De acordo com a Constituição Federal de 1988, o Estado deveria garantir o acesso às fontes de cultura nacional, além de apoiar e incentivar a valorização e difusão das manifestações culturais. No entanto, o que é produzido em solo nacional é inacessível para uma grande parcela da população. Com efeito, evidencia-se a necessidade de promover melhorias no que tange a questão do acesso à cultura na sociedade brasileira que tem realçado mazelas no âmbito regional, econômico e intelectual, as quais precisam ser superadas.
Em primeiro plano, deve-se salientar as diferenças das regiões brasileiras no contexto em questão. O geógrafo Milton Santos, por exemplo, destaca o quão são marginalizadas as regiões Norte e Nordeste, bem como as pessoas das áreas rurais que não têm acesso aos museus, cinemas, bibliotecas públicas, e outros, seja por causa da distância ou da inexistência de tais equipamentos que acabam por distanciar cada vez mais os povos e suas culturas. Restringindo o acesso à informação ao que é exibido na televisão.
Vale ressaltar a influência econômica prisma. Segundo a teoria da “Indústria Cultural” de Theodor Adorno, a arte passou a ser instrumento industrial com finalidade lucrativa. Além disso, o acesso à leitura e ao conhecimento ainda se limitam a uma determinada classe econômica, ocasionando sequelas no desenvolvimento intelectual de uma parte da população. Nesse sentido, apenas as pessoas com mais dinheiro possuem acesso aos equipamentos culturais.
É necessário, portanto, que o acesso à cultura seja democrático e aberto a toda a população. Cabe ao Estado em conjunto com o Ministério da Cultura, promover um plano nacional que possibilite a inserção desses equipamentos culturais com baixo custo ao público em áreas interioranas, a realização de periódicos eventos culturais e exibições mediados por professores, intelectuais e artistas que possam passar, de forma explícita, o conhecimento artístico e cultural. Assim, haverá não só a democratização do acesso a tal direito, mas também a valorização das múltiplas expressões culturais, fundamentais para estabelecer a aprofundar o diálogo entre os povos.
AnaLuizaGalvão
Linha 06: ausência de virgula após ”sociedade brasileira”.
Segundo parágrafo: o segundo período ficou muito grande. Deveria haver mais algum ponto e uma análise crítica.
Terceiro parágrafo; necessária uma maior análise crítica.
Último parágrafo: Ótima proposta de intervenção, com ação, agente, meio, finalidade e detalhamento.
NOTA
Competência 1: 160
– Alguns erros gramaticais.
Competência 2: 160
– Senti falta da argumentação mais explícita.
Competência 3: 160
– Problema na organização, pois houveram períodos muito prolixos.
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Total: 880
MayaradaSilva
Ola
Primeiro paragrafo
Linha 06: ausencia de virgula apos ”sociedade brasileira”.
Boa introduçao
Paragrafo 02
Linha 06: Nao deveria ter ponto final, e sim uma virgula, ficando entao ”…distanciar cada vez mais os povos e suas culturas, restringindo o acesso a informaçao ao que e exibido na televisao”
Desenvolvimento muito bom, apesar dos erros e da alternativa de utilizar argumentaçoes mais firmes.
A conclusao ficou bastante boa, gostei da criatividade na resoluçao da problematica apresentada ao longo do texto.
Continue praticando, tente estudar mais sobre a argumentaçao, poderia ter citado o cinema, que ja fez parte de um tema do Enem.
Apesar de tudo, gostei da forma que usou personalidades brasileiras para enriquecer o texto. Ao fundo, esta otimo. Parabens!
RaianaMG
Olá, boa tarde, tudo bem?
1.Eu entendi a intenção de usar o “deveria” no começo da introdução, foi para esclarecer que não acontece, mas como no segundo período você já coloca o “No entanto,” não precisaria do “deveria”, não é um erro mas acredito que o “deve” fica melhor;
2.Gostei muito de ter usado a citação indireta de uma voz de autoridade;
3.Gostei do uso da Constituição Federal;
4.Tente ter mais cuidado com o tamanho dos parágrafos, a introdução ficou um pouco grande e maior do que o desenvolvimento 2;
5.Houve o uso de gerúndio em alguns momentos;
6.Eu senti a falta da explica dessa parte de “influência econômica prisma” (Eu não achei informações sobre ela ao procurar);
7.Sua conclusão ficou muito boa parabéns.
Continue praticando❤