A falta de empatia nas relações sociais no Brasil.

  • 2

Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo durante o período da ditadura no país, estava certo ao dizer: “ O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós.” Nesse sentido, a falta de empatia nas relações sociais se apresenta como um dos nós a serem desatados. Nessa perspectiva, seja pelo egoísmo, seja pela lenta mudança na mentalidade social, o problema continua a afetar de forma negativa o cotidiano brasileiro.
Em uma primeira análise, pode-se apontar como um empecilho a consolidação de uma solução o egoísmo em relação ao próximo. Consoante ao pensamento de Voltaire, filósofo Iluminista, “Não prestamos para nada se só fomos bons para nós próprios.” Dessa maneira, percebe-se que atitudes egoístas enfraquecem as relações sociais, levando a escassez de empatia.
Somado a isso, a lenta mudança na mentalidade dos indivíduos dificulta a execução de melhorias para a resolução da falta de empatia. Pesquisa apresentada pela ONG Words Heal the World, apresenta diversos tipos de crimes cometidos por todo o território brasileiro em 2018, que refletem as consequências da problemática.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Urge que o Ministério da Educação em parceria com o Estado e Meios Midiáticos, promovam políticas, como cursos e propagandas, voltadas às maneiras de como enfrentar a situação de falta de apatia ao próximo, estabelecendo seus motivos e consequências, de modo a resolver o empecilho vivenciado. Dessa forma, tem-se mais um dos nós da sociedade desatados.

Compartilhar

3 Correções

  1. Excelente redação, com argumentos muito bem elaborados, entretanto pelo que pude perceber, encontrei algumas falhas, no início da redação creio que antes do trecho “estava certo ao dizer” não há uma virgula e um outro equivoco que percebi, esta localizado no terceiro paragrafo, em que há uma redundância, você diz “pesquisa apresentada pela ONG
    Words Heal the World, apresenta”, cita a palavra apresenta duas vezes porem conjugada em tempos diferentes. Nesse sentido, talvez seria interessante trocar “pesquisa apresentada” por “pesquisa feita..”. Em suma, essa foi um pouco da minha contribuição ao seu texto.

    • 1
  2. Vamos por parte:
    INTRODUÇÃO:
    troque “se apresenta” por “apresenta-se”
    DESENVOLVIMENTO 1:
    quando você passa da dissertação para argumentação, você não utiliza a ligação de forma correta, oque prejudica a competência 4.
    A organização de seu desenvolvimento é confusa, oque atrapalha e compete a competência 3
    Reformulado: “Em uma primeira análise, pode-se apontar como uma problemática a questão da relação egoísmo nos anseios sociais. Haja vista que consoante ao pensamento do filósofo Iluminista, Voltaire: “Não prestamos para nada se só fomos bons para nós próprios.” Análogo a isso, percebe-se que atitudes egoístas enfraquecem as relações sociais, levando a escassez de empatia.”
    DESENVOLVIMENTO 2:
    No desenvolvimento 2 você não utiliza os verbos de ligação na transição do texto, dessa forma fica mais coerente na fluidez e entendimento do texto.
    “Somado a isso, a lenta mudança na mentalidade dos indivíduos dificulta a execução de melhorias para a resolução da falta de empatia. Uma prova disso está na pesquisa apresentada pela…. ”
    Além disso coexiste uma falta de fechamento/ conclusão do desenvolvimento 2
    CONCLUSÃO:
    Coloque virgula após o agente: “Urge que o Ministério da Educação, em parceria”
    gostei do seu desenvolvimento, ele está explicito, só falto desenvolver ele melhor
    NOTA:
    CO1: 200
    CO2: 160
    CO3: 80
    CO4: 80
    CO5: 160
    nota final: 680

    • 1
  3. Introdução – alusão perfeita , tese bem elaborada .
    Desenvolvimento 1 – apresenta repertório , mas falta um pouquinho mais de argumentos fortes pra comprovar que é realmente um problema a ser e enfrentado e mostrar o por que dá permanência dele na sociedade já que todo tema é um assunto atual e pecistente .
    Desenvolvimento 2 – mostre ao relatar mais o argumento 2 explicar por que que é uma causa ou conseguêcia do impasse antes de colocar os dados , ok ?
    Conclusão – separe cada agente o Estado por meio do Ministério da educação procure responder as seguintes perguntas o que vai ser feito ? Por meio de que vai ser feito ? Como vai ser feito ? E para que vai ser feito ? e a mesma coisa para a Mídia .
    Nota: 720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.