No reality show “Big Brother Brasil”, edição número vinte e um, o participante Lucas Koka, desistiu do programa devido à ausência de acolhimento dos integrantes, que não aceitaram sua sexualidade, o excluíram, e nem tentaram compreender seus estresses. Fora da televisão, o entrave está presente no cotidiano da sociedade brasileira, visto que, parte dela, sofre com essa falta de empatia em suas relações sociais. Tal alegação se faz verídica devido a existência de um pensamento conservador no âmbito familiar e escolar, juntamente de uma má gestão governamental.
Diante desse cenário, é importante destacar que a mentalidade conservadora da escola e da família, agravam a problemática. A existência de um pensamento limitado a ideias como a da família tradicional, engravidar depois do casamento, dentre outros tabus, inibem a possibilidade de entendimento de quem passa situações semelhantes a essas, além de distanciar a comunicação. Paulo Freire diz que o diálogo é um caminho para a colaboração, desse modo, se existe um bloqueio na comunicação, consequentemente, não há conversas, logo, também não há empatia. Os parentes não se permitem entender e aceitar as situações, e a escola não ensina sobre a importância disso, então , juntas, criam pessoas que têm dificuldade em se colocar no lugar do outro.
Além disso, o péssimo comando governamental é outro fator alarmante, pois é a partir daí, que as intolerâncias mais rigorosa para com as relações sociais se prolongam. Uma exemplificação clara dessa má gestão, está nas falas do presidente Jair Bolsonaro em relação às várias vítimas da pandemia de COVID-19. Bolsonaro nomeou a doença de “gripezinha” e se mostrou diversas vezes indiferente acerca das vidas perdidas. A falta de empatia vinda de um representante de pais, influência de certa forma, algumas partes da parcela populacional e pode ser usado como um dos maiores exemplos. A consequência disso está nos sentimentos causados na sociedade; seja ele de revolta, tristeza ou angústia.
Portanto, de primeiro momento, as escolas com o incentivo do Ministério da Educação (MEC), devem promover encontros entre pais, discentes e docentes, por meio de palestras, para debater sobre os mais diversos tabus, a fim de mostrar que outras ideologias existem e assim trabalhar a empatia. Outrossim, também cabe ao governo, criar campanhas sobre a temática, por meio de elaborações de comercias em horário nobre, a fim de conscientizar as várias mentes brasileiras. Assim, situações como a de Lucas Koka, serão menos frequentes dentro do espaço social.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎No reality show “Big Brother Brasil”, edição número vinte e um, o participante Lucas Koka, desistiu do programa devido à ausência de acolhimento dos integrantes, que não aceitaram sua sexualidade, o excluíram, e nem tentaram compreender seus estresses. Fora da televisão, o entrave está presente no cotidiano da sociedade brasileira, visto que, parte dela, sofre com essa falta de empatia em suas relações sociais. Tal alegação se faz verídica devido a existência de um pensamento conservador no âmbito familiar e escolar, juntamente de uma má gestão governamental.
OBS:
》Introdução MUITO boa, só tem uma coisa que me chamou bastante atenção, o nome do participante não é “Lucas Koka”, é “Lucas Penteado”. Cuidado com informações inverídicas, pode perde ponto, viu ?
》Acredito que depois do nome do participante não tenha vírgula.
》Tire a vírgula depois de “excluíram”.
》Tem uma crase no “devido a”, visto que “devido” é devido a alguma coisa, então, o correto é “devido à”.
》Senti falta de CONECTIVOS para ligar as partes do seu texto, poderia ter colocado um antes de iniciar sua tese.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Diante desse cenário, é importante destacar que a mentalidade conservadora da escola e da família, agravam a problemática. A existência de um pensamento limitado a ideias como a da família tradicional, engravidar depois do casamento, dentre outros tabus, inibem a possibilidade de entendimento de quem passa situações semelhantes a essas, além de distanciar a comunicação. Paulo Freire diz que o diálogo é um caminho para a colaboração, desse modo, se existe um bloqueio na comunicação, consequentemente, não há conversas, logo, também não há empatia. Os parentes não se permitem entender e aceitar as situações, e a escola não ensina sobre a importância disso, então , juntas, criam pessoas que têm dificuldade em se colocar no lugar do outro.
