Iniciante

A Falta de empatia nas relações sociais no Brasil

  • 0

No contexto atual, a sociedade brasileira é marcada pela presença pequena da empatia, por conta disso, são registrados diariamente diversos casos de crimes de ódio e preconceito. Isso é motivado principalmente pela má representação de minorias em produções audiovisuais e pelo crescente posicionamento governamental induzindo os cidadãos a não serem empáticos, dessa forma, é necessário maior amparo para resolver esta problemática.

Primeiramente, o entretenimento é um marco no Brasil, sendo o cinema e a televisão líderes deste ramo. Porém, muitas vezes esses meios passam uma visão distorcida de causas sociais, um exemplo é a telenovela ”Fina Estampa”,na qual o personagem ”Crô” é constantemente humilhado por ser homossexual e isso acaba sendo normalizado durante toda a narrativa, evidenciando que seria normal tratar LGBT’s de forma desumana, logo, a mídia precisa urgentemente rever este assunto que incita ódio.

Além disso, o Presidente é a figura de maior respeito dentro de um país e seus posicionamentos e opiniões influenciam o seu povo. Atualmente no Brasil, Jair Bolsonaro dispara diariamente opiniões que induzem a população brasileira a não ser empática, isso pode ser visto em uma matéria realizada pelo site ”G1”, no qual o Presidente alega que Covid-19 é apenas uma gripe, ignorando as mais de 200 mil mortes causadas pelo vírus, influenciando os brasileiros a não serem solidários com as vidas perdidas, dessa maneira, o Governo necessita se reposicionar.

Portanto, com as problemáticas das produções audiovisuais e posicionamento governamental, é preciso que o Estado em conjunto com a Mídia criem projetos que induzam a prática da empatia, por meio da criação de um entretenimento que respeite causas sociais e que tenha a vistoria de membros da minoria para avaliar o produto, e que o Governo ative um departamento para regular as opiniões anunciadas pelos governantes, para que esses problemas sejam solucionados e a empatia seja algo cotidiano.

 

 

Com nota do Enem pfv

Compartilhar

3 Correções

  1. Indrodução: tá bem construida, deixando sua opinião sobre o assunto bem clara, e também teve uma estrutura bem fiel falando até um pouco da PI no final, e seu repertorio tem uma relação com sua opinião.
    D1: Tem um repertório pop que tem uma relação tanto com sua tese, como com sua introdução.
    D2: Começou muito bem com uma conjução aditiva para estabelecer uma relação com D1, único erro besta é que ás aspas são só para falas ao meu ver G1 não seria uma fala.
    Conclusão: outro conectivo conclusivo estabelecendo assim, relação com o texto relembrou coisas escrita na introdução, isso mostra além de uma planejamento textual uma progressão na sua redação, porém ao meu ver falto você detalhar mais sobre esses projetos.

    • 3
  2. Acho que deveria usar algum outro conectivo na conclusão, também acho que deveria variar um pouco as palavras, usar sinônimos,ficou muito repetitivas Ex: empatia.
    No meu ver você poderia ter aprofundado mais um pouco na problemática… No D2 poderia começar assim:
    Sabe-se que o presidente é uma figura de suma importância em um país, e que suas palavras e decisões influenciam o povo que compõem toda à República. Em contrapartida, noso presidente Jair Bolsonaro, em uma entrevista com o G1….
    Não sou um corretor, apenas alguém que está tentando merolhar na redação ksksks desculpe qualquer coisa.

    • 1
  3. oii, adorei a proposta da sua redação. mas acho que esta faltando detalhar mais o assunto, aparentemente parece que você explicou tudo muito por cima. esta boa, mas acho que da para melhorar se você quiser. Notei também que algumas vezes você trocou ponto por virgula. mas continue assim você está indo bem !! lembrando que é so um conselho

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.