A FALTA DE OPORTUNIDADES DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO

  • 1

No filme nacional “Minha mãe é uma peça”, é possível refletir sobre o desemprego jovem com os filhos de Dona Hermínia, a mãe do brasileiro. Apesar de serem de classe média e terem acesso a diversas formas de estudos, houve dificuldade de encontrar um emprego, afinal, estavam apenas começando no universo do trabalho. Fora das telas de cinema, é fato que a problemática apresentada no filme está presente na sociedade atual, pois o jovem brasileiro encontra uma grande dificuldade em encontrar seu primeiro emprego quando não possui experiência ou estudos desejados e até mesmo quando faz parte das regiões de periferia do país.

Em primeiro lugar é importante destacar que o mercado de trabalho procura contratar sempre aquele com maior tempo de experiência e conhecimento para a área, por conta disso os mais novos acabam ficando limitados ao procurar serviços. Segundo Platão, em sua obra “A República”, “O começo é a parte mais difícil do trabalho”. Assim fica claro que Platão estava correto em seu livro, visto que ao tentar entrar no mercado de trabalho, o adolescente é cobrado de experiências e estudo que muitas das vezes nem se quer tiveram a oportunidade de exercer.

Além disso os preconceitos ligados aos residentes de periferias no Brasil, influenciam de certa forma na contratação do jovem, que em outras palavras, seria uma forma de sustentar sua casa. Consequentemente com a pandemia, as dificuldades encontradas pelos mesmos certamente dobraram, logo, suas chances no mercado de trabalho ficaram ainda mais limitadas.

Portanto é preciso que providências sejam tomadas para amenizar o quadro atual. Para maiores oportunidades do jovem no mercado de trabalho, urge que as empresas aumentem, por meio novas contratações, o número de vagas sem experiências, como por exemplo, jovem aprendiz. E urge também ao governo investir, por meio de escolas dispostas, cursos profissionalizantes gratuitos. Somente assim será possível para os iniciantes no mercado acharem uma forma de renda.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii tudo bem?
    bom, falar o que achei da sua redação, no geral gostei bastante.
    ela ficou bem clara e objetiva.
    no segundo parágrafo de desenvolvimento senti falta de dados, estatísticas ou qualquer contextualização, mas por outro lado vc deixou explicito qual era a problemática.
    você fez um bom uso dos conectivos e isso com certeza vai te ajudar muito
    na sua conclusão você deveria retomar as duas teses de maneira mais clara.
    mas como eu disse achei sua redação bem boa, continue praticando e boa sortee

    • 1
  2. você demonstrou ter feito uma ótima compreensão do tema da proposta e trouxe argumentos pertinentes à discussão, mas é preciso que você organize a estrutura do texto para que ele se adeque ao que a Banca do Enem solicita, principalmente no que se refere a mostrar que você fez um planejamento dele e do que seria escrito/abordado (mostrar um projeto de texto ao leitor é fundamental para alcançar uma boa nota); além disso, ele deve estabelecer uma linha de raciocínio clara ao leitor, ou seja, ao ler a sua introdução, ele já deverá saber o que será discutido na argumentação. Você deve também destinar um parágrafo para o desenvolvimento de cada argumento – e cada argumento deve ser discutido apenas em um parágrafo, pois falar do mesmo assunto várias vezes durante o texto ou abordar vários tópicos no mesmo parágrafo prejudica a estrutura e a progressão da redação. Veja abaixo algumas indicações para estruturar seu texto:
    – no primeiro parágrafo (introdução), você deve fazer uma contextualização do tema de forma mais geral, em seguida deve apresentar a problemática (fazendo preferencialmente o uso das palavras-chave da frase temática (aquiA FALTA DE OPORTUNIDADES DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO, ’) e apontar dois ou três argumentos que você irá discutir (que estejam relacionados ao problema trazido);
    – em seguida, nos parágrafos de desenvolvimento, é preciso que você retome os argumentos apresentados na introdução e os expanda, argumentando sobre eles e fazendo uso de referências e fatos concretos para fundamentá-los – mas lembre-se: é importante que você discuta apenas um argumento em cada parágrafo do desenvolvimento (regrinha de ouro do Enem: um argumento para cada parágrafo, um parágrafo inteiro para cada argumento);
    – na conclusão, é preciso que você elabore uma ou duas propostas de intervenção que estejam diretamente relacionadas aos problemas discutidos no desenvolvimento – cada proposta deve ter os seguintes elementos: agente, ação, meio, efeito + detalhamentos.
    * Lembre-se que argumentar é mencionar um fato (problema) e explicitar os fatores por trás dele, bem como suas consequências, de forma detalhada.
    Segue um resuminho de como a estrutura do texto deve ser:
    * Introdução: contextualização do tema, apresentação do problema e apresentação da tese (que deve ter dois ou três argumentos que deverão ser desenvolvidos na argumentação).
    * Desenvolvimento:
    – Parágrafo 1 – desenvolvimento do primeiro argumento mencionado na tese.
    – Parágrafo 2 – desenvolvimento do segundo argumento mencionado na tese.
    – Parágrafo 3 (se houver) – desenvolvimento do terceiro argumento mencionado na tese.
    * Conclusão: propostas de intervenção e finalização do texto.
    Bons estudos e continue escrevendo!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.