A falta de consciência ambiental em questão no Brasil

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É notório que o meio ambiente encontra-se ameaçado pelos poderes de produção capitalista, principalmente em relação a floresta amazônica. Nesse viés,há uma falta de consciência ambiental no Brasil, em virtude da base educacional lacuna e do individualismo.

A princípio, a omissão educativa caracteriza-se como um complexo dificultador. Para o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. No que tange à ausência de um conscientização ambiental, percebe-se uma forte influência dessa causa, uma vez que o colégio não tem cumprido seu papel no sentido de ensinar as pessoas desde pequenas a importância do meio ambiente para a vida do planeta. Logo, é necessário que as escolas tragam às salas de aula conteúdos educativos que ajam na resolução da questão.

Ademais, é fundamental apontar o individualismo como impulsionador da entrave. Na obra “Modernidade Líquida”, Zygmunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo egoísmo. Nesse sentido, a tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira quando nota-se a falta de consciência ambiental no país. Desse modo, essa liquidez que influi na questão funciona como uma falta de empatia da sociedade pela natureza.

Portanto, como solução, é preciso que o Governo Federal ,em parceria com o MEC, desenvolva palestras em escolas – a serem webconferenciada nas redes sociais desses órgãos – por meio de professores e especialistas no assunto, a fim de trazer mais lucidez sobre a conscientização do meio ambiente e erradicar o individualismo.

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4 Correções

  1. Bom dia! Também sou estudante e não tanto especializada para correção, mas vou tentar auxiliar com o que posso :)

    No Desenvolvimento I há um erro de concordância (não sei se só por digitação haha): “ausência de um conscientização ambiental”. Também não sei se é aconselhável fazer uma proposta de intervenção nessa altura do texto, mas o repertório foi muito bem articulado!

    No Dsesenvolvimento II, exceto o já citado acima sobre o título da obra em letra minúscula, achei muito bem escrito e argumentado!

    Não tenho noções de pontuação, mas também acho que faltou um pouco de progressão, no sentido de retomar algum repertório apresentado em alguma colocação posterior. Mas acredito que teria sim uma nota boa, bom texto :)

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  2. Competência 1: 180
    Alguns erros gramaticais no terceiro parágrafo: “da entrave” em vez de “do entrave”, “modernidade líquida” em vez de “Modernidade líquida”(título de livro é com letra maiúscula) e “influiu” em vez de “influi”.

    Competência 2: 180
    Propôs uma intervenção no final do segundo parágrafo.

    Competência 3: 120
    Faltou um maior desenvolvimento dos argumentos utilizados, além de uma contextualização mais elaborada na introdução.

    Competência 4: 180
    Redundância no último parágrafo: “Governo Federal, em parceria com o MEC”(o MEC já é o Governo Federal).

    Competência 5: 150
    Ausência do detalhamento, além de não ter feito um bom aprofundamento da proposta de intervenção em geral.

    Total: 810

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  3. Tema: A falta de consciência ambiental em questão no Brasil

    INTRODUÇÃO:
    É notório que o meio ambiente encontra-se ameaçado pelos poderes de produção capitalista, principalmente em relação a (*à) floresta amazônica|1|. Nesse viés,há uma falta de consciência ambiental no Brasil, em virtude da base educacional lacuna e do individualismo.

    1 – Uma recomendação: tente utilizar algum tipo de argumento (dado), alusão ou, até mesmo, citação para atribuir fundamento à sua tese! Além disso, citar uma alusão logo no início enriquece imensamente a redação!

    — Sua introdução teve o essencial – apresentou a tese –, apesar de não seguir o padrão de outras redações atuais (Alusão – Tese – encaminhamento argumentativo). Contudo, está tudo bem, já que ela cumpriu com o seu papel de introduzir o seu posicionamento!
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    DESENVOLVIMENTO 01:
    A princípio, a omissão educativa caracteriza-se como um complexo dificultador|1|. Para o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. No que tange à ausência de um (*uma) conscientização ambiental, percebe-se *Sugestão: que existe…) uma forte influência dessa causa|2|, uma vez que o colégio não tem cumprido seu papel no sentido de ensinar as pessoas desde pequenas a importância do meio ambiente para a vida do planeta. Logo, é necessário que as escolas tragam às salas de aula conteúdos educativos que ajam na (*Sugestão: atuem sobre a…) resolução da questão.

