Aprendiz

A falta de acessibilidade para os deficientes físicos: como resolver esse problema?

  • 2

Sem distinção de qualquer natureza, a Constituição Federal do Brasil de 1988 estabelece que todos são iguais perante a lei. Com efeito a isso, “no papel” a CF assegura aos cidadãos direitos e deveres iguais. Entretanto, o que se vê na sociedade atual, em relação a mobilidade urbana das pessoas com deficiência, é que os direitos de igualdade, não estão sendo colocados em prática no país. Isso é fruto de um preconceito por parte dos demais indivíduos e a fraca assistência nessa área por parte do Poder Público.

Em primeira instância, é notável o preconceito às pessoas portadoras de deficiências na atualidade. Isso é percebido na dificuldade que elas encontram em se associar com os demais e nos obstáculos na vida profissional. Assim sendo, a cada dia esse desafio cresce, e essa realidade vai se alastrando com o passar do tempo. Em consequência disso, o rótulo de “coitadinho” é imposto sobre essas pessoas, gerando uma rejeição.

Ademais, o Poder Público demonstra carência em buscar algum progresso nesta causa. A falta de estrutura para a mobilidade é a principal legitimação para isso. Assim, é percebido a falta de interesse por parte das autoridades em construir uma sociedade “igualitária e coesa” como disse o sociólogo Émile Durkhein. Por fruto, a rejeição aos deficientes aumenta.

Portanto, o preconceito e a pouca assistência por parte das autoridades são alguns dos fatores de grande impacto na mobilidade urbana das pessoas portadoras de deficiências. Dessa forma, compete ao Estado, junto com o Ministério da Educação (MEC) promover  aulas de sociologia e filosofia tendo em vista, romper com o preconceito, pregando a igualdade dos cidadãos. Ainda, fundar uma empresa responsável pela implantação da acessibilidade para todos os deficientes físicos e mentais, para andar em direção da prática dos direitos e deveres estabelecidos pela Constituição.

 

Compartilhar

6 Correções

  1. Oii, tudo bem?

    INTRODUÇÃO:
    – Não há problema em citar a Constituição Federal, mas muitos corretores consideram esse um repertório “coringa” e “clichê”. Não é errado, mas com certeza vão ler sua redação com menos interesse, e o ideal é agradar o corretor. Nesse tema, eu usaria algum repertório sociocultural, como os filmes ‘Forrest Gump’, ‘O Jardim Secreto’ ou ‘Heidi’.
    – Argumentos bem definidos.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    – Para quem “é notável o preconceito às pessoas portadoras de deficiências na atualidade”? Você tem que procurar repertórios os quais reforcem que o rótulo de “coitado” nos portadores de deficiência realmente existe. Ainda que seja de conhecimento geral a realidade de tal problema, considere que seu corretor não sabe NADA sobre o tema. Use estatísticas e dados de filósofos, ou até mesmo repertório sociocultural. Nesse contexto, cabia citar, por exemplo, ‘O Jardim Secreto’, no qual Colin Craven é um menino com deficiência física, que passa seus dias confinado à um quarto escuro, sendo impedido de sair por ser considerado “frágil”.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    – A “falta de estrutura para a mobilidade” também não foi comprovada. Aconselho nunca criticar o Estado se não tiver um dado estatístico consistente contra o mesmo. Nesse caso, poderia ter falado da situação das calçadas e do déficit no número de rampas, sempre citando números reais para tornar seu argumento irrefutável.

    CONCLUSÃO:
    – Só consegui contar 3 elementos. Faltou meio (colocar associação entre agentes não conta como meio) e detalhamento (colocar outra proposta não conta como detalhamento). O corretor vai considerar a proposta mais completa, no caso, a que tem 3 elementos.

    Estimo que sua nota fique entre 760 e 780. Já é uma nota boa, mas sugiro que leia mais redações nota 1000 e pare de fazer modelos “coringas”, porque na maioria das vezes fica muito claro pro corretor que é um modelo pronto. Parabéns!!!
    Ah, o professor Henrique Araújo dá ótimas aulas no YouTube, vale a pena assistir também.