OBS:
》Ficou legal seu tópico frasal.
》Poderia ter colocado um conectivo antes de iniciar a argumentação.
》Vê só, essa frase tá um pouco sem lógica: “A existência de um pensamento limitado a ideias como a da família tradicional, engravidar depois do casamento, dentre outros tabus,” […] Tá um pouco sem sentido, poderia ter feito ela de outra forma.
》A cada ponto final tu poderia ter colocado um CONECTIVO: Desse modo, Dessa maneira, Dessa forma, Nesse sentido, Nesse parâmetro, Nesse viés, Diante dessa perspectiva, Ademais, Portanto, Assim etc. Por não ter usado conectivos ao longo do seu texto, você está perdendo ponto na competência 4.
》Por não está usando conectivos você está deixando as informações muito soltas, como esse seu exemplo, mas foi uma ótima ideia trazer Paulo Freire pra essa dinâmica.
》Tu disse na tua tese e no teu tópico frasal que ia falar do pensamento conservador da escola, e acaba que tu não fala da escola, a única coisa que tu falou foi “escola não ensina sobre a importância disso” cadê o resto da tua argumentação ??? Poderia ter argumentado mais acerca disso.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Além disso, o péssimo comando governamental é outro fator alarmante, pois é a partir daí, que as intolerâncias mais rigorosa para com as relações sociais se prolongam. Uma exemplificação clara dessa má gestão, está nas falas do presidente Jair Bolsonaro em relação às várias vítimas da pandemia de COVID-19. Bolsonaro nomeou a doença de “gripezinha” e se mostrou diversas vezes indiferente acerca das vidas perdidas. A falta de empatia vinda de um representante de pais, influência de certa forma, algumas partes da parcela populacional e pode ser usado como um dos maiores exemplos. A consequência disso está nos sentimentos causados na sociedade; seja ele de revolta, tristeza ou angústia.
OBS:
》Tire a vírgula depois de “daí”
》Tu falou “as intolerâncias” no plural e “rigorosa” no singular, tá errado, viu ? Ou você coloca tudo no plural ou tudo no singular, o correto seria “as intolerâncias mais rigorosas”.
》Tire a vírgula depois de “gestão”.
》Erro de concordância em “de covid-19”, o correto é “do covid-19″
》”COVID-19” se escreve normal mesmo “covid-19”.
》Gostei do exemplo que você trouxe sobre a máxima de Jair Bolsonaro, no entanto, você não está amarrando bem com o seu texto, está muito solto, falta conectivos, aconselho a ler redações nota 1000 e prestar atenção no uso dos conectivos e a forma que a pessoa traz o exemplo.
》Faltou o acento agudo em “pais”, o correto é “país”. Acredito que você saiba, mas cuidado. Eu reescreveria essa frase “A falta de empatia vinda de um representante de pais” assim: A falta de empatia vinda de um presidente do país.
》Tu escreveu “influência”, quando na verdade o correto seria “infuencia”. Cuidado, tá perdendo ponto a toa.
》Tire a vírgula depois de “certa forma”.
》”e pode ser usado como um dos maiores exemplos”, “exemplos” de quê??? Não deixe informações soltas.
》Tire esse ponto e vírgula depois de “sociedade”.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, de primeiro momento, as escolas com o incentivo do Ministério da Educação (MEC), devem promover encontros entre pais, discentes e docentes, por meio de palestras, para debater sobre os mais diversos tabus, a fim de mostrar que outras ideologias existem e assim trabalhar a empatia. Outrossim, também cabe ao governo, criar campanhas sobre a temática, por meio de elaborações de comercias em horário nobre, a fim de conscientizar as várias mentes brasileiras. Assim, situações como a de Lucas Koka, serão menos frequentes dentro do espaço social.
OBS:
》Tire vírgula depois de “palestras”.
》O “assim” fica entre vírgulas.
》Falta detalhar COMO seriam realizadas essas palestars, QUEM ministrariam essas palestars?
》”Para debater sobre os mais diversos tabus”, quais tabus ???? Deixe bem claro, o corretor pode pensar que é outro tabu.
