Iniciante

A família contemporânea e sua representação em questão no Brasil

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GENTE, ME CORRIJAM!!!

obs.: O modelo é do ENEM e pode parecer curto, mas deu uns 30 linhas mesmo!

 

De acordo com a Sociologia, a família é a primeira instituição social da qual a criança participa. Logo, é notável que um lar, com estabilidade afetiva e econômica, é necessário. Entretanto, há alguns obstáculos que as famílias enfretam.
No filme A Lula e a A Baleia, os filhos adolescentes veem seus pais se separando, e isso os afeta em diversas áreas de suas vidas. Como na ficção, muitas crianças enfrentam o divórcio dos pais sem um acompanhamento psicológico, o que faz o período ser mais doloroso, pois os jovens não receberão aconselhamento e orientação.
Quanto à família monoparental, especificamente gerida por uma mulher, obtém-se o exemplo da série The Marvelous Mrs. Maisel, cuja personagem principal é abandonada pelo marido, e procura um emprego para sustentar seus dois filhos, mas não o encontra facilmente. Do mesmo modo, o mercado de trabalho se torna um desafio para as mães solteiras, que também precisam cuidar dos seus filhos e ao mesmo tempo trabalhar.
Portanto, torna-se necessário que os prefeitos ampliem a criação de creches municipais, a fim de que as mães solteiras tenham um local para deixar suas crianças e ir trabalhar. Ademais, o Governo Federal deve disponibilizar terapia gratuita para os jovens, quando os pais divorciados não puderem pagar, exigindo que as consultas sejam obrigatórias durante e após o divórcio.

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1 Correção

  1. Primeiramente, entendo o pq de achar que tem poucas linhas… problemas de letras gigantes rsrs.

    Segundamente, metade da sua redação fala sobre filme ou série. Tente resumir mais, citando apenas para exemplificar, não usar como base para seus argumentos. É um ponto a melhorar.

    Correção:
    Competência I – demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 150
    Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    Não identifiquei erros de ortografia.

    Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 120
    Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema de forma limitada.
    Da pra perceber que falta uma “coisa a mais”.
    O texto está bem organizado mas faltou a novidade, algo diferente dos textos mais comuns.

    Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 180
    Apesar da falta de inadequações, o repertório linguístico não apresenta diversidade.

    Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 100
    Tenha em vista que, quanto mais agentes e mais intervenções detalhadas, a redação valerá mais pontos. Qual o papel dos pais e da sociedade neste problema? Só o Governo tem culpa? O que mais pode ser feito? **

    Total 650

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