Sem distinção de qualquer natureza, a Constituição Federal do Brasil de 1988 estabelece que todos são iguais perante a lei. Com efeito a isso, “no papel” a CF assegura aos cidadãos direitos e deveres iguais. Entretanto, o que se vê na sociedade atual, em relação a mobilidade urbana das pessoas com deficiência, é que os direitos de igualdade, não estão sendo colocados em prática no país. Isso é fruto de um preconceito por parte dos demais indivíduos e a fraca assistência nessa área por parte do Poder Público.
Em primeira instância, é notável o preconceito às pessoas portadoras de deficiências na atualidade. Isso é percebido na dificuldade que elas encontram em se associar com os demais e nos obstáculos na vida profissional. Assim sendo, a cada dia esse desafio cresce, e essa realidade vai se alastrando com o passar do tempo. Em consequência disso, o rótulo de “coitadinho” é imposto sobre essas pessoas, gerando uma rejeição.
Ademais, o Poder Público demonstra carência em buscar algum progresso nesta causa. A falta de estrutura para a mobilidade é a principal legitimação para isso. Assim, é percebido a falta de interesse por parte das autoridades em construir uma sociedade “igualitária e coesa” como disse o sociólogo Émile Durkhein. Por fruto, a rejeição aos deficientes aumenta.
Portanto, o preconceito e a pouca assistência por parte das autoridades são alguns dos fatores de grande impacto na mobilidade urbana das pessoas portadoras de deficiências. Dessa forma, compete ao Estado, junto com o Ministério da Educação (MEC) promover aulas de sociologia e filosofia tendo em vista, romper com o preconceito, pregando a igualdade dos cidadãos. Ainda, fundar uma empresa responsável pela implantação da acessibilidade para todos os deficientes físicos e mentais, para andar em direção da prática dos direitos e deveres estabelecidos pela Constituição.
Yane
Oii, tudo bem?
INTRODUÇÃO:
– Não há problema em citar a Constituição Federal, mas muitos corretores consideram esse um repertório “coringa” e “clichê”. Não é errado, mas com certeza vão ler sua redação com menos interesse, e o ideal é agradar o corretor. Nesse tema, eu usaria algum repertório sociocultural, como os filmes ‘Forrest Gump’, ‘O Jardim Secreto’ ou ‘Heidi’.
– Argumentos bem definidos.
DESENVOLVIMENTO 1:
– Para quem “é notável o preconceito às pessoas portadoras de deficiências na atualidade”? Você tem que procurar repertórios os quais reforcem que o rótulo de “coitado” nos portadores de deficiência realmente existe. Ainda que seja de conhecimento geral a realidade de tal problema, considere que seu corretor não sabe NADA sobre o tema. Use estatísticas e dados de filósofos, ou até mesmo repertório sociocultural. Nesse contexto, cabia citar, por exemplo, ‘O Jardim Secreto’, no qual Colin Craven é um menino com deficiência física, que passa seus dias confinado à um quarto escuro, sendo impedido de sair por ser considerado “frágil”.
DESENVOLVIMENTO 2:
– A “falta de estrutura para a mobilidade” também não foi comprovada. Aconselho nunca criticar o Estado se não tiver um dado estatístico consistente contra o mesmo. Nesse caso, poderia ter falado da situação das calçadas e do déficit no número de rampas, sempre citando números reais para tornar seu argumento irrefutável.
CONCLUSÃO:
– Só consegui contar 3 elementos. Faltou meio (colocar associação entre agentes não conta como meio) e detalhamento (colocar outra proposta não conta como detalhamento). O corretor vai considerar a proposta mais completa, no caso, a que tem 3 elementos.
Estimo que sua nota fique entre 760 e 780. Já é uma nota boa, mas sugiro que leia mais redações nota 1000 e pare de fazer modelos “coringas”, porque na maioria das vezes fica muito claro pro corretor que é um modelo pronto. Parabéns!!!
