use dados inteiros, coloque ” aproximadamente 28 milhões” por que na hora da prova você não vai lembrar que são 28,647 milhões, e outra será que não são 28.647.001 famílias ? você não tem como saber.

    CONC: O Ministério sempre deverá estar entre vírgulas.
    ” na sociedade brasileira”.
    Como eles vão viabilizar tais ações ? redes sociais ? televisão ?jornais? explique melhor.
    Você usou muitos “e” no final, o parágrafo não fica harmônico.

    notas:
    Competência 1: 160, alguns desvios de língua, maioria vírgulas.

    Competência 2: 200, compreendeu muito bem o tema proposto.

    Competência 3: 120, a estrutura ficou um pouco truncada de mais , tente de alguma maneira inserir no decorrer do texto mais vezes o tema, explicar melhor algumas coisas ( deixei um pouco explícito nos parágrafos anteriores), uma coisa muito boa é você retomar a série que você usou no final da conclusão ,exemplo: dessa maneira, a sociedade estará encaminhando-se para a mesma visão que os diretores da série Friends, quiseram retratar.

    Competência 4: 160, só tire o Compreende-se do início da conclusão que você ficaria com 200

    Competência 5: 160, você traz bem a sua proposta, no entanto peca em contar e elaborar suas ideia deixando, assim, um espaço em branco, e isso te custa 40 pontos.

    NOTA: 800, explique melhor as suas ideia e tome atenção nos detalhes que eu falei, assim você chega fácil nos 1000, ABRAÇOS BRU E BONS ESTUDOS :)

    • 1
  3. Olá,
    Sobre sua ntrodução:
    Está bem estruturada, começa comum refenrencial, o que agrega muito em seu texto e sua tese está bem definida.

    Com esse método, “eles” queriam ressaltar que todas as nações de famílias são importantes e legitimas.
    A única coisa que eu mudaria seria ao invés de “eles” colocasse, a direção ou a cordenação da trama(teledramaturgia etc). Eles é muito amplo e talvez dificulte o entendimento do corretor, então colocar explicitamente de quem você está falando pode evitar que perca ponto.

    D1: Está com a argumentação boa. Só alguns erros gramaticais:

    essas “famílias contemporânea” de forma superficial, comparado com a tradicional.
    O substantivo famílias está no plural, então o compremento também deve estar no plural. (famílias contemporâneas”.

    ” comparado com a tradicional.” esse termo ficou meio solto na frase, então antes de “comparado” coloque: ( …essas famílias contemporâneas de forma superficial, se comparado com o modelo tradicional.)

    D2: Está ok, se interliga com o desenvolvimento 1, bom referencial e dá um pequeno spoiler do que vai propor.

    Conclusão: Tem todos os critérios exigidos pelo modelo Enem.
    Uma dica! Evite usar o termo “conscientizar”, pois o governo não tem controle sobre a consciência da população, então é algo que não pode ser feito de fato, logo, use termos como: levar informações com o intuito de normalizar esta condição, ….

    Outra dica é fechar a avaliação com “chave de ouro”, retomando um refencial.

    Exemplo: Dessa forma, tomando-se as medidas discutidas, o cenário brasileiro se distanciará de preconceitos conservadores e se aproximará da garantia do direito decretado pela Contituição de 1988.

    Você retoma um referencial que foi a Constituição e automaticamente o texto fica mais coeso.

    De modo geral você escreve muito bem! Essas pontuações que coloquei você perderia ponto somente na gramática. O restante foi apenas dicas, você não perderia pontos. Creio que sua nota seria entre 800 e 960. Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.