Iniciante

A falta de hábito de leitura entre os jovens(modelo ENEM, favor colocar a nota)

  • 1

No Brasil, a falta de hábito de leitura entre os jovens se mostra como um dos principais entraves na realidade contemporânea, sendo provocado tanto pela negligência governamental, quanto pela deficiência na educação. Assim, cabe analisar tais aspectos por trás desta questão.

Inicialmente, é fulcral pontuar a insuficiência de ações governamentais como promotor do problema. Segundo a Constituição federal de 1988, a educação é um direito inerente a todos os cidadãos brasileiros. No entanto, tal prerrogativa não é efetivada de forma prática, uma vez que não há empenho do poder público em incentivar a prática de leitura entre os jovens, ou mesmo, em criar soluções que resolvam este impasse, corroborando para que o hábito de leitura permaneça debilitado no país.

Ademais, é válido ressaltar as deficiências no setor educacional como impulsionador de tal problemática. Sob essa ótica, de acordo com a obra “Triste fim de Policarpo Quaresma”, o major Quaresma acreditava que se superados alguns desafios, o Brasil alcançaria o patamar de nação desenvolvida. Fora do enredo literário, o personagem se veria decepcionado com a atual aplicação do sistema de educação no que tange a leitura, visto que muitos casos da falta de hábito de leitura se deve ao papel de escolas e professores que não estimulam tal prática, fazendo com que diversos estudantes não desenvolvam pensamento crítico e se tornem adultos intelectualmente desfavorecidos. Logo, é inadmissível que tal cenário continue a perdurar.

Em face do exposto, medidas são necessárias para combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por meio de investimentos do governo, crie salas de leitura e melhorias na infraestrutura das escolas, de forma a estimular o hábito da leitura e criar um ambiente mais acolhedor para os estudantes. Além disso, cabe a mídia utilizar canais comunicativos, como revistas e jornais televisivos, para divulgar a importância da leitura para o máximo de pessoas possíveis. Dessa maneira, a formação de jovens leitores poderá ser melhorada na sociedade brasileira.

Compartilhar

1 Correção

  1. Acredito que o repertório da constituição, usado no segundo parágrafo, poderia ter sido usado na introdução para construir contextualizar melhor o tema. Assim você poderia desenvolver melhor as causas da falta do hábito e as consequências (que você até falou no fim do D2, que acho que poderia ter sido trabalho melhor e até ser trabalho com mais alusões, dados). Na conclusão , crie*. Mas no geral gostei bastante. Foi usado a norma culta, se adequa ao tema, boa proposta de intervenção, teve argumentação, etc. Tendo em vista que algumas coisas podiam ser trabalhadas melhor daria 750-880. MINHA HUMILDE OPINIÃO

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.