Ah, o professor Henrique Araújo dá ótimas aulas no YouTube, vale a pena assistir também.
brend@
Competência I: 180
Não notei muitos erros gramaticais que possam fazer você perder grande pontuação
Competência II: 200
Achei que você abordou a proposta por completo
Competência III: 160
O 2° parágrafo esta bem estruturado, porém, está embasado no senso comum, o que deixa o texto um pouco fraco.
O 3° parágrafo está ok.
Competência IV: 200
Achei que você usou conectivos corretamente, proporcionando ligação entre os parágrafos, tornando o texto coeso e coerente.
Competência V: 180
Achei que faltou o detalhamento de um dos agentes.
Total: 920
mateus2021
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Em todo momento você utilizou a norma culta e formal em seu texto, mostrou que sabe o que está fazendo. (180)
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Você mostrou ter conhecimento sobre o assunto, falou diversos motivos e consequências do óbice, embasou-se em fatos reais e concretos. (160)
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Em todo o momento você defendeu seu ponto de vista, deixou bem claro o que estava defendendo e argumentou completamente bem. (180)
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você utilizou-se de diversos mecanismos e expressões, porém acho que faltou utilizar um pouco mais os conectivos. (140)
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Sua conclusão está perfeita, tem todos os detalhes e bem completa, a sua proposta é plausível e não é nada impossível. (200)
NOTA FINAL = 860
DEUS ABENÇOE SEUS ESTUDOS!! CONTINUE PRATICANDO PARA EVOLUIR CADA VEZ MAIS, CONFIE EM DEUS E TUDO DARA CERTO, FICA COM DEUS!!
Rodrigo Olimpio
Olá, sua redação está muito boa.
De modo geral, gostaria de esclarecer algumas observações. Não utilize termos no gerúndio, como “pregando”, “alastrando” e “gerando”, pois são termos coloquiais e não é bom para a redação com objetivo de linguagem culta. Continue usando bastantes conectivos, pois isso enriquece bastante seu texto e em relação à proposta de intervenção, consegui identificar todos os grupos (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade).
Apesar do “coitadinho” realmente ser uma palavra usada para pessoas desse tipo, evite o uso, pois acaba diminuindo ainda mais “o culto” do seu texto, coloque como a Graziele exemplificou!
Nota final: 900
ANGELMUSIC
HELLO ^_^
PARABÉNS PELA REDAÇÃO.
*Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
* Consegui identificar a sua tese.
* Usou correto os conectivos.
* Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
*Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.
Relação dos parágrafos.
– INTRODUÇÃO: correto é conter de 5 á 6 linhas.
– DESENVOLVIMENTOS: 7 A 8 LINHAS ( CADA) .
-CONCLUSÃO: 7 LINHAS. ( DEPENDENDO DO TAMANHO DE SUA LETRA ) .
* CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
# Competência I :180
# Competência II :200
# Competência III: 160 —- USE MAIS ARGUMENTOS QUE DEFENDAM A SUA TESE, DE MANEIRA MAIS OBJETIVA.
#Competência IV: 180
# Competência V: 200
>>> Procure também, não usar a linguagem do tipo coloquial, isso pode te atrapalhar um pouco. Como por exemplo: A PALAVRA ”COITADINHOS”, substitua por outro sinonimo — SURGE COMO CONSEQUÊNCIA, EM CONSEQUÊNCIA DISSO…. OK ?
NO MAIS, ESTÁ ÓTIMA A SUA REDAÇÃO!
CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO :^)
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Sou estudante também, mas vou corrigir conforme meus conhecimentos, ok!?
Usa bastante repertório, embora no primeiro desenvolvimento tenha faltado algo para comprovar seus argumentos. Aliás, sua argumentação é boa, mas não leve a linguagem coloquial para a redação, substitua “coitadinhos” por: “Em consequência disso, a inferioridade é imposta sobre essas pessoas, gerando uma rejeição.”
Muito boa a proposta de intervenção, apenas utilize melhor os conectivos nela para que os cinco elementos fiquem mais fáceis de ser identificados.