O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, adaptou em 1889, o lema positivista “Ordem e progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedade. No entanto, em um âmbito social onde há obstáculos para combater a falta de empatia nas relações sociais no Brasil, percebe-se o contrário de uma nação em progresso. Desse modo, é essencial analisar os principais propulsores desse contexto hostil: o descaso governamental e a maldade humana.
Diante disso, vale pontuar a inércia governamental em relação à problemática. No ano de 1988, o Brasil conheceu o documento mais importante de sua história: A Constituição Federal. Nela é previsto ser dever do Estado – ou deveria ser – assegurar a todos os cidadãos presentes em território nacional o direito a empatia, uma das raízes dos Direitos Humanos. No entanto, nota-se o contrário no que está descrito, visto que ocorrem inúmeros casos de crimes de ódio, como, por exemplo, crimes por causa de religião, etnias, orientação sexual e entre diversos outros. Logo, a omissão do Estado acerca da temática, faz com que esse viés se mostre um grave problema.
Outrossim, é valido pontuar a maldade humana como fator agravante desse viés. Desse modo, é lícito referenciar o filósofo inglês Thomas Hobbes, que, em sua obra “Leviatã”, dizia e acreditava que a natureza humana é má, que o homem não queria ser um ser social, a partir dessa afirmação que vem a frase mais famosa de Thomas, “o homem é o lobo do homem”. Diante disso, é notório que em situação análoga à metáfora abordada, a sociedade tenha enraizado a falta de empatia descrito por Hobbes e acaba com que a população não evolua, como uma sociedade deveria e pelo contrário, faz com que regrida. Portanto, não é razoável que esse viés permaneça em uma sociedade que almeja tornar-se nação desenvolvida.
Dessa forma, graças o descaso governamental e a maldade humana no que se refere ao tema, faz com que o Brasil não prospere. Mediante o exposto em suma, o Governo – órgão de maior hierarquia e importância no âmbito social – deve combater esse viés, por meio do destino de verbas para a construção de zonas de relações sociais e para a contratação de profissionais, a fim de que neste espaço as pessoas aprendem a se relacionar e ter empatia pelo próximo. Essa iniciativa terá a finalidade garantir a todos o direito descrito na Carta Magna.
Patrick_Mandu
olá, vou pontuar no modelo enem
C1-200
C2-200
C3-180
C4- 160
C5- 200
TOTAL- 940
Sua redação tem tudo para chegar a nota 1000. Eu tenho tranquilidade em dizer que com poucos ajustes você chegará na redação nota 1000. Só precisa ir aparando arrestas para ficar perfeito.
Boa sorte na sua jornada e espero que consiga realizar o desejado.
tamaravick
[sou uma vestibulando e não sou professora]
✦Introdução✦
EXCELENTE!
✦Desenvolvimento1✦
Tópico Frasal: ✔
Repertório: ✔
Problematização: ✔
Fechamento: ✔
EXCELENTE!
✦Desenvolvimento2✦
Tópico Frasal: ✔
Repertório: ✔
Problematização: ✔
Fechamento: ✔
EXCELENTE!
✦Intervenção e Conclusão✦
Agente: ✔
Ação: ✔
Meio/Modo: ✔
Finalidade: ✔
Detalhe: ✔
✦Conectivos✦
2 Repetições: “Desse Modo”
͟͟͞͞➳❥ Parabéns pela sua redação! Não tenho nenhuma análise, sério sério ^^
Alessandraciic
Boa tarde!
Li sua redação percebi um texto claro, coeso, coerente. Bom domínio da gramática.
Só senti falta de uma conclusão que conseguisse abranger o que você citou no D1 e no D2.
Vi outra redação sua e percebi a mesma introdução, um sinal de que você tem bom repertório que pode entrar em distintas situações.
Sua redação tem tudo para chegar a nota 1000. Eu daria 900 tranquilamente pois está bem escrita. Só precisa ir aparando arrestas para ficar perfeito.