》Repetição de “por meio”, poderia substituir por “por intermédio”.
》Tu escreveu “comerciais” no plural e “horário nobre” no singular, coloque tudo no plural ou tudo no singular. Então, o correto seria “comerciais em horários nobres”.
》Poderia ter detalhado COMO seriam essa elaborações nos horários nobres, QUEM iram fazê-las ?
》Repetição de “a fim”, subtitua por “com o intuito” ou “com o fito”, cuidado com repetições, evite-as!!!
》Tem crase em “as várias mentes”, o correto é “às várias mentes”.
》Novamente errou o nome do participante.
NOTA:
C1: 120
C2: 140
C3: 140
C4: 80
C5: 120
TOTAL: 600
No geral sua redação ficou boa, apenas preste mais atenção em alguns detalhes, como: usar conectivos e amarrar mais as ideias que você traz pra não deixar soltas. O que eu mais gostei na sua redação foi sua introdução, parabéns. Qualquer coisa estou à disposição, se quiser pode me mandar mensagens no WatsApp: (82) 981435224, gosto de ajudar as pessoas com redação, inclusive, ensino a algumas. Estou a sua espera e a de quem tiver gostado da minha correção :)
Luis18
Oi tudo bem?
Dispensando erros gramaticais e em geral a sua redação está bacana.
Voce deve tomar cuidado na forma com a qual apresenta os seus conhecimentos de mundo. Concordando ou não ao falar do governo atual você tornou o texto muito pessoal, evite ao máximo entrar em polêmicas nesse tipo de texto ok?
Gostei da sua conclusão so não precisa escrever o MEC entre parênteses. Lembre se que algumas siglas são de conhecimento público e não precisam sem explicadas
Exemplo EUA, ONU, MEC… na dúvida escreva assim:
O mec, órgão responsável pela educação no Brasil,….
emanuely13
Oi, tudo bem?
Como uma das correções anteriores disse, você cometeu alguns erros gramaticais; se atente a eles. Na minha visão, você poderia ter organizado melhor seu texto, acho que um projeto de texto ajudaria nisso, inclusive a presença “implícita” dele é algo cobrado em umas das competências. Gostei dos repertórios que usou, são atuais e cabem dentro do tema.
Acho que você apenas precisa treinar mais a argumentação e o uso de conectivos para trazer mais conexão entre os parágrafos, mas isso você consegue facilmente ao continuar praticando com outros temas e com a reescrita.
Nota: 700-760
Biancajulia25
Olá , Tudo bem ? … Bom eu não sou nenhuma profissional nem nada , Então é só um conselho, Sua redação esta boa mas acho que para ficar perfeita você poderia especificar mais coisa na sua redação, eu penso que falta um pouco de intelectualidade… Você poderia procurar mais coisas do seu tema , para especificar e detalhar mais o seu assunto . Alias o seu assunto é incrível !! e acredito que possa ficar melhor ainda.
NaCl
Espero ajudar, não sou uma profissional, mas tenho familariedade com redações.
Introdução: Três erros ortográficos. “Devido a” possui crase, teve repetição de palavras (“o”), acredito que foi na hora da digitação, porém ficar atento (a) a isso.
Particularmente, pensei que faltou linearidade na redação, faltaram alguns conectivos e poderia ter explanado melhor as teses.
Desenvolvimento 1. Três erros ortográficos, incluso uso de expressão prolixa e erros de vírgula/concordância. O tópico frasal está bom, porém a argumentação um pouco confusa, poderia ser mais direto (a) e expor seu ponto de vista de uma forma direta. Além de poucos conectivos, a citação poderia ser melhor relacionada.
Desenvolvimento 2. Um erro de concordância com numeral. O parágrafo está mais direto, há repetição de palavras, poderia argumentar melhor. Mas está no caminho correto.
Conclusão: Dois erros ortográficos/concordância. Na primeira proposta, considero que escola não seja um agente, já que ela não é o poder maior para se ter uma boa intervenção, aconselho a substituir pelo MEC. Na segunda proposta, faltou o detalhamento.
Acho que sua nota iria variar entre 600-760