Na série estadunidense, “13 Reasons Why”, demostra a falta de empatia de diversos adolescentes, quando estão diante de fatos de extrema “delicadeza”. Fora das telas, este problema acaba sendo muito evidente na sociedade brasileira, pelo fato, de diversas pessoas acabarem se tornando maldosas e demonstrando uma falta de “compaixão” pelos outros indivíduos de uma sociedade.
É evidente que, a empatia tem um grande papel na atualidade, visto que ela é de extrema importância para o desenvolvimento da cidadania. Com a falta de empatia da população, as pessoas tendem a se tornarem mais maldosas, visando apenas a sua própria satisfação, fazendo com que, deixem de pensar no próximo. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, aponta que o Brasil está entre os dez piores índices de empatia, isto é deplorável, pois, acaba demonstrando como os brasileiros não empáticos com os outros.
Na atualidade contemporânea, dentre as diversas profissões já existentes. Podemos evidenciar, os “coaching de vida”, que, muitas vezes, acabam ajudando um indivíduo a se tornar uma pessoa mais adequada para o mundo de trabalho, aperfeiçoando suas habilidades comportamentais. Fazendo com que, seja também um desenvolvimento pessoal, e com isto, acabe aumentando a empatia das pessoas que adquirirem os serviços dos coachs.
Portanto, medidas serão necessárias para a resolução deste problema. O ministério da Saúde deve incentivar mais profissionais de coachs, mas também, criar palestras incentivando o desenvolvimento da empatia, de modo que, auxilie as pessoas num desenvolvimento social. Ademais, espera-se que, essas palestras possam aumentar o “nível empático” das pessoas. Desse modo, é possível ter uma sociedade mais empática e democrática.
AlisonRoberto
Preveu o tema da redação do enem ppl 2020.
A falta de empatia nas relações sociais no Brasil.
Portanto, medidas serão necessárias para a resolução deste problema. O ministério da Saúde deve incentivar mais profissionais de coachs, mas também, criar palestras incentivando o desenvolvimento da empatia, de modo que, auxilie as pessoas num desenvolvimento social. Ademais, espera-se que, essas palestras possam aumentar o “nível empático” das pessoas. Desse modo, é possível ter uma sociedade mais empática e democrática.
Marjorie2783
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa= 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo= 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista=160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação= 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural=200
nota= 920
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Você soube desenvolver muito bem a sua redação abordando um tema muito atual e ao mesmo tempo bastante polêmico, você fundamentou os seus argumento com o exemplo da série, que encaixou perfeitamente com a problemática proposta. Além disso, a sua pesquisa também enfatizou o seu ponto de vista, entretanto na minha opinião você deveria ter desenvolvido mais o tema da sua redação, como uma forma de prender mais a tenção do seu leitor.
AnaKarineDias
Olá, Guilherme! O tema da sua redação é bem diferente e bem amplo. A estrutura da sua introdução foi e a ideia foi completa. No desenvolvimento houve muita repetição e isso leva ao seu examinador a concluir que você não tem um vocabulário vasto, porém a sua estrutura está muito bem elaborada. A conclusão está clara e objetiva, contudo, novamente, existiu a repetição. Portanto, para você aprimora o seu texto eu lhe indico que você permaneça com esse mesmo modelo de estrutura, todavia passe a usar mais sinônimos, dessa forma, você evitará a repetência.
Jffgg
Oi espero ajuda.
Introdução: “sociedade brasileira, pelo fato(,) de diversas”. Essa vírgula não era para ta aí. Por que “pelo fato” faz parte da frase como um todo, não é algo que vc colocou como uma informação a mais.
D1: “brasileiros não empáticos com os outros.” Erro na construção dessa frase. Ficou sem sentido.
D2: “que, muitas vezes(,) acabam” Essa vírgula não era para ta aí. Por que “muitas vezes” faz parte da frase como um todo, não é algo que vc colocou como uma informação a mais. TAMBÉM nesse parágrafo vc não falpu sobre a falta de compaixão que vc falou na introdução. Logo perdeu ponto na competência 3 do enem
Conclusão: O ministério da Saúde (agente) tem que ter no mínimo dois agentes.
incentivar mais profissionais de coachs (intervenção) OK
mas também, criar. Esse “mas também” quebrou sua conclusão por que deu a ideia de mais uma intervenção, sendo que o que vem depois seria o meio pelo qual a intervenção seria realizado. Logo sua nota seria baixa na redação.
LeandroNovais
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa= 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo= 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista=200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação= 200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural=200
nota= 1000