A falta de leitura como hábito no Brasil

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A produção dos literatas brasileiros é conhecida em diversos países. Nomes como Jorge Amado e Machado de Assis levaram o Brasil, por meio de suas obras, a indivíduos de todo o mundo. “Gabriela Cravo e Canela” e “Dom Casmurro” são obras amplamente conhecidas no país por suas adaptações para a televisão. Contudo, apesar do vasto repertório nacional, a leitura não é um hábito para muitos brasileiros, e esse fato dificulta a mobilidade social do Brasil.

Primeiramente, vale analisar os motivos por trás do déficit de leitura do país. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) aponta que o Brasil está dentre os países que menos leem no mundo. Não obstante, há cerca de 16 milhões de iletrados no país, afirma o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE). Portanto, como esperar muitos leitores em uma nação onde quase 10% dos participantes não sabe ler? Ademais, ainda segundo o IBGE, 26% da população está na linha da pobreza. Dessa maneira, muitas crianças não vão à escola, pois têm que trabalhar para contribuir com as despesas da família, ou cuidar dos mais novos para que seus pais possam trabalhar. Assim, questiona-se outra vez: como exigir alfabetização em um país no qual a evasão escolar é “normal”?

Em decorrência disso, observa-se que a exclusão literária contribui para a permanência da exclusão social. Nesse sentido, os motivos supracitados impedem que cerca de metade dos habitantes não sustentem o hábito de ler, segundo o IBOPE. Consequentemente, o desenvolvimento racional e o pensamento crítico desses indivíduos é prejudicado, assim como o acesso às informações que contribuem para seu crescimento profissional. Por conseguinte, desprovidos de atualizações técnicas, raciocínio crítico e proatividade, características exigidas pela atual competição de mercado, os brasileiros pobres e iletrados são inalcançados pelo processo de mobilidade social, permanecendo, desse modo, na zona de exclusão socioeconômica.

Assim, conclui-se que, para transformar a leitura em um hábito e, consequentemente, promover a mobilidade social, tem-se que investir em ações afirmativas. Para isso, cabe ao Ministério da Educação reforçar as políticas de alfabetização na idade certa e, também, a de idosos. Deve-se fazê-lo por meio de implantação de programas sociais com esse fim nas zonas com maior incidência de analfabetismo e de evasão escolar. Porque, desse jeito, a escola fica mais perto de quem não consegue ir até ela. Logo, munidos da habilidade de ler, os brasileiros conhecerão sua literatura além da televisão.

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5 Correções

  1. Olá boa tarde
    Gostei muito da sua introdução, visto que você compreende o texto argumentativo – dissertativo. Faltou um pouco mais de argumentos, mas mesmo assim você foi muito bem propondo as 5 competências exigidas na redação. Continue treinando mais, que você vai melhorar muito mais, gostei muito

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  2. Olá boa tarde
    Gostei muito da sua introdução, visto que você compreende o texto argumentativo – dissertativo. Faltou um pouco mais de argumentos, mas mesmo assim você foi muito bem propondo as 5 competências exigidas na redação. Continue treinando mais, que você vai melhorar muito mais, gostei muito
    Nota 900

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  3. A produção dos literatas brasileiros é conhecida em diversos países. { nao precisaria necessariamente desse ponto final} Nomes como Jorge Amado e Machado de Assis levaram o Brasil, por meio de suas obras, a indivíduos de todo o mundo. “Gabriela Cravo e Canela” e “Dom Casmurro” são obras amplamente conhecidas no país por suas adaptações para a televisão. Contudo, apesar do vasto repertório nacional, a leitura não é um hábito para muitos brasileiros, e esse fato dificulta a mobilidade social do Brasil.

    ótima introdução, mas faltou a tese

    Primeiramente, vale analisar os motivos por trás do déficit de leitura do país. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) aponta que o Brasil está dentre os países que menos leem no mundo. Não obstante, há cerca de 16 milhões de iletrados no país, afirma o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE). Portanto, como esperar muitos leitores em uma nação onde quase 10% dos participantes não sabe ler? { normalmente não é recomendado frases interrogativas} Ademais, ainda segundo o IBGE, 26% da população está na linha da pobreza. Dessa maneira, muitas crianças não vão à escola, pois têm que trabalhar para contribuir com as despesas da família, ou cuidar dos mais novos para que seus pais possam trabalhar. Assim, questiona-se outra vez: como exigir alfabetização em um país no qual a evasão escolar é “normal”?

    bom desenvolvimento, mas poderia melhorar na organização dos repertórios, pois foram muitos dados e ficou confuso

    Em decorrência disso, observa-se que a exclusão literária contribui para a permanência da exclusão social. Nesse sentido, os motivos supracitados impedem que cerca de metade dos habitantes não sustentem o hábito de ler, segundo o IBOPE. Consequentemente, o desenvolvimento racional e o pensamento crítico desses indivíduos é prejudicado, assim como o acesso às informações que contribuem para seu crescimento profissional. Por conseguinte, desprovidos de atualizações técnicas, raciocínio crítico e proatividade, características exigidas pela atual competição de mercado, os brasileiros pobres e iletrados são inalcançados pelo processo de mobilidade social, permanecendo, desse modo, na zona de exclusão socioeconômica.

    muito bom, mas pode melhorar na organização das informações

    Assim, conclui-se que, para transformar a leitura em um hábito e, consequentemente, promover a mobilidade social, tem-se que investir em ações afirmativas. Para isso, cabe ao Ministério da Educação reforçar as políticas de alfabetização na idade certa e, também, a de idosos. { a de idosos o que? não ficou claro} Deve-se fazê-lo por meio de implantação de programas sociais com esse fim nas zonas com maior incidência de analfabetismo e de evasão escolar. Porque, desse jeito, a escola fica mais perto de quem não consegue ir até ela. Logo, munidos da habilidade de ler, os brasileiros conhecerão sua literatura além da televisão. { faltou a finalidade}

    muito boa intervenção, mas atente-se a organização das ideias

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  4. Olá, vou corrigir sua redação nos padrões Enem, espero te ajudar!
    Introdução: demonstrou conhecimento sobre literatura, muito bom!!!
    O padrão é que cada parágrafo tenha 3 períodos, o primeiro com uma alusão, o segundo apresentando a tese e o terceiro os dois argumentos. Senti falta dos argumentos, também há pontos finais desnecessários. Seria interessante você unir os três períodos iniciais em apenas um, o próximo já é a tese e o conclusivo ficou faltando ( apresentando os 2 argumentos).
    Desenvolvimento:
    1.Apresentou vários dados estatísticos que comprovam o fato citado no primeiro período do parágrafo; há marcas de opinião no seu parágrafo. Uma sugestão é não buscar tantas estatísticas, pois no dia da prova você não terá acesso a tais informações e geralmente, não guardamos esse tipo de informação com exatidão na memória. Você pode buscar isso nos textos motivadores e escrever de outra forma, pois copiar de lá pode anular sua frase.
    2.Citou novamente dados estatísticos, que no meu ver você fez de uma maneira mais adequada, apresentou fatos que compravam o que foi apresentado como argumento, poderia ter deixado sua opinião sobre isso mais explícita, sempre de maneira impessoal.
    Conclusão:
    Agente- Ministério da Educação
    Ação-reforçar as políticas de alfabetização na idade certa e, também, a de idosos
    Modo-Deve-se fazê-lo por meio de implantação de programas sociais com esse fim nas zonas com maior incidência de analfabetismo e de evasão escolar.
    Finalidade-Porque, desse jeito, a escola fica mais perto de quem não consegue ir até ela.
    Detalhamento-não consegui identificar
    Concluiu bem o parágrafo.
    Vamos analisar as Competências:
    1. Possui bom domínio da modalidade escrita formal, com poucos desvios gramaticais-160
    2. Bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão-160
    3. Apresenta informações de forma consistente e organizada, configurando autoria-200
    4.Repertório diversificado de recursos coesivos-200
    5.Elabora bem a proposta de intervenção, não atendeu a apenas um fator( perde em média 20 pontos)-180
    Total=900, parabéns!!! Continue treinando, o 1000 está muito próximo.

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  5. OLÁ, BOA TARDE.
    dá pra ver que vc tem o conhecimento sobre o texto argumentativo.
    Acho que com essa redação você tiraria 900, sem dúvidas.
    Gostei muito da conclusão
    Continue treinando, você está no caminho certo.
    Meus parabéns e obrigada por fazer com que pessoas aprendam redação atraves da sua.

    (CORRIJA A MINHA TAMBÉM, POR FAVOR)

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