    1 – Caracteriza-se como um complexo dificultador do quê exatamente? No tópico frasal, sempre tente realçar a relação que isso tem com o tema.
    2 – Nessa ocasião, não temos uma conjunção que remeta conexão com o parágrafo da citação do filósofo, assim causando uma certa falha de sentido. Portanto, com a finalidade de estabelecer conexão com o período antecedido, você poderia optar por usar “Seguindo essa linha de raciocínio”, veja:
    “(…) Seguindo essa linha de raciocínio, no que tange à ausência de uma conscientização ambiental, percebe-se que existe uma forte influência dessa causa…” Assim, poderíamos, com mais facilidade, identificar o que é essa causa (que o ser humano é o que a educação faz dele).

    — Esse desenvolvimento ficou bom, temos um argumento de autoridade.
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    DESENVOLVIMENTO 02:
    Ademais, é fundamental apontar o individualismo como impulsionador da entrave. Na obra “modernidade líquida”, Zygmunt Bauman|1| defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo egoísmo. Nesse sentido, a tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira quando nota-se (*se nota) a falta de consciência ambiental no país. Desse modo, essa liquidez que influiu a (*na) questão funciona como uma falta de empatia da sociedade pela natereza (*natureza).

    1 – Sempre tente especificar quem é a autoridade, se ele é filósofo, sociólogo, antropólogo, escritor…

    — Ficou boa, temos o tópico frasal que introduz a ideia central para o desenvolvimento desse parágrafo (o individualismo), temos também um argumento de autoridade para dá razão a respeito da assimilação entre a ideia central desse desenvolvimento com a tese. Apenas senti a falta de aprofundamento quanto à argumentação, apenas temos uma reafirmação do que afirma o sociólogo, fazendo com que esse desenvolvimento aparente um tanto superficial.

    Portanto, como solução, é preciso que o Governo Federal (AGENTE) ,em parceria com o MEC, desenvolva (AÇÃO) palestras em escolas – a serem webconferenciada (*webconferências) nas redes sociais desses órgãos (DETALHISMO) – por meio de professores e especialistas no assunto (MEIO), a fim de (OBJETIVO) trazer mais lucidez sobre a conscientização do meio ambiente e erradicar o individualismo.

    — Conclusão boa com uma proposta de intervenção completa.

    ••••••|||•••••• (Não sou corretora profissional, nem nada do tipo, por isso não leve tão a sério à minha avaliação final, ainda sou leiga quanto a como o ENEM corrige as redações!)

    C1 – Demonstrou um bom domínio da norma culta: 120pts
    C2 – Demonstrou compreensão da proposta e se manteve fiel à estruturação de um texto dissertativo-argumentativo, a demonstração de repertório foi adequada= 120pts.
    C3 – O texto tem uma boa assimilação das ideias; bom encadeamento das ideias = 160pts.
    C4 – A maior parte dos parágrafos são bem demarcadas, apenas com uma falta na coesão no 1º parágrafo de desenvolvimento = 120pts.
    C5 – Uma conclusão boa com uma proposta de intervenção completa = 200pts
    Somando, então, temos: 720pts!

    Bjs e boa sorte na sua jornada!!!

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  4. Olá, sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos.
    Tema e tese explícitos na introdução, o que é ótimo.
    O desenvolvimento 1 está bem estruturado e com uma boa argumentação, além disso tem
    uma boa referencia sociocultural.
    Acredito que o parágrafo 2 poderia ter sido mais desenvolvido, visto que foi citado um ótimo argumento.
    Sua proposta de intervenção está completa e bem objetiva, mas recomendo que retome algo citado anteriormente no seu texto para dar ideia de progressão textual.

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