Segundo o discurso de Charlie Chaplin, no filme o grande ditador , o personagem afirma: ” Pensamos demais e sentimos pouco, mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de gentileza e bondade. Sem essas virtudes a vida será violenta e tudo será perdido” . De maneira análoga ,tal pensamento se faz importante para a sociedade brasileira que em meio a tantos desastres se mostrou uma população fria e sem ética. Com isso o futuro e desenvolvimento do país são prejudicados devido as atitudes tomadas pelos próprios cidadãos, movidos pelo egoísmo.
A priori , é necessário afirmar que a ética deve se fazer presente não só na vida social, mas pessoal de um individuo, pois além de moldar sua atitudes ,transforma o lugar em que vive. Conforme diz o escritor Mário Sérgio Cortella :”Ética é a concepção dos princípios que eu escolho, moral é sua prática”, ou seja, o indivíduo escolhe suas atitudes e elas se tornam uma ação. Nesse sentido pequenos feitos como, não comprar dvds piratas, descartar lixo adequadamente e ceder o lugar ao idoso contribuem para a formação de um espaço justo e estável.
Entretanto o Brasil ficou em 4º lugar na lista de países mais corruptos do mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial, oque afeta o desenvolvimento do país. Assim setores como a saúde ,educação e segurança recebem menos investimentos devido a desvio de dinheiro e a desigualdade econômica cresce. Vale salientar que a corrupção influência a população a cometer tais atos de uma maneira indireta. Similarmente, fazer uma atitude anti ética é como usar uma droga, a primeira vez pode não ser a última, sendo assim uma pequena falha como não atravessar na faixa, se torna um erro pior futuramente.
A fim de que o Brasil se torne um país justo, é necessário que o Ministério da Educação crie um projeto para as escolas, em que as crianças aprenderão sobre boas ações e ética por meio de palestras e atividades diversificadas. Além disso, o Ministério da Justiça deve fazer fiscalizações rigorosas nas ruas a fim de acabar com atividades ilegais e imorais. Desse modo é possível tornar a sociedade mais gentil e humana, como diz Chaplin em seu discurso.
Manoelpm
Não sou perito em correções, mas espero ajudar.
Introdução: Sua introdução está muito boa, apresenta uma tese consistente, uma perfeita alusão que encaixa-se perfeitamente ao tema, além de períodos bem definidos. Só uma ressalva de que você poderia definir um pouco melhor as atitudes a quais você citou, para tornar a introdução mais detalhada. Mas creio que isso não conta como um ponto negativo.
Desenvolvimento: Você defende e organiza bem sua argumentação, dissertou bem sobre a citação. Novamente poderia explicitar melhor sobre a forma com que o estado contribui para a corrupção de maneira indireta, a oração acabou ficando um pouco curta e pouco detalhada. Cuidado com alguns poucos desvios gramaticais como o uso do “oque” junto, e a falta de vírgula depois de conjunções como “Entretanto”.
Conclusão: Sua conclusão está muito bem definida, com as 3 orações normalmente usadas, com uma boa proposta e detalhada, e por fim, uma importante analogia à alusão citada na introdução.
Espero ajudar, desculpe qualquer despreparo!