“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wild pode ser facilmente encaixada à falta de consciência ambiental em questão no Brasil, já que é justamente a falta de incômodo social diante dessa circunstância que a consolida como um regresso para a nação. Não só a falibilidade legislativa como também a falta de debate potencializam a problemática.
Nesse contexto, entende-se primeiramente a falibilidade legislativa como um contratempo para a resolução do problema em questão. A Constituição Federal de 1988 é um documento que possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que o meio ambiente seja atribuído como direito de todos, e sua tutela, um dever de todos. Entretanto, tal previsão limita-se apenas ao texto, já que na prática as leis mostram-se insuficientes e ausentes no cotidiano dos cidadãos brasileiros. Portanto, é inadmissível que tamanha negligência governamental se consolide progressivamente na sociedade brasileira.
Somando-se à isso, a falta de debate da população acerca da problemática pode ser entendida como um impasse parava resolução do problema. Conforme o moralista francês Joseph Joubert “A meta de uma discussão de um debate não deveria ser a vitória, mas o progresso”. No entanto, a atual sociedade brasileira não apresenta progresso acerca da questão ambiental, já que a ausência de debates não aproxima e conscientiza a população do problema e suas consequências. Contudo, é inaceitável que a carência de debates persista no território brasileiro.
Diante disso, cabe ao poder legislativo, poder responsável pela criação e fiscalização das leis brasileiras, realizar a fiscalização através do reforço de agentes governamentais em áreas que apresentam desmatamento crescente para que a lei se faça presente no território brasileiro. Ademais, faz-se necessário que o Ministério da Comunicação juntamente com o Ministério da Educação apresente debates acerca da problemática, através da introdução de rodas de conversa em ambientes escolares e debates em veículos midiáticos para que ocorra a conscientização dos indivíduos.Assim, a insatisfação populacional levará ao progresso da nação, como foi proposto por Oscar Wild.
A falta de consciência ambiental em questão no Brasil
Compartilhar
“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. A afirmação [vírgula] atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wild[e] [vírgula] pode ser facilmente encaixada à falta de consciência ambiental em questão no Brasil, já que é justamente a falta de incômodo social diante dessa circunstância que a consolida como um regresso para a nação. [faltou conectivo, ex: assim] Não só a falibilidade legislativa como também a falta de debate potencializam a problemática.
Nesse contexto, entende-se [retire essa palavra][primeiramente] a falibilidade legislativa como um contratempo para a resolução do problema em questão. [faltou conectivo, ex: nesse sentido] A Constituição Federal de 1988 é um documento que possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que o meio ambiente seja atribuído como direito de todos, e sua tutela, um dever de todos. Entretanto, tal previsão limita-se apenas ao texto, já que [vírgula] na prática [vírgula] as leis mostram-se insuficientes e ausentes no cotidiano dos cidadãos brasileiros. [tudo bem, mas quais são as consequências dessa situação?] Portanto, é inadmissível que tamanha negligência governamental se consolide progressivamente na sociedade brasileira.
Somando-se à isso, a falta de debate da população acerca da problemática pode ser entendida como um impasse parava resolução do problema. [faltou conectivo] Conforme o moralista francês Joseph Joubert “A meta de uma discussão de um debate não deveria ser a vitória, mas o progresso”. No entanto, a atual sociedade brasileira não apresenta progresso acerca da questão ambiental, já que a ausência de debates não aproxima e conscientiza a população do problema e suas consequências. [novamente, você expõe a afirmação + o repertório, mas onde estão as consequências negativas disso?] Contudo, é inaceitável que a carência de debates persista no território brasileiro.
Diante disso, cabe ao 1.[P]poder [L]legislativo, 5.poder responsável pela criação e fiscalização das leis brasileiras, 2.realizar a fiscalização [do quê?] [vírgula] 3.através do reforço de agentes governamentais [vírgula] em áreas que apresentam desmatamento crescente [vírgula] 4.para que a lei se faça presente no território brasileiro. Ademais, faz-se necessário que o Ministério da Comunicação juntamente com o Ministério da Educação apresente debates acerca da problemática, através da introdução de rodas de conversa em ambientes escolares e debates em veículos midiáticos para que ocorra a conscientização dos indivíduos.Assim, a insatisfação populacional levará ao progresso da nação, como foi proposto por Oscar Wild[e].
Solução quase completa, você não diz o que Poder Legislativo deve fiscalizar.
1.Agente; 2. Ação; 3.Meio/Modo; 4. Finalidade; 5. Detalhamento.
C1: Gramática – 120
C2: Se ateve ao Tema – 200
C3: Repertórios Pertinentes e Produtivos – 120, pois não apresentam causas negativas n a argumentação.
C4: Projeto de texto + conectivos: 120 – O projeto parece bom, parece que você pensou antes de escrever, mas faltam muitos conetivos. há varias listas na internet. sugiro que dê uma olhada e veja suas aplicações nas redações nota mil.
C4: 160 – So faltou colocar “direito” a ação (fiscalização), pois você não disse o que seria fiscalizado.
final: 720
gpm070404!
Oi Mari! Vamos lá,observei alguns erros e vou tentar te ajudar/orientar
Introdução: Você deu uma boa incorporação do assunto, fundamentou muito bem os dados que usou.
“Entretanto, tal previsão limita-se apenas ao texto, já que na prática as” * Entre “que” e ‘na” é necessário uma vírgula.
Conclusão: Você poderia ter abordado mais seus argumentos pois tinha uma boa fundamentação.
No demais sua redação está ótima! Acho que alcançaria 800 pontos
LILIANECOIMBRA
Bom dia
“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wild pode ser facilmente encaixada à falta de consciência ambiental em questão no Brasil, já que é justamente a falta de *incômodo social diante dessa circunstância que a consolida como um regresso para a nação*. Não só a* falibilidade legislativa* como também a*falta de debate* potencializam a problemática.
Paragrafo ok
* Todas essas frases que coloquei o asterisco, dão a entender que são teses, então tente evidencia-la melhor para que nao haja essa confusão.
Nesse contexto, entende-se primeiramente a falibilidade[1] legislativa como um contratempo para a resolução do problema em questão***. A Constituição Federal de 1988 é um documento que possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que o meio ambiente seja atribuído como direito de todos, e sua tutela, um dever de todos. Entretanto, tal previsão limita-se apenas ao texto, já que na prática as leis mostram-se insuficientes e ausentes no cotidiano dos cidadãos brasileiros.
[1] tente usar sinonimos para nao ficar repetitivo
Gostei muito da forma em que explicou a Constituição Federal
***Entretanto vc não explicou o que causa a falibilidade legislativa, tente se aprofundar mais no desenvolvimento.
Somando-se à isso, a falta de debate da população acerca da problemática pode ser entendida como um impasse parava resolução do problema***. Conforme o moralista francês Joseph Joubert “A meta de uma discussão de um debate não deveria ser a vitória, mas o progresso”. No entanto, a atual sociedade brasileira não apresenta progresso acerca da questão ambiental, já que a ausência de debates não aproxima e conscientiza a população do problema e suas consequências. Contudo, é inaceitável que a carência de debates persista no território brasileiro.
***Outra vez vc nao se aprofundou na sua tese, se desenvolvendo mais nos complementos.
Diante disso, cabe ao poder legislativo, poder[1] responsável pela criação e fiscalização das leis brasileiras, realizar a fiscalização através do reforço de agentes governamentais em áreas que apresentam desmatamento crescente pbilidade ara que a lei se faça presente no território brasileiro. Ademais, faz-se necessário que o Ministério da Comunicação juntamente com o Ministério da Educação apresente debates acerca da problemática, através da introdução de rodas de conversa em ambientes escolares e debates em veículos midiáticos para que ocorra a conscientização dos indivíduos.Assim, a insatisfação populacional levará ao progresso da nação, como foi proposto por Oscar Wild.
[1] seria interessante trocar essa palavra por um sinonimo
c1: Lingua portuguesa e grafia: 200
c2: compreender e usar repertorio: 160
c3: estrutura: 120
c4: conectivos: 120
c5: intervenção: 160