    • 1
  2. Competência I: 180
    Não notei muitos erros gramaticais que possam fazer você perder grande pontuação
    Competência II: 200
    Achei que você abordou a proposta por completo
    Competência III: 160
    O 2° parágrafo esta bem estruturado, porém, está embasado no senso comum, o que deixa o texto um pouco fraco.
    O 3° parágrafo está ok.
    Competência IV: 200
    Achei que você usou conectivos corretamente, proporcionando ligação entre os parágrafos, tornando o texto coeso e coerente.
    Competência V: 180
    Achei que faltou o detalhamento de um dos agentes.
    Total: 920

    • 1
  3. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
    Em todo momento você utilizou a norma culta e formal em seu texto, mostrou que sabe o que está fazendo. (180)

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Você mostrou ter conhecimento sobre o assunto, falou diversos motivos e consequências do óbice, embasou-se em fatos reais e concretos. (160)

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Em todo o momento você defendeu seu ponto de vista, deixou bem claro o que estava defendendo e argumentou completamente bem. (180)

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Você utilizou-se de diversos mecanismos e expressões, porém acho que faltou utilizar um pouco mais os conectivos. (140)

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Sua conclusão está perfeita, tem todos os detalhes e bem completa, a sua proposta é plausível e não é nada impossível. (200)
    NOTA FINAL = 860

    DEUS ABENÇOE SEUS ESTUDOS!! CONTINUE PRATICANDO PARA EVOLUIR CADA VEZ MAIS, CONFIE EM DEUS E TUDO DARA CERTO, FICA COM DEUS!!

    • 1
  4. Olá, sua redação está muito boa.

    De modo geral, gostaria de esclarecer algumas observações. Não utilize termos no gerúndio, como “pregando”, “alastrando” e “gerando”, pois são termos coloquiais e não é bom para a redação com objetivo de linguagem culta. Continue usando bastantes conectivos, pois isso enriquece bastante seu texto e em relação à proposta de intervenção, consegui identificar todos os grupos (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade).
    Apesar do “coitadinho” realmente ser uma palavra usada para pessoas desse tipo, evite o uso, pois acaba diminuindo ainda mais “o culto” do seu texto, coloque como a Graziele exemplificou!

    Nota final: 900

    • 1
  5. HELLO ^_^

    PARABÉNS PELA REDAÇÃO.

    *Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
    * Consegui identificar a sua tese.
    * Usou correto os conectivos.
    * Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
    *Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.

    Relação dos parágrafos.
    – INTRODUÇÃO: correto é conter de 5 á 6 linhas.
    – DESENVOLVIMENTOS: 7 A 8 LINHAS ( CADA) .
    -CONCLUSÃO: 7 LINHAS. ( DEPENDENDO DO TAMANHO DE SUA LETRA ) .

    * CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
    # Competência I :180
    # Competência II :200
    # Competência III: 160 —- USE MAIS ARGUMENTOS QUE DEFENDAM A SUA TESE, DE MANEIRA MAIS OBJETIVA.
    #Competência IV: 180
    # Competência V: 200

    >>> Procure também, não usar a linguagem do tipo coloquial, isso pode te atrapalhar um pouco. Como por exemplo: A PALAVRA ”COITADINHOS”, substitua por outro sinonimo — SURGE COMO CONSEQUÊNCIA, EM CONSEQUÊNCIA DISSO…. OK ?

    NO MAIS, ESTÁ ÓTIMA A SUA REDAÇÃO!

    CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO :^)

    • 1
  6. Sou estudante também, mas vou corrigir conforme meus conhecimentos, ok!?
    Usa bastante repertório, embora no primeiro desenvolvimento tenha faltado algo para comprovar seus argumentos. Aliás, sua argumentação é boa, mas não leve a linguagem coloquial para a redação, substitua “coitadinhos” por: “Em consequência disso, a inferioridade é imposta sobre essas pessoas, gerando uma rejeição.”
    Muito boa a proposta de intervenção, apenas utilize melhor os conectivos nela para que os cinco elementos fiquem mais fáceis de ser identificados.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.