Iniciante

A falta de acessibilidade para os deficientes físicos: como resolver esse problema?

  • 2

A Constituição Federal de 1988 assegura leis, deveres e igualdade para todos os cidadãos brasileiros. Entretanto, pessoas que possuem alguma deficiência física têm ficado longe dos direitos que todos deveriam ter, um deles sendo a acessibilidade urbana. E isso ocorre tanto em virtude da falta de investimento urbano por parte do governo, como também pelo desprezo da população mediante aos problemas do seu semelhante.

Evidentemente, o estado federal investe demasiadamente em outras áreas em relação aos problemas sofridos pelas minorias. Tal descaso é percebido facilmente quando se trata de locomoção urbana para deficientes, as ruas e calçadas são totalmente despreparadas para atender a todos, o problema toma maior proporção quando se fala de pessoas necessitárias de objetos para andar. Decerto, é notável o não comprometimento dos políticos a este caso.

Igualmente, a população não mostra nenhum interesse em tentar mudar esta realidade. Max weber, sociólogo alemão, ao estudar as ações humanas, notou que o indivíduo é o causador de transformações na sociedade. Nesse sentido, cada pessoa deveria fazer sua parte para tentar mudar os empasses enfrentados pelos deficientes físicos. Porém, ao olhar para o meio social é perceptível a quase inexistência de tentativas de mudanças vindo de cada um.

Portanto, é de suma importância que haja mudanças nesse meio. Logo, convém ao governo mudar a forma como vemos o problema da acessibilidade para deficientes, e isso é possível através de leis e maiores investimentos nessa área, assim facilitando a circulação entre as ruas e ambientes públicos. Não só isso, mas também o incentivo governamental juntamente com a população para conscientização dos mais jovens, afim de moldar as gerações futuras em relação a como devem ser tratados os problemas enfrentados por minorias. Dessa forma, é possível respeitar e assegurar o direito de todo cidadão como diz a constituição.

Compartilhar

3 Correções

  1. Ola, tudo bem?
    Eu costumo citar os erros durante a minha leitura da sua redaçao e no final coloco consideraçoes, ok?

    Parágrafo 01

    Linha 02: não acho que esse “ficado” caiu muito bem na sua redação,mas é algo que incomodou à mim,seu corretor ou outros podem não achar nada de mais. Caso você possa concordar comigo,poderia substituir por algo como “Entretando,o governo não tem posto em prática as assegurações da constituição quando se trata de indivíduos com deficiências físicas…”

    Linha 4: não use “E isso” depois do ponto final,além de que você deve procurar palavras que tenham uma boa fluidez
    Substitua por “Tal situação”, “Essa/Tal adversidade”

    Parágrafo 02

    Linha 01: não consegui compreender se o governo investe muito em outras áreas para beneficiar a minoria ou se investe demais em outras situações em COMPARAÇÃO com o que investe com as minorias. Isso pode tirar uma boa pontuação sua,já que apresenta incoerência textual.

    Linha 03: Ponto final após “deficientes”

    Linha 03: Você colocou ruas,então não precisaria complementar falando “calçadas”,já que o termo “rua” engloba tudo que esta nela.

    Linha 04: acho que você poderia complementar um pouco mais para causar um bom impacto,por exemplo ” as ruas são extremamente mal estruturadas e preparadas para o atendimento popular”

    Linha 04: deveria ter algum conectivo antes de “o problema”,em vez da vírgula.

    Parágrafo 03

    Linha 01: em vez de “mostra” substitua por “demonstra”

    Linha 02: Max Weber,sobrenome também com letra maiúscula

    Linha 02: incoerência extrema na seguinte frase “Max Weber,sociólogo alemão,ao estudar…”,inverta as frases e fica tudo bem. ” Ao estudar as ações humanas,Max Weber,sociólogo alemão,notou que…)

    Parágrafo 04:

    Linha 05: incentivo governamental juntamente com o trabalho populacional para a conscientização dos mais jovens. Incoerência novamente,só teria que reformular um pouco a frase pra ficar melhor de se entender.

    Considerações: Sua redação tem problemas a ressaltar para que você treine e melhore sua possível nota
    1°: Muitos pontos de incoerência em toda a redação. Além de ter fluidez na leitura,a pessoa que ler tem que ENTENDER TUDO que você coloca na redação,os sinais,os termos,palavras,e etc. Treine isso, é um dos erros mais graves e tira pontos em muitos vestibulares por aí
    2°: Achei seus argumentos muito rendondantes,poderia ter citado algo mais interessante ao visual,como um filme. Já pensei em um romance clichê mas que se encaixa bem no seu tema. O filme “como eu era antes de você”.
    Poderia pegar o exemplo do personagem e exemplificar.
    Exemplo de introdução:” No filme Como eu era antes de você,o par romântico de Louisa sofre um severo acidente e acaba por se tornar cadeirante. Na trama, é nítido que o personagem contém condições capitais de se proporcionar uma boa locomoção,vida social e tratamentos. Fora da ficção, indivíduos que possuem deficiências físicas e não apresentam renda alta,resistem a inúmeras adversidades,entre elas a locomoção em meio público…”
    Suas argumentações ficaram muito rendondantes a locomoção urbana. Poderia colocar a acessibilidade de tais nas salas de cinema,salas de aula,nos transportes públicos,em ambientes que não possuem elevadores e etc.
    Você pode citar filme,série,livro,anime,reportagem e muito mais pra sua redação melhorar.
    Parabéns! Sua escrita é muito boa,só esses dois pontos que precisam ser melhorados,em minha opinião

    • 1
  2. C1: Acho que você teve poucos erros gramaticais, não perderia grandes pontuações: 180

    C2: Você abordou a proposta por completo, não fugiu do tema: 200

    C3: Seu 1° parágrafo de argumentação está com o tópico frasal incoerente, além do mais, esse parágrafo está embasado no senso comum, o que deixa o texto um pouco fraco.

    • 0
  3. Olá, vou fazer a correção da sua redação de acordo com os padrões do Enem, espero te ajudar!
    C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Você escreve muito bem, não encontrei erros ortográficos, a pontuação parece estar ok também, encontrei apenas uma erro que pode prejudicar sua nota na prova: no parágrafo conclusivo você utilizou a palavra vemos, em uma redação modelo Enem deve utilizar apenas a terceira pessoa.
    Nota: 160
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Você desenvolveu o tema de maneira clara, sem fugir do assunto, mostrou argumentação e respeitou a estrutura necessário para um texto dissertativo-argumentativo.
    Nota: 200
    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Mostrou sua opinião da maneira correta, desenvolveu bem suas ideias de maneira organizada defendendo seu ponto de vista.
    Nota: 200
    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Seu texto tem a estrutura ideal, cada parágrafo possui no mínimo 3 períodos e há uso de mecanismos coesivos de maneira correta.
    Nota: 200
    C5. Respeito aos direitos humanos
    A ideia em si da sua proposta de intervenção é bem interessante, mas te proponho organizar melhor. Nesse parágrafo é essencial deixar claro a ação, os agentes, modo ou meio, detalhamento e efeito. Consegui identificar as ações, os agentes, o modo e o efeito, sugiro detalhar mais, por exemplo, de que maneira os jovens vão ser conscientizados? Que tal criar um projeto (você pode formular um nome)?
    Nota: 160
    Total: 920
    Você possui um domínio excelente nesse tipo de texto, continue praticando, o mil está muito próximo:)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.