De acordo com Edmund Burke “Um povo que não conheçe a sua história está fadado a repeti-la.” ou seja, é de suma importância que um povo conheça sua formação, ou seja que tenha uma identidade nacional. Mesmo que seja uma obrigação que o povo conheça sua história, há uma carência no brasileiro acerca do assunto. Nesse sentido, percebe-se um grave problema, dado a falta de aprofundamento nas escolas e a ausência de incentivo estatal.
Primeiramente, é válido discutir a carência de professores que abordem o tema histórico brasileiro nas escolas. Já que é nas escolas que o cidadão começa a ter uma visão mais aprofundada das coisas e o professor é seu guia nessa jornada do saber. Por isso, é valido dizer que o professor tem papel fundamental no reconhecimento histórico e cultural do estudante. O exemplo da relação de José Bonifácio e o imperador Dom Pedro II é um exemplo disso. Segundo imperador do Brasil, Dom Pedro fora educado por Bonifácio, ezímio político conhecedor da cultura brasileira, tal fato proporcionou uma visão ampla de Pedro II acerca da sua nação, que impediu que este não cometesse os mesmo erros de seus antepassados. Tal acontecimento comprova que é de suma importância conhecer o passado para que assim possamos discutir o futuro e enfrentar o presente.
Secundariamente, de acordo com o art 205 da constituição federal, o Estado tem por obrigação incentivar a educação aos cidadãos. Infelizmente o Estado não incentiva o povo a conhecer a própria história, por conveniência deste, já que um povo sem identidade é facilmente manipulado por aqueles que apresentam falácias sedutoras e supérfluas, um indício dessa falta de incentivo é fato de que na matriz do ensino médio há somente 2 aulas de história semanais. Não há exemplo melhor da manipulação de um povo, dada sua carência identitária do que o próprio Brasil, em 1889 um grupo autoritário usurpou o governo, em 1930 Vargas prometeu melhorias e mais uma vez o poder foi desviado, em 1964 mais uma vez houveram promessas e o erro fora repetido. Os acontecimentos do Brasil são como uma roda, sempre volta ao ponto de partida por mais que avançe, está fadado a repeti-los.
Com isso, após avaliar o que foi aludido, é de suma importância que o Estado, com a colaboração do povo, através do Ministério da Educaçâo e o Ministério da Cidadania crie uma matriz, tanto no ensino fundamental quanto no médio, com uma carga horária mais eficiente, em específico nas matérias de humanas, e que aborde com mais itensidade a formação cultural do Brasil, para que assim possamos reconquistar nossa identidade nacional. Além disso, é necessario que os nossos representantes tenham um conhecimento mais aprofundado das características singulares do Brasil, por isso é necessário que o Ministério Público promova cursos de formação histórica, social e cultural para os nossos representantes dos 3 poderes, para que assim tenhamos lideres mais empenhados nos interesses da nação brasileira.
AlmeidaDarlan
Introdução: contém uma contextualização bem produzida, argumentos ótimos.
Desenvolvimento 1: Bom desenvolvimento com argumento bem destrinchado.
Desenvolvimento 2: Boa citação e argumentacao excelente.
Conclusão:contém os 5 elementos: agente, meio, modo, detalhamento breve e finalidade.
Você está muito bem! Precisa dar uma melhorada na argumentação, mas sua red estaria com 900+
ZURCj
Olá!
Parabéns pela introdução, você apresentou um repertório sociocultural e uma síntese sobre o mesmo. Ademais, deixou claro seu posicionamento, sua tese…
Falando do desenvolvimento 1 , houve uma boa iniciação com conectivo e tese para o parágrafo. Só aconselho a substituir a palavra “exemplo” por uma outra, uma vez que foi mencionada 2 vezes sem ter muito espaço entre elas.
Quanto ao desenvolvimento 2 , teve uma estrutura bem parecida com o 1°, ficou muito bom . Só aconselharia a não usar tantos exemplos e se concentrar em um e apartir dele fazer um desdobramento do parágrafo.
Por fim, a conclusão ficou muito boa também, só toma cuidado em não deixar informações implícitas, você citou os três poderes, lembre -se de dizer quais são, pois não podemos esperar que o leitor saiba , mas sim deixar o texto o mais claro possível.
Parabéns!