Na minissérie “Falcão e o Soldado Invernal”, o herói negro Sam Wilson é manipulado a entregar o escudo ao governo. Após isso, o legado do Capitão América é confiado a outro soldado, um homem branco e loiro usado pelo Estado como propaganda para a união dos povos. Fora da ficção, assim como na obra, é perceptível a falta de diversidade na publicidade, sobretudo no Brasil, que falha em representar os seus cidadãos nesse ramo. A partir disso, é fundamental entender a razão dessa exclusão, também como os efeitos disso para a conjuntura social.
De início, é importante destacar que o ser humano é influenciado por tudo aquilo que vê e ouve. Desse modo, os indivíduos que cresceram rodeados de imagens estereotipadas nas publicidades brasileiras tendem a aceitar apenas esse modelo considerado “ideal”, como o uso de mulheres brancas nas propagandas de cosméticos e homens nos comerciais de veículos. Nesse viés, as minorias são cada vez mais deixadas de lado, consequentemente, problemas de não aceitação entre esses grupos se tornam mais frequentes.
Ademais, o sistema capitalista é outro ponto que fomenta essa falta de diversidade. Como disse Adam Smith em seu livro “Riquezas das Nações”, o lucro configura-se como um dos principais objetivos do capitalismo. Nessa ótica, muitas empresas priorizam o benefício financeiro, logo, buscam a propaganda “correta” para satisfazer a população e alcançar esta meta. Seguindo esse pensamento, a representatividade torna-se escassa, pois essas corporações optam pelo modelo que já funcionou no passado.
Portanto, para não reforçar o uso de estereótipos e conhecer melhor seu público alvo, as marcas devem realizar pesquisas quantitativas e qualitativas. Tal ação poderá ser concretizada, através de estudos de campo, inclusive com um grupo de foco, que entenda o que muitos consumidores desejam. Além disso, essas empresas devem utilizar as redes sociais como “Instagram” e “Twitter” para análise estatística de mercado. Nessa lógica, a população se sentirá representada e não haverão mais indivíduos impedidos de se tornarem símbolos como aconteceu na minissérie.
PS: se puder dar nota modelo ENEM eu agradeceria muito, mas caso não saiba que toda ajuda é muito bem vinda. Que Deus abençoe todos que irão ler essa redação
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Bom dia!
Estarei corrigindo a redação segundo as competências do Enem e os meus conhecimentos, então talvez não esteja totalmente correta.
O primeiro parágrafo foi muito bem escrito, a citação faz referência direta ao tema, o que no geral auxilia na nota final.
No terceiro parágrafo tem a repetição do ”essa” que pode causar uma interferência no ritmo do texto.
Em suma, sua redação está muito bem escrito, a quantidade de conectivos e suas variedades estão perfeitos e bem utilizados, o texto flui na leitura e faz um fechamento de ideias. ademais, seus argumentos são concretos e bem atrelados ao repertório.
C1: 200
C2:200
C3:160
C4:200
C5:200
NOTA FINAL: 960
PS: talvez não seja uma nota muito certa.
Lelearaujog
Oi vou corrigir sua redação dentro dos critérios do ENEM ok?!
Gosto de corrigir as redações tendo como base diversas redações nota 1000.
Introdução: A utilização de um repertório para contextualizar o tema é fundamental e ao meu ver você acertou na escolha. Contudo, quando for colocar um filme/série tente colocar mais informações logo no início. Ex: Na minissérie “Falcão e o Soldado Invernal”, produzido/disponível pela/na Disney Plus, ou colocar o ano de lançamento também é valido (para o corretor não ter dúvida que você conhece bem esse repertório).
Na tese(última frase), vejo que você quer fazer causa e consequência no que está ok, mas na tese tente escrever mesmo, qual é a causa? qual é a consequência?. Ex: Nesse sentido, a padronização dos indivíduos nas mídias sociais(causa) visando apenas o benefício financeiro corrobora para a permanência da falta de diversidade nas publicidades(consequência).
Desenvolvimento 1 = tente adicionar um repertório para dar solidez/validade a sua argumentação, pra mostrar pro corretor que não é só coisa da sua cabeça e que de acordo fulano, de acordo a tal fato é presente na realidade.
Desenvolvimento 2 = achei ótimo
Conclusão = Portanto, para não reforçar o uso de estereótipos e conhecer melhor seu público alvo, as marcas(,) – acho melhor usar o termo “empresas de marketing”- devem realizar pesquisas quantitativas e qualitativas. Tal ação poderá ser concretizada, através de estudos de campo, “inclusive” -> “preferencialmente” – com um grupo de foco, que entenda o que muitos consumidores desejam. (Nessa lógica, a população se sentirá representada e não haverão mais indivíduos impedidos de se tornarem símbolos como aconteceu na minissérie) ->seria melhor usar um conectivo de finalidade ex: “Somente assim, a população se sentirá representada e não haverão mais indivíduos impedidos de se tornarem referência como ocorreu no seriado com Sam Wilson.
OBS: Sou estudante (aprendendo ainda) e falei tudo que percebi na sua redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. NOTA: 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo NOTA; 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista NOTA:160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação NOTA: 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. NOTA:200
Final: 880