Iniciante

A falta do acesso a moradia no Brasil.

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A novela “Eta Mundo Bom” expressa os desafios enfrentados pelo personagem “Candinho” logo após ser expulso do local onde outrora residia. O indivíduo carente de condições socioeconômicas para se manter na capital, vê-se isento do direito de possuir um lar. Análogo à ficção, o óbice da ausência da moradia fixa emerge na contemporaneidade, ocasionado tanto pela desigualdade social, quanto pela insuficiência dos direitos assegurados na Constituição de 1988.

Primeiramente, percebe-se que a disparidade social contribui efetivamente na suscitaçao do imbróglio. A falta de recursos vivida por “Fabiano” no livro “Vidas Secas” expõe a necessidade do cujo em realizar frequentes mudanças, visto que a sua baixa renda não lhe permitiria obter um local específico para viver com a família. Sendo assim, é indubitável o grande impacto nocivo da desigualdade social no problema vigente.

Além disso, é imprescindível entender a proeminente influência da escassa efetivação constitucional brasileira na discussão. A trama infanto-juvenil “Chiquititas” apresenta o empecilho por meio da jovem “Pata” e mais duas crianças que em situação de rua, vivenciam fome e frio devido a restrição de uma residência. Outrossim, nota-se a alusão do enredo atrelada à realidade, tendo em vista que os direitos propostos no ofício tornam-se utópicos na realidade de inúmeros brasileiros.

Diante do exposto, faz-se indispensável a elaboração de medidas para a resolução do impasse. Prefeituras Municipais mediante a verba destinada ao bem-estar da população, deverão construir moradias -com acesso à agua encanada, mobília e alimentação- para indivíduos em situação de vulnerabilidade residencial, a fim de intermediar e obstruir a progressão do problema.

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3 Correções

  1. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 160.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 120.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 160.
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  2. Oi Nina,tudo bem?
    A sua redação é muito bem estruturada para o padrão ENEM,com os elementos-chave procurados pelos corretores,o que te garante automaticamente uma nota acima de 720,já que observei que seu texto tem citações pertinentes e legitimadas.
    Te falta os elementos coesivos,que em algumas partes do texto,você não coloca e essa conclusão está incompleta,sem todos os elementos necessários.Eu creio que tenha sido por rapidez,porque seu texto é muito bom
    Mas,eu já apresentei muita dificuldade em formular uma conclusão,então,deixo aqui um modelo
    Diante do exposto,urge que medidas sejam tomadas para que (coloca a tese apresentada/tema problema que foi pedido).Dito isso,compete ao(agente),que tem como função social(elaborar,promover…>>ação).Essa ação deve ser feita por meio de(…),uma vez que(detalhamento da importância).Assim,espera-se que (pode colocar uma citação e colocar que espera que ela seja cumprida e o efeito esperado.
    Também é interessante e mais fácil detalhar o agente,mas nem todos os corretores acham válido detalhar o agente.Lembre-se que só é necessária uma proposta de intervenção completa
    Rumo ao 1000,Nina✨

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  3. Oiii Nina, vou dizer que adorei a sua redação, achei todos os elementos exigidos pelo texto dissertativo-argumentativo(tema, tese, argumentos e opinião), parabéns. Algumas coisinhas acho que podem ser pontuadas para ter um desempenho ainda maior, vou nomear segundo as competências corrigidas pelo enem
    C1: aqui é necessário demonstrar um domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, você teve um bom desempenho, porém, para conseguir a nota máxima, só pode ter 2 desvios(seja de ordem gramatical ou de convenção de escrita) e 1 errp sintático e você teve um pouco mais, eu acho que as seguintes frases e orações deveriam vir entre vírgula: “outrora”, “no livro “vidas secas””, “em situação de rua” e “mediante a verba destinada ao bem-estar da população”, além disso acho que deveria vir uma vírgula antes de ” por meio da jovem Pata”.
    C2 Essa competência avalia se você fugiu ou tangenciou o tema, o que você não fez, bem como se você usou informações de diversas áreas de maneira produtiva. Vou dizer que me surpreendi com os teus argumentos , gostei deles, pois não são senso comum e demonstram um conhecimento de mundo.
    A competência 3 exige que você apresente um projeto de texto e uma progressão temática adequada, o que foi bem exposto no seu texto. Só acho que no 3 parágrafo faltou uma oração síntese no final dele, você simplesmente fechou com a sua opinião, sempre tente fazer com que seus parágrafos fossem um minitexto e, se o corretor quisesse ler a ultima frase, ele entenderia o que você defendeu.
    C4 exige que você use elementos coesivos entre parágrafos e dentro dele, aqui você não teve repetições, mas não ligou algumas orações com esses elementos, que podem ser conectivos, pronomes e outros; como, por exemplo, ” O indivíduo carente…”, ” A falta de recurso…”, ” A trama infanto…” e “Prefeituras municiais…” todos eles deveriam ter um conectivo para ligar essa oração a anterior. E acho que o outrossim está usado de maneira incorreta.
    C5 acho que tu abordou todos os aspectos necessários nessa competência ( quem vai fazer?o que? por meio de que? porque ? e um detalhamento).

    Por fim, achei sua redação muito boa e acredito que sua nota seria parecido com: 160, 200,200,120,200=880.

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