A falta de educação financeira no Brasil

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Drasticamente a falta de educação financeira, é um problema contantemente vivido por milhares de Pessoas pelo mundo, no filme de produção brasileira, “Até que a sorte nos separe”, retrata exatamente isso. Nele conta a história de Tino, que ganhou um prêmio de valor altíssimo na loteria, porém , por não saber administrar o dinheiro, acaba ficando sem nada.

Normalmente, uma grande parcela das pessoas que têm essa deficiência, não assumem ou não sabe o que isso significa, por esse motivo a ausência de informações é um fator abrangente para que essa deficiência continue em expansão.

Outro motivo que colabora com a problemática em questão, é o almejo que as pessoas têm em comprar coisas fúteis, muitas das vezes, para inprecionar umas as outras, fato que nos põe a prova mais uma vez “A teoria do espetacúlo”, de Guy derbord, que fala da necessidade que as pessoas têm de se espetacularizarem para as outras, fazendo assim uma performace, que não condiz com a sua realidade.

Vale lembrar que, futuramente por não saber lidar com a situação, esses indivíduos acabam se “embaraçado” em dívidas, e em alguns casos mais graves, obrigados a se disfazerem de bens materiais importantes, como até mesmo suas próprias casas

É fundamental para que esse problema seja solucionado, cortar o mal pela “raiz”, ou seja, pela desinformação. Cabe ao ministério da educação implementar um projeto por meio de lei, que será entregue á Câmara dos deputados para aprovação, onde ofertará para população: Cursos gratuitos de curta duração com profissionais competentes e aptos para tratar da questão abordada. Esses cursos poderão ser realizados em dias não considerados “úteis” (sábados,domingos e feriados), nas escolas publicas da rede de ensino, com a objetividade de ensinar a população, à ter uma base estrutural qualificada do que é educação financeira. Espera-se que com essas medidas adotadas, seja resolvida essa adversidade
Que é , a deficiência da educação financeira no Brasil.

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4 Correções

  1. – Antes mesmo de ler observei dois detalhes estruturais: seus parágrafos não atenderam a um padrão de tamanho, sabe? Uns estão muito pequenos e outros maiores demais. A outra coisa foi que você utilizou 5 parágrafos,e o mais recomendado para o ENEM são 4 (1 introdução, 2 desenvolvimentos, 1 conclusão).

    – No primeiro parágrafo você não aproveitou bem o repertório e não seguiu uma lógica na introdução. Poderia ter ficado melhor. Você também não deixou clara sua tese.
    – O segundo parágrafo não está desenvolvimento, nem tem um repertório sociocultural confirmando seu argumento.
    – Tente seguir a estrutura tópico frasal+desenvolvimento do argumento+repertório e relação com o argumento+conclusão.
    – Trazer a sociedade do espetáculo como repertório é ótimo, mas você não desenvolveu bem mais uma vez.
    – Sua conclusão está muito boa.

    Continue treinando que você vai ficar cada vez melhor. Sugiro que você estude um pouco mais sobre a estrutura do ENEM mais aceita, e leia muitas redações que já receberam nota mil. Ficarei felz em ler mais redações suas, só me avisar quando publicar mais. Espero ter te ajudado, boa sorte!

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  2. Olá Rosane, tudo bem? Parabéns pela redação, é um tema bem abrangente e que você consegue postular suas opiniões.
    Espero que minhas observações auxiliem nos seus estudos!
    Introdução: Apresenta o recorte temático com associação com um filme, muito bem. Entretanto, é necessário que haja uma articulação melhor nos períodos para que a coesão textual fique mais articulada. Para isso, aposte nos conectivos interparágrafos e intraparágrafos. Além disso, as teses não foram evidenciadas.
    Desenvolvimentos: Você usa outras áreas do conhecimento para embasar suas ideias e apresenta exemplificações, muito bom! Dica: Prefira dividir seu texto em 4 parágrafos, 1 introdução, 2 desenvolvimentos e 1 conclusão para que haja progressão textual, ou seja, para que haja um sequenciamento nas suas ideias, pois parágrafos com pequenos períodos e curtos interrompem a linearidade.
    Conclusão: Você apresenta os 4 elementos (agente, ação, meio/modo e finalidade) + detalhamento, conseguiu propor uma proposta bem completa! Todavia, é melhor evitar expressões orais cotidianas “cortar o mal pela raiz”.
    Competência 1: Há alguns desvios na construção sintática e erros de grafia de algumas palavras, atenção!!

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  3. Bom dia!
    Não tenho 100% de conhecimento mas farei o possível para ajudar com o que sei.

    Primeiramente gostaria de ressaltar que percebi um uso excessivo e desorganizado de vírgulas e pontos finais. Recomendo utilizar mais o ponto final para separar cada sentença.

    Introdução: Após o trecho “…milhares de pessoas pelo mundo..” era apropriado usar ponto final antes de citar o filme.

    Desenvolvimento: Falta um pouco mais de repertório argumentativo além do que é citado (seja de livros, filmes, escritores, estatísticas, notícias e etc). Os corretores podem interpretar muitas das falas como senso comum e tirar pontos.

    Conclusão: Uma solução muito bem elaborada e bem colocada no texto. Apenas sinto que o excesso de formalidades deixou-a um pouvo grande. Talvez tirar algumas formalidades desnecessárias como no trecho “…Escolas públicas da rede de ensino…” (O “rede de ensino” pode ser descartável). No mais apenas ressalto que a última sentença do texto não necessitava de vírgula.

    Nota: 550 – 600

    Espero ter ajudado!

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  4. Olá, primeiramente eu devo dizer que seu texto está fluído, bom de se ler, mas com certos erros, vou mostrar os que eu vi.
    Bem, sua intro começou com uma boa contextualizão com um filme nacional, cai perfeitamente nesse tema. Você usou “Pessoas”, mas na verdade é com letra minúscula.

    No seu segundo parágrafo, logo no começo houve um erro de concordância, na palavra “sabe”, o sujeito da frase é “pessoas”, está no plural, então o verbo deveria ter se flexionado de acordo com este sujeito.

    No terceiro parágrafo a palavra “impecionar” está errada, vejo isso tanto pela escrita quanto pela concordância, o certo ao meu ver seria “impressionarem”, nisso você mudava a frase em seguida: os demais. Percebi que você usou demais a palavra “pessoas”, cuidado!, não repita uma mesma palavra tantas vezes, use sinônimos como indivíduos ou pronome eles.

    No 4° houve um erro novamente de concordância, “por saber”, o certo seria: por saberem.
    Também está errado a palavra “disfazerem”, o certo seria: desfazerem

    Sua conclusão está boa, responde as quatro perguntas básicas: quem vai fazer? O quê vai fazer? Como vai fazer? E para quê.

    Foi isso, bons estudos, Acredito que sua nota iria variar entre 800-840

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