A falta de consciência ambiental em questão no Brasil

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“Que tipo de mundo podemos preparar para os nosso bisnetos?” , disse o filósofo estadunidense , Richard Rorty. Analisando essa frase , é possível correlacionar com o assunto , já que a questão ambiental prejudicará futuras gerações. O ser humano é o mais culpado disso tudo , jogam lixo nos rios , desmatam florestas , matam animais atoa , sem ao menos se preocuparem com a natureza.

Segundo dados da Global Florest Watch , o Brasil foi o país que mais destruiu florestas em 2019. Preocupante , pois a nação ja foi considerada líder mundial de combate ao desmatamento. Isso tem um grande impacto e desequilibrio ecológico , tanto que muitos animais perderam seus lares por conta do fogo , tendo que ir a busca de outro lugar ,porém morrem ao não adaptar-se.

Ademais , é imperativo ressaltar que a política do Governo Jair Bolsonaro , agrava a situação brasileira. Uma vez que , o próprio presidente envergonhou o povo brasileiro em seu discurso na 75° Assembleia Geral da ONU , negando realidade. Os efeitos de tamanha destruição correspondem as queimadas da Amazônia , Pantanal e Cerrado.

Isso precisa levar a sério , necessita-se de um líder que leve com responsábilidade e tenha empatia com a natureza. O Governo brasileiro devia ampliar programas de combate ao desmatamento , iniciando campanhas com organizações próprias , que terão como competência cuidar desses locais. Assim , a coletividade alcançará a frase de Richard Rorty.

 

OBS: ALGUEM CORRIJA COM NOTA? ( DE ACORDO COM O MODELO DO ENEM)

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9 Correções

  1. Nossa, cada um dando uma nota tão diferente… Minha vontade era de dar aulas sobre os critérios de correção a todos vocês, mas o máximo que posso, já que não posso respondê-los diretamente, é dizer que há um manual de correção com linguagem acessível a todos os alunos, disponibilizado no próprio site do INEP (http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos).

    Abordo alguns pontos desse manual de corretores no meu blog.

    Eu discordo da necessidade de notas nesse seu momento de estudos. Você precisa aprender, conhecer, ler bastante, não se avaliar. Então mantenha o seu foco nos aprendizados, mas, pelas notas tão distintas, vou tentar esclarecer quanto e por que você tiraria as notas a seguir.

    C1: 120 (o texto parece ter erros de digitação que prejudicam essa avaliação aqui – contei uns 15 erros de português, que eu vou considerar como “alguns” porque pode haver erros de pura digitação, mas que, se contados todos, um corretor mais severo pode considerar como “muitos erros”, e aí jogaria a sua nota para 80, pois o texto tem poucas palavras e a avalição de “muitos”, “alguns” e “poucos” é medida de forma proporcional à quantidade de palavras no seu texto)

    C2: 160/120 (os seus repertórios são pertinentes e legitimados, mas precisam de produtividade para que alcancem os 200 pontos; se tanto o Global Watch quanto o filósofo estiverem nos textos de apoio do seu tema, sua nota máxima aqui será 120 pontos – treine o suficiente para se desapegar, também, de consultas enquanto treina, ok?)

    C3: 120 (essa é a nota que tira o texto com projeto que não desenvolve todas ou a maioria das informações: em vários momentos caberia uma explicação do que você apontou e não vimos essas explicações – os “como?”, “pq?”, “qual é a consequência disso?” – que cabiam num texto que só ocupou 22 linhas. O texto tem que se sustentar por si só, o leitor não pode ter a tarefa de completar o seu raciocínio, a ideia tem que “circular”, fechar – então, procure se fazer essas perguntas enquanto lê o texto, até voê adotar a sua estratégia de escrita ideal)

    C4: 120 (presença “regular” de elementos coesivos – eu poderia dar “constante” – 160 – se o texto tivesse produzido mais palavras – 220 é pouco perto dos 350, 400 que costumam fazer as notas mais altas)

    C5: 200 (Agente: “Governo brasileiro”; Ação: “ampliar programas de combate ao desmatamento”; Modo: “iniciando campanhas com organizações próprias”; Detalhamento do Modo por meio de contextualização: “que terão como competência cuidar desses locais”; Efeito: “alcançará a frase de Richard Rorty” – obs: deu pra entender o seu efeito, mas o que vc quis dizer era “satisfazer a pergunta de Richard Rorty”, ou algo do tipo: vc melhorar bastante esse efeito, que não vai descontar pontos da C5, mas da C3, da C1, da C2, então cuidado aqui)

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    Eu fiz isso também porque considero que os colegas precisam ter uma melhor noção dos parâmetros de correção que foram liberados no ano passado.

    A nota mais sóbria parece ter sido a da Inavoig, que apenas errou a Competência 5, e eu vou tentar explicar com a ajuda do manual dos corretores, cujo link está no início desse meu texto.

    – Você não precisa de dois agentes, isso é lenda (página 13 do manual dos corretores)

    – O Agente não é avaliado por “vagueza”, mas por ser ou não ser um agente identificável. Governo brasileiro é agente identificável; “alguém”, “você” não são agentes identificáveis, e por isso são nulos.

    – Não são necessárias duas Ações, isso é lenda também (página 10 do mesmo manual)

    – A observação dela sobre o “como” é válida, mas no sentido de você deixar bem claro pro corretor que você está indicando um “meio/modo”, caso o leitor esteja distraído.

    O manual destaca que o gerúndio pode indicar o modo, o efeito ou o detalhamento (página 21). Então, evite confundi-lo, especialmente em relação a “meio/modo” (para o qual você pode usar um “por meio de”) e a “efeito” (que você fez corretamente com o “assim”), mas esteja certa de que o normal seria o corretor identificar todos os elementos que você colocou.

    – Retomar a tese não é avaliação da competência 5, mas da 3, que trata da organização textual. A 5 avalia exclusivamente se o candidato colocou os 5 elementos, mas ela está correta quanto à sua Conclusão, que tem como função natural a retomada da tese, além da outra função que é manter o leitor interessado, ou seja, não desanimar no final, que foi o que aconteceu com o texto na Conclusão. Esses dois aspectos são avaliados nas competências 2 e 3, impedindo que você suba a sua nota para além dos 120.

    Muito cedo para você pensar em subir a nota. Pense em construção de raciocínios e repertórios, você deve ser uma ótima aluna para já estar treinando redação para o Enem. Evolua no seu tempo!

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  2. Ei, ruicherlei!Obrigado pelo comentário que deixou na minha redação. Aqui está a correção que fiz da sua:

    C1 – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
    140 pontos – você demonstrou um domínio mediano para o bom da língua portuguesa, atente-se ao uso da vírgula (“, disse o filósofo estadunidense , Richard Rorty”; ” Uma vez que , o próprio presidente” ; etc), também evite utilizar expressões de oralidade (“atoa”, que se escreve “à toa”), ocorreram outros erros pontuais de escrita/registro.

    C2- COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
    120 pontos – não tive acesso aos textos de apoio da proposta e baseei minha avalição somente no título da redação, que acredito ser o tema. Casso esse for mesmo “A falta de consciência ambiental em questão no Brasil” notei um leve tangenciamento dele. Apesar de você discutir bem a problemática, ficou apenas subentendido o fator da consciência ambiental, é preciso explicitá-lo para atender completamente ao proposto. Também recomendo que você delimite e trabalhe melhor a sua tese, que ficou muito ampla e próxima de um senso comum. Ao se deparar com o tema, se pergunte: “por que isso é um problema?”, “o que o causa?”, “quais são suas consequências?”, “a quem ele atinge e a quem beneficia?”. Questionamentos assim podem fazer você fortalecer a tese e fugir do senso comum.

    C3- SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
    120 pontos – infelizmente o desenvolvimento incompleto do tema empobreceu o resultado final. A menção em relação as ações do presidente Jair Bolsonaro são extremamente válidas e demonstram que você é atenta/o aos debates atuais, porém não há aprofundamento da relação entre o discurso dele com as queimadas nos locais citados, o que enfraquece a argumentação.

    C4 – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
    160 pontos – essa competência tem íntima ligação com as duas anteriores, pois ela depende do entendimento da proposta e da qualidade dos fatos/dados expostos. Entretanto, você empregou bem os conectivos, faltou mesmo o melhor desenvolvimentos dos argumentos.

    C5- ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
    100 pontos – proposta vaga, abrangente e incompleta. Tente utilizar o seguinte esquema para a construção da proposta de intervenção: sempre dois agentes (você se utiliza de apenas um) que terão que resolver os problemas apresentados pela tese por meio de duas ações . Cite também como tais órgãos/agentes as realizarão .Também é válido citar que você não retomou a tese, um artifício que contribui muito para a coesão tanto do próprio parágrafo quanto de todo o texto.

    NOTA FINAL: 640.

    Vi no seu perfil que você está no primeiro ano do ensino médio ainda. então devo salientar que é um ótimo resultado! Principalmente pelo fato de que provavelmente ainda não estudou toda a estrutura do texto dissertativo. Continue escrevendo que tenho certeza que se sairá muito bem no Enem.

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  3. A redação apresenta pontos e informações sem muito detalhamento (“o ser humano é o mais culpado disso tudo”) . Contém alguns desvios – algumas palavras precisavam das “”. Além disso, há poucos recursos coesivos. Mesmo assim, consegue desenvolver o texto, apesar de previsível.
    C1- 140
    C2- 160
    C3- 140
    C4- 120
    C5- 120

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  4. C1 – Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita: 80 Pontos
    Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

    C2 – Compreensão do tema proposto : 120 Pontos
    Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    C3 – Coerência Textual: 80 Pontos
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados, em defesa de um ponto de vista.

    C4 – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção da argumentação : 120 Pontos
    Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

    C5 – Proposta de Intervenção: 80 Pontos
    Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    Uma dica para que você possa melhorar é assistir algumas vídeo aulas do Professor Henrique, do cursinho Me Salva. Vc tbm pode procurar na Internet o material disponibilizado pela Unesp, que contém na parte de linguagens, um espaço separado pra redação e que pode lhe ajudar. Procure no YouTube canais como Umberto Mannarino, Felipe Araújo, Descomplica, esses canais tbm podem te ajudar a melhorar nessa área tão importante que é a redação.

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  5. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200
    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160/200
    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160/200
    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160/200
    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140/200
    Nota final: 760

    Obs: Atenção à ortografia, pontuação e regras gramaticais básicas. Evite utilizar certos termos que indicam marcas oralidade. Cuide com palavras que denotam um sentido muito pessoal à redação, como “preocupante” entre outras. Em relação à proposta de intervenção, ela está incompleta, tente detalhar melhor e ser mais específica.
    Espero ter ajudado de alguma forma :)

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  6. Oi espero ajudar
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    Observação geral: a forma da redação é escrita na linguagem formal vc escreveu “atoa” isso é informal. Seus parágrafos poderiam ser mais desenvolvidos e sua introdução deviria ter mais conectivos e vc colocou os seres humanos como principal fator, mas não colocou nenhum dado que comprove isso.
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    C1- 140 (pois tem varias palavra que nao estão na linguagem formal.
    C2- 160
    C3- 140 (pois nao organizou as ideias de forma progressiva)
    C4- 120
    C5- 120 (nao esta tão clara)

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  7. Seu texto está com uma estrutura excelente Ruicherlei.Dicas que proponho para você é,na introdução como por exemplo,você fez a contextualização correta,na ultima linha desse parágrafo, é sempre bom colocar a tese x e y(por que ocorre aquele problema?).Ao passar para o desenvolvimento você vai desenvolver o x e y com dados e informações(como fez).No entanto a sua redação está muito bem progressista,você não ficou enrolando nas palavras,foi bem direta ao proposto do assunto.Sua conclusão afável ,pois você expôs novamente a frase da sua iniciativa.Evocando o que o amigo disse encima,tome muito cuidado com as pontuações.Abraços.

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  8. Gostei bastante da estrutura do texto, utilizou dados e citações que ajudaram a enriquecer a redação. Só precisa prestar atenção em alguns erros ortográficos, como a ausência de acentuação em certas palavras e a escrita incorreta, como em “atoa”, onde o certo seria “à toa”. De acordo com as competências:
    C1 = 160
    C2 = 200
    C3 = 200
    C4 = 200
    C5 = 180
    Nota final: 840

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  9. Esta ótimo! as competências estão ótimas, os dados que colocou ajudou bastante sua redação, os pontos de referencia foram incríveis para sua redação.
    realmente ela prende o leitor do começo ao fim.
    escreva mais redações, vai treinando mais, sé uma esta ótimas assim, as que iram vim vão esta sensacionais! parabéns.

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