São Tomás de Aquino defendeu que ” todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância”. Todavia, vêr-se o contrário a esse pensamento quanto a questão da família contemporânea e sua representação na sociedade, visto que elas ainda são vítimas de exclusão e preconceito. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um problema, em virtude da falta de comprometimento do Estado e da ausência de debate.
Convém ressaltar, a princípio, que a escassez de apoio do Estado é um complexo dificultor do impasse. A esse respeito, a Constituição Federal, de 1988, garante a todo cidadão uma vida plena. No entanto, muitas vezes não existe nenhum apoio do governo as famílias contemporâneas, que são vítimas constantes de discriminação pelas suas diferenças. Assim, mesmo com sua cidadania sendo garantida por lei, esse direito não é colocado em prática, logo a problemática permanece.
Além disso, outro fator determinante da questão é a falta de diálogo. Nessa perspectiva, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que ” a linguagem é uma verdadeira forma de ação”. Ou seja, para que um problema como esse seja resolvido, é necessário debater sobre ele, a fim de chegar a uma solução. Contudo, é visto uma lacuna no que se refere a esse impasse, que infelizmente continua sendo silenciada.
Logo, medidas são necessárias para mudar o cenário atual. Para que isso ocorra, urge que o MEC- órgão do governo responsável pelo ensino- promova palestras nas escolas, por meio de professores e profissionais no assunto, a fim de ampliar a visão de crianças e adolescentes( que passaram o conhecimento aos seus pais e responsáveis) para as novas formações de famílias na sociedade e a importância de respeitar cada uma delas. Dessa forma, se concretizará o pensamento de Aquino, e todos seram tratados igualmente.
* se puderem colocar a nota de acordo com as competências do enem, eu agradeço.
Rafildees
Olá!! Tudo bem?! Espero que esteja. Primeiro que eu gostei muita da sua redação, mas vou dar umas dicas a fim de te ajudar. A sua intro está muito boa. O seu D1 ficou bom mas a sua argumentação ficou vaga procure enriquecer com exemplos como: poderia ter citado quais são os descasos que a população sofre e quais as discriminações). O seu D2 ficou bom, mas vc deixou a sua opinião em detrimento ao repertório – que n é muito legal, pois o repertório deve ser um auxílio). A sua conclusao ta ótima. Logo, não tenha medo de ousar na redação, use palavras de cunho critico. Espero ter ajudado, torço por vc.
C1- 170
C2- 200
C3- 160
C4- 160
C5- 200
Nota final: 890