A falta de empatia nas relações sociais no Brasil

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Segundo o filósofo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos têm práticas egoístas e superficiais. Análogo à isso, a sociedade brasileira apresenta comportamentos egocêntricos em suas relações, desse modo, é importante ressaltar os discursos de ódio e a falta de conscientização como fatores que favorecem a falta de empatia dos brasileiros.

Em primeiro plano, observa-se que a problemática abrange diversas áreas para discutir, dentre elas está o bullying, que trata-se de atos que agridem fisicamente ou psicologicamente as vítimas. Essa intimidação tem origem em sua maioria, com frustrações na vida pessoal dos agressores, como mostra a série” Anne With An “E” “, em que a protagonista Anne , sofre constantemente com xingamentos e perseguições de seus colegas de classe, os quais vivem em famílias que impõem padrões a serem seguidos e dessa forma refletem seus problemas criticando a aparência da personagem principal.

Consequentemente, evidencia-se que quem tolera tais abusos sofre por serem quem são, e pelo agressor não se por no lugar do outro antes de agredi-lo, assim causa problemas físicos e psíquicos em quem recebe as importunações, exemplo disso é a ansiedade é a depressão que prejudica toda a vida pessoal, uma vez que refere-se a uma doença. Além disso, esses inconvenientes tornam a sociedade um lugar mais desumanizado, intolerante e fechado para novos pensamentos, que impede a evolução social dos indivíduos.

Em suma, nota-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados à falta de empatia. Logo, é indubitável que a escola, através do Ministério da educação, implemente ações que ofereçam amparo as vítimas do bullying e façam campanhas de conscientização sobre a antipatia e seus riscos para os indivíduos e para o país, de modo a promover mais harmonia nas relações cotidianas. Dessa maneira, os desafios atrelados a falta de empatia nas relações sociais no Brasil serão amenizados, e o pensamento de Bauman poderá ser refutado.

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5 Correções

  1. O projeto de texto está satisfatório, mas ainda demonstra alguns pontos de falhas. Reveja se você desenvolveu todas as ideias que levantou para a abordagem do tema e para defesa do ponto de vista, pois é possível que algo tenha sido somente apresentado no seu texto, mas não retomado ao longo do desenvolvimento da redação. Além disso, seria recomendável também procurar aprimorar um pouco mais a fluidez entre as ideias, uma vez que há ainda trechos com pequenas lacunas na argumentação.

    1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS
    Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    2. ABORDAGEM / GÊNERO: 200 PONTOS
    Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    3. DEFESA / COERÊNCIA: 160 PONTOS
    Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 160 PONTOS
    Você articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 160 PONTOS
    Você elaborou bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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  2. 1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS
    Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    2. ABORDAGEM / GÊNERO: 200 PONTOS
    Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    3. DEFESA / COERÊNCIA: 160 PONTOS
    Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 160 PONTOS
    Você articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 160 PONTOS
    Você elaborou bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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  3. O projeto de texto está satisfatório, mas ainda demonstra alguns pontos de falhas. Reveja se você desenvolveu todas as ideias que levantou para a abordagem do tema e para defesa do ponto de vista, pois é possível que algo tenha sido somente apresentado no seu texto, mas não retomado ao longo do desenvolvimento da redação. Além disso, seria recomendável também procurar aprimorar um pouco mais a fluidez entre as ideias, uma vez que há ainda trechos com pequenas lacunas na argumentação.

    1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS
    Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    2. ABORDAGEM / GÊNERO: 200 PONTOS
    Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    3. DEFESA / COERÊNCIA: 160 PONTOS
    Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 160 PONTOS
    Você articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 160 PONTOS
    Você elaborou bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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  4. Parabéns pelo texto, Gisele. É um pouco difícil analisar a parte de estruturação e apresentação do texto via digital, então eu vou deixar registrado (por mais que eu ache que você já saiba disso) que você se atente às margens do texto, e na completude das linhas finais em cada parágrafo, as quais devem alcançar no mínimo a metade da linhas. Voltando ao seu texto, gostaria de recomendar atenção quanto à quantidade de linhas de cada parágrafo, é interessante manter um equilíbrio, com no máximo 1 linha de diferença, isso contribui para a estética do texto.

    Seguindo para os requisitos gramaticais:

    A crase não é usada antes de pronome demonstrativo; cuidado com a colocação pronominal, o pronome relativo “que” atrai o “se”; cuidado com a concordância verbal nos casos em que usa sujeito composto; cuidado com o uso da vírgula no deslocamento de aposto e, principalmente, para não separar o sujeito do predicado (na minha visão o erro mais crasso relativo ao uso desta pontuação). Em suma, os pequenos deslizes cometidos não são capazes de atrapalhar a compreensão do texto, não sendo motivo para desconto demasiado de pontuação.

    No que concerne ao conteúdo, atente-se para a circularidade do texto; note que você elenca na introdução que o “discurso de ódio” e “falta de consciência” são os fatores que fomentam a falta de empatia. Entretanto, no A1 você discute o bullying, que de certa forma pode ser subtendido com uma espécie dentro do gênero discurso de ódio, e não esmiúça a ideia mais ampla acerca deste termo; no A2, você continua a discorrer sobre as consequências do bullying para quem o sofreu, mas não adentra no ponto referente à falta de consciência, prejudicando a unidade e circularidade do texto.

    Continue lendo e escrevendo, boa sorte.
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  5. Você tangenciou o tema. A redação começa com uma introdução boa, mas os argumentos que você usou no meio do texto não são os que você apresentou no primeiro parágrafo. O tema era ”a falta de empatia na sociedade brasileira”, mas, ao longo do texto, o assunto predominante é o bullying, e a tese foi esquecida no meio do caminho. Seria bom você ler várias redações nota mil, para pegar bem a estrutura :)

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