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A Falta de Diversidade nas Publicidades Brasileiras

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Na minissérie “Falcão e o Soldado Invernal”, o herói negro Sam Wilson é manipulado a entregar o escudo ao governo. Após isso, o legado do Capitão América é confiado a outro soldado, um homem branco e loiro usado pelo Estado como propaganda para a união dos povos. Fora da ficção, assim como na obra, é perceptível a falta de diversidade na publicidade, sobretudo no Brasil, que falha em representar os seus cidadãos nesse ramo. A partir disso, é fundamental entender a razão dessa exclusão, também como os efeitos disso para a conjuntura social.

De início, é importante destacar que o ser humano é influenciado por tudo aquilo que vê e ouve. Desse modo, os indivíduos que cresceram rodeados de imagens estereotipadas nas publicidades brasileiras tendem a aceitar apenas esse modelo considerado “ideal”, como o uso de mulheres brancas nas propagandas de cosméticos e homens nos comerciais de veículos. Nesse viés, as minorias são cada vez mais deixadas de lado, consequentemente, problemas de não aceitação entre esses grupos se tornam mais frequentes.

Ademais, o sistema capitalista é outro ponto que fomenta essa falta de diversidade. Como disse Adam Smith em seu livro “Riquezas das Nações”, o lucro configura-se como um dos principais objetivos do capitalismo. Nessa ótica, muitas empresas priorizam o benefício financeiro, logo, buscam a propaganda “correta” para satisfazer a população e alcançar esta meta. Seguindo esse pensamento, a representatividade torna-se escassa, pois essas corporações optam pelo modelo que já funcionou no passado.

Portanto, para não reforçar o uso de estereótipos e conhecer melhor seu público alvo, as marcas devem realizar pesquisas quantitativas e qualitativas. Tal ação poderá ser concretizada, através de estudos de campo, inclusive com um grupo de foco, que entenda o que muitos consumidores desejam. Além disso, essas empresas devem utilizar as redes sociais como “Instagram” e “Twitter” para análise estatística de mercado. Nessa lógica, a população se sentirá representada e não haverão mais indivíduos impedidos de se tornarem símbolos como aconteceu na minissérie.

 

PS: se puder dar nota modelo ENEM eu agradeceria muito, mas caso não saiba que toda ajuda é muito bem vinda. Que Deus abençoe todos que irão ler essa redação

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2 Correções

  1. Bom dia!
    Estarei corrigindo a redação segundo as competências do Enem e os meus conhecimentos, então talvez não esteja totalmente correta.

    O primeiro parágrafo foi muito bem escrito, a citação faz referência direta ao tema, o que no geral auxilia na nota final.
    No terceiro parágrafo tem a repetição do ”essa” que pode causar uma interferência no ritmo do texto.
    Em suma, sua redação está muito bem escrito, a quantidade de conectivos e suas variedades estão perfeitos e bem utilizados, o texto flui na leitura e faz um fechamento de ideias. ademais, seus argumentos são concretos e bem atrelados ao repertório.
    C1: 200
    C2:200
    C3:160
    C4:200
    C5:200
    NOTA FINAL: 960
    PS: talvez não seja uma nota muito certa.

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  2. Oi vou corrigir sua redação dentro dos critérios do ENEM ok?!
    Gosto de corrigir as redações tendo como base diversas redações nota 1000.

    Introdução: A utilização de um repertório para contextualizar o tema é fundamental e ao meu ver você acertou na escolha. Contudo, quando for colocar um filme/série tente colocar mais informações logo no início. Ex: Na minissérie “Falcão e o Soldado Invernal”, produzido/disponível pela/na Disney Plus, ou colocar o ano de lançamento também é valido (para o corretor não ter dúvida que você conhece bem esse repertório).
    Na tese(última frase), vejo que você quer fazer causa e consequência no que está ok, mas na tese tente escrever mesmo, qual é a causa? qual é a consequência?. Ex: Nesse sentido, a padronização dos indivíduos nas mídias sociais(causa) visando apenas o benefício financeiro corrobora para a permanência da falta de diversidade nas publicidades(consequência).

    Desenvolvimento 1 = tente adicionar um repertório para dar solidez/validade a sua argumentação, pra mostrar pro corretor que não é só coisa da sua cabeça e que de acordo fulano, de acordo a tal fato é presente na realidade.

    Desenvolvimento 2 = achei ótimo

    Conclusão = Portanto, para não reforçar o uso de estereótipos e conhecer melhor seu público alvo, as marcas(,) – acho melhor usar o termo “empresas de marketing”- devem realizar pesquisas quantitativas e qualitativas. Tal ação poderá ser concretizada, através de estudos de campo, “inclusive” -> “preferencialmente” – com um grupo de foco, que entenda o que muitos consumidores desejam. (Nessa lógica, a população se sentirá representada e não haverão mais indivíduos impedidos de se tornarem símbolos como aconteceu na minissérie) ->seria melhor usar um conectivo de finalidade ex: “Somente assim, a população se sentirá representada e não haverão mais indivíduos impedidos de se tornarem referência como ocorreu no seriado com Sam Wilson.

    OBS: Sou estudante (aprendendo ainda) e falei tudo que percebi na sua redação.

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. NOTA: 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo NOTA; 160

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista NOTA:160

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação NOTA: 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. NOTA:200

    Final: 880

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