A falta de consciência ambiental em questão no Brasil

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O artigo 225 da Constituição Brasileira de 1988 afirma que todos têm o direito e o dever de preservar o meio ambiente. No entanto , o que tem se observado é a falta é a falta de consciência ambiental no país. Esse tema em questão só ressalta que o homem tem se preocupado cada vez menos com o meio no qual vive. Tal conjuntura ocorre devido ao egoísmo humano com os ecossistemas, e pela falta de ensinamentos concernentes à preservação do ambiente. Desse modo, é urgente a reversibilidade desse cenário.
Em primeira análise, convém abordar o comportamento negligente do ser humano. Essa negligência vem associada ao pensamento errôneo de que os recursos naturais são infinitos. Isso se evidencia através do desperdício de água (pois segundo a Organização das Nações Unidas, os brasileiros consomem mais água do que o recomendado), do desmatamento (bastante alarmante no Amazonas) e das poluições que agridem severamente o meio ambiente. Isso precisa ser mudado urgentemente visto que a natureza é a base de nossa sobrevivência.
Em segunda análise, urge mencionar a forma como a educação ambiental é ensinada nas escolas a qual corrobora para o agravamento da problemática. De acordo com o site “autossustentável.com”, a teoria é diferente da prática, ou seja, embora seja muito importante o incentivo as práticas ambientais , na maioria das vezes o aluno não é estimulado a amar o planeta e acaba cometendo os erros das gerações passadas.
Portanto, é essencial superar as instâncias que tornam escassa a consciência ambiental no Brasil. Cabe ao Ministério da Educação, implementar projetos de cunho ambiental que estimulem as crianças a preservar o ambiente, de modo a formar um melhor senso crítico diante dessa questão e garantir que a geração presente e futura não cometerá os mesmos erros de seus antepassados.

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3 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. 160
    Nota final: 800

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  2. O artigo 225 da Constituição Brasileira de 1988 afirma que todos têm o direito e o dever de preservar o meio ambiente. No entanto , o que tem se observado é a falta é a falta (1) de consciência ambiental no país. Esse tema em questão só ressalta que o homem tem se preocupado cada vez menos com o meio no qual vive. Tal conjuntura ocorre devido ao egoísmo humano com os ecossistemas, e pela falta de ensinamentos concernentes à preservação do ambiente. Desse modo, é urgente a reversibilidade desse cenário.
    Em primeira análise, convém abordar o comportamento negligente do ser humano. Essa negligência vem associada ao pensamento errôneo de que os recursos naturais são infinitos. Isso se evidencia através do desperdício de água (pois segundo a Organização das Nações Unidas, os brasileiros consomem mais água do que o recomendado), do desmatamento (bastante alarmante no Amazonas) e das poluições que agridem severamente o meio ambiente (2). Isso precisa ser mudado urgentemente (3) visto que a natureza é a base de nossa sobrevivência.
    Em segunda análise, urge mencionar a forma como a educação ambiental é ensinada nas escolas (4) a qual corrobora para o agravamento da problemática. De acordo com o site “autossustentável.com”, a teoria é diferente da prática, ou seja, embora seja muito importante o incentivo as (5) práticas ambientais , na maioria das vezes o aluno não é estimulado a amar o planeta e acaba cometendo os erros das gerações passadas. (6)
    Portanto, é essencial superar as instâncias que tornam escassa a consciência ambiental no Brasil. Cabe ao Ministério da Educação, implementar projetos de cunho ambiental que estimulem as crianças a preservar o ambiente, de modo a formar um melhor senso crítico diante dessa questão e garantir que a geração presente e futura não cometerá os mesmos erros de seus antepassados.

    1 – repetição de termos; C4
    2 – explique melhor seus repertórios, o período está mais expositivo do que argumentando; C2 e C3
    3 – verifique a falta de vírgula; C1
    4 – verifique a falta de vírgula; C1
    5 – verifique a ausência de crase; C1
    6 – por que o aluno não aprende a amar o planeta? Quais são os erros das gerações passadas? Explique melhor o parágrafo; C3

    NOTA: 760

    NOTAS POR COMPETÊNCIA:
    C1 (norma-padrão): 160. De acordo com o ENEM: bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    C2 (abordagem e gênero): 160. De acordo com o ENEM: a argumentação desenvolvida é consistente e o participante apresenta bom domínio do tipo textual, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos.
    C3 (coerência e defesa): 120. De acordo com o ENEM: seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    C4 (coesão): 160. De acordo com o ENEM: demonstra domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
    C5 (proposta de intervenção): 160. Analise os termos abaixo:
    Agente (quem fará a ação): ✔
    Ação (o que será feito): ✔
    Modo (como será realizada a ação, por intermédio de quem?): X
    Efeito (qual o efeito esperado): ✔
    Detalhamento: ✔
    Dica: sempre traga o máximo de detalhes (mas que não ultrapassem a quantidade de linhas) para garantir a pontuação máxima na C5

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  3. Uso da variedade padrão da língua: cuidado com a repetição de palavras como pode ser visto nas palavras “ambiente” e “falta”- Há equívocos relacionados à acentuação, pontuação, concordância e regência OU repetição lexical OU há oralidade- 1,0
    Há ponto de vista?: Há presença adequada de ponto de vista. Presença de períodos cujas ideias revelam indícios de repertório. – 1,5
    Coesão e coerência: os parágrafos são bem articulados, porém atenção ao contextualizar as suas ideias. – 1,5
    Argumentação e tema: há poucas argumentações e o texto articulado com o tema e a tese- 1,5
    Uso de conectivos: há o uso adequado de conectivos- 2,0

    Nota: 7